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dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorSOARES, JEANE ALVES-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4637490606350122pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-15T16:42:17Z-
dc.date.available2022-07-19-
dc.date.available2022-09-15T16:42:17Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/490-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the BNCC and identify whether in religious education there are promoting aspects of the development of socio-emotional skills in elementary school students. Regarding the problem question, asks as the Curriculum Component Religious Teaching can, based on the BNCC, contribute to the development of socio-emotional skills in elementary school students. In its specific objectives it was intended to describe religious teaching in the light of the BNCC; Identify the objectives and competences proposed in the BNCC for religious education; as well as presenting the theoretical-conceptual category defined as socio-emotional skills, analyzing its practical viability in a public school. As a hypothesis, it is argued that, in the case of socio-emotional skills, one of the main challenges of religious teaching teachers is to develop social conscience and responsible decision-making, as they are Skills more closely related to the construction of a democratic and just society, without prejudice, with greater tolerance and religious diversity. In addition to a whole academic and professional life focused on education, the work is also justified by the opportunity to be able to test, in a practical context, what is the real effectiveness of socio-emotional skills, presented to students in religious teaching classes, Elementary School. Regarding the methodology adopted, this work combines research of bibliographic and documentary nature with practical research, developed at the State Center for Elementary and High School Braulio Franco (CEFMTI), with teachers and parents of students enrolled In the 9th grade of elementary school, when semi-structured questionnaires applied, based on the Lickert method, which consists of a line of values — which goes from poor to excellent — composing the positive view, negative vision and the neutral view of each question. Among the main results, the research reveals that between the skills and socio -emotional skills, the responsible decision making constitute the most difficult question to develop, which is confirmed in the face of the only researched item that received considerable negative assessment, both teachers and responding parents.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por principal objetivo analisar a BNCC e identificar se no Ensino Religioso há aspectos promotores do desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos/as do Ensino Fundamental. Quanto à questão-problema, indaga como o componente curricular Ensino Religioso pode, com fundamento na BNCC, contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos/as do Ensino Fundamental. Em seus objetivos específicos pretendeu-se descrever o Ensino Religioso à luz da BNCC; identificar os objetivos e competências propostos na BNCC para o Ensino Religioso; bem como apresentar a categoria teórico-conceitual definida como competências socioemocionais, analisando sua viabilidade prática em uma escola pública. Como hipótese, defende-se que, em se tratando das competências socioemocionais, um dos principais desafios dos/as professores/as de Ensino Religioso é fazer desenvolver nos/as alunos/as a consciência social e as tomadas de decisões responsáveis, por serem as competências mais estreitamente relacionadas à construção de uma sociedade democrática e justa, sem preconceito, com maior tolerância e diversidade religiosa. Além de toda uma vida acadêmica e profissional voltada à educação, o trabalho também se justificativa pela oportunidade de se poder testar, em contexto prático, qual a real eficácia das competências socioemocionais, apresentadas aos/às alunos/as nas aulas de Ensino Religioso, no Ensino Fundamental. Em relação à metodologia adotada, este trabalho combina pesquisa de cunho bibliográfico e documental com pesquisa de caráter prático, desenvolvida no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bráulio Franco (CEEFMTI), junto a professores/as e pais/mães de alunos/as matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, quando se aplicou questionários semiestruturados, baseados no método do Lickert, que consiste em uma linha de valores — que vai do péssimo ao excelente —, compondo a visão positiva, a visão negativa e a visão neutra de cada questão. Entre os principais resultados, a pesquisa revela que entre, as competências e habilidades socioemocionais, as tomadas responsáveis de decisões se constituem o quesito mais difícil de ser desenvolvido, o que se confirma em face de ser o único item pesquisado que recebeu considerável avaliação de negativa, tanto dos professores/as quanto dos pais/mães respondentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-09-15T16:42:17Z No. of bitstreams: 1 TCC - Jeane Alves Soares.pdf: 24587910 bytes, checksum: 97896e66d75dc65d5ecf1a2b573c5c8b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_BR
dc.subjectDiversidade religiosapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO Ensino Religioso no desenvolvimento socioemocional de alunos/as adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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