Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/490
Tipo: Dissertação
Título: O Ensino Religioso no desenvolvimento socioemocional de alunos/as adolescentes
Autor(es): SOARES, JEANE ALVES
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: Este estudo tem por principal objetivo analisar a BNCC e identificar se no Ensino Religioso há aspectos promotores do desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos/as do Ensino Fundamental. Quanto à questão-problema, indaga como o componente curricular Ensino Religioso pode, com fundamento na BNCC, contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos/as do Ensino Fundamental. Em seus objetivos específicos pretendeu-se descrever o Ensino Religioso à luz da BNCC; identificar os objetivos e competências propostos na BNCC para o Ensino Religioso; bem como apresentar a categoria teórico-conceitual definida como competências socioemocionais, analisando sua viabilidade prática em uma escola pública. Como hipótese, defende-se que, em se tratando das competências socioemocionais, um dos principais desafios dos/as professores/as de Ensino Religioso é fazer desenvolver nos/as alunos/as a consciência social e as tomadas de decisões responsáveis, por serem as competências mais estreitamente relacionadas à construção de uma sociedade democrática e justa, sem preconceito, com maior tolerância e diversidade religiosa. Além de toda uma vida acadêmica e profissional voltada à educação, o trabalho também se justificativa pela oportunidade de se poder testar, em contexto prático, qual a real eficácia das competências socioemocionais, apresentadas aos/às alunos/as nas aulas de Ensino Religioso, no Ensino Fundamental. Em relação à metodologia adotada, este trabalho combina pesquisa de cunho bibliográfico e documental com pesquisa de caráter prático, desenvolvida no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bráulio Franco (CEEFMTI), junto a professores/as e pais/mães de alunos/as matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, quando se aplicou questionários semiestruturados, baseados no método do Lickert, que consiste em uma linha de valores — que vai do péssimo ao excelente —, compondo a visão positiva, a visão negativa e a visão neutra de cada questão. Entre os principais resultados, a pesquisa revela que entre, as competências e habilidades socioemocionais, as tomadas responsáveis de decisões se constituem o quesito mais difícil de ser desenvolvido, o que se confirma em face de ser o único item pesquisado que recebeu considerável avaliação de negativa, tanto dos professores/as quanto dos pais/mães respondentes.
Resumo Alternativo: This study aims to analyze the BNCC and identify whether in religious education there are promoting aspects of the development of socio-emotional skills in elementary school students. Regarding the problem question, asks as the Curriculum Component Religious Teaching can, based on the BNCC, contribute to the development of socio-emotional skills in elementary school students. In its specific objectives it was intended to describe religious teaching in the light of the BNCC; Identify the objectives and competences proposed in the BNCC for religious education; as well as presenting the theoretical-conceptual category defined as socio-emotional skills, analyzing its practical viability in a public school. As a hypothesis, it is argued that, in the case of socio-emotional skills, one of the main challenges of religious teaching teachers is to develop social conscience and responsible decision-making, as they are Skills more closely related to the construction of a democratic and just society, without prejudice, with greater tolerance and religious diversity. In addition to a whole academic and professional life focused on education, the work is also justified by the opportunity to be able to test, in a practical context, what is the real effectiveness of socio-emotional skills, presented to students in religious teaching classes, Elementary School. Regarding the methodology adopted, this work combines research of bibliographic and documentary nature with practical research, developed at the State Center for Elementary and High School Braulio Franco (CEFMTI), with teachers and parents of students enrolled In the 9th grade of elementary school, when semi-structured questionnaires applied, based on the Lickert method, which consists of a line of values — which goes from poor to excellent — composing the positive view, negative vision and the neutral view of each question. Among the main results, the research reveals that between the skills and socio -emotional skills, the responsible decision making constitute the most difficult question to develop, which is confirmed in the face of the only researched item that received considerable negative assessment, both teachers and responding parents.
Palavras-chave: Desenvolvimento socioemocional
Diversidade religiosa
Ensino Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/490
Data do documento: 19-Jul-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jeane Alves Soares.pdfTCC - Jeane Alves Soares24,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.