Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Ailto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2008053335945931pt_BR
dc.creatorELIAS, SYLVIA CARLA MACHADO BASTOS-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3726061559462512pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-15T13:55:20Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-09-15T13:55:20Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/489-
dc.description.abstractThe objective of this study is to identify the main aspects that make the Science of Religions the ideal theoretical basis for the development of Religious Education, aiming at the promotion of citizenship and religious diversity, respecting the principles of freedom of belief and secularism. As for the specific objectives, we seek to develop a theoretical survey on the main concepts about the Sciences of Religions. Then, list links between Religious Education and legal instruments that support public education. Finally, research the daily life of a municipal public school in Espírito Santo, to find out if Religious Education follows the postulates of the Sciences of Religions, to resist the conservative onslaughts that threaten secularism and religious diversity. The problem question asks: what are the main elements of the Sciences of Religions, which can be used by teachers of Religious Education, to motivate students to accept the secularity of the State and religious diversity? The hypothesis that guides this work argues that the Sciences of Religions are the adequate framework of knowledge to ensure that Religious Education is free from proselytism, with progressive theoretical background and aligned with the most recent legal instruments, such as the LDBEN and the BNCC. Based on study techniques that combine bibliographic research with documental research and, still, field research, of a qualitative nature, developed in a State School, located in the municipality of Muniz Freire (ES), this dissertation concludes that the theoretical basis of the Sciences of Religions allows to Religious Education to offer proposals for the culture of peaceful coexistence between religious doctrines, mediating conflicts and acting against discrimination, providing bases for a secular Religious Study, placing such Curricular Component in line with national and state guidelines inherent to training citizen, as well as helping to build collective awareness of the responsibilities of a citizen in a democratic state of law.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo identificar os principais aspectos que fazem das Ciências das Religiões o embasamento teórico ideal para o desenvolvimento do Ensino Religioso, visando a promoção da cidadania e da diversidade religiosa, respeitando os princípios da liberdade de crença e da laicidade. Quanto aos objetivos específicos busca-se desenvolver levantamento teórico sobre os principais conceitos acerca das Ciências das Religiões. Depois, elencar vínculos entre o Ensino Religioso e instrumentos jurídicos que embasam a educação pública. Por último, pesquisar o cotidiano de escola pública municipal do Espírito Santo, para saber se o Ensino Religioso segue os postulados das Ciências das Religiões, para resistir às investidas conservadoras que ameaçam a laicidade e a diversidade religiosa. A questão-problema indaga: quais os principais elementos das Ciências das Religiões, que podem ser utilizados por professores/as de Ensino Religioso, para motivar os/as alunos/as a aceitarem a laicidade do Estado e a diversidade religiosa? A hipótese que norteia este trabalho defende que as Ciências das Religiões são o arcabouço de conhecimentos adequado para garantir que o Ensino Religioso seja isento de proselitismo, com lastro teórico progressista e alinhado aos instrumentos jurídicos mais recentes, tais como a LDBEN e a BNCC. Baseada em técnicas de estudo que combinam pesquisa bibliográfica com pesquisa documental e, ainda, pesquisa de campo, de caráter qualitativo, desenvolvida em Escola Estadual, situada no município de Muniz Freire (ES), esta dissertação conclui que embasamento teórico das Ciências das Religiões permite ao Ensino Religioso oferecer propostas à cultura de convivência pacífica entre as doutrinas religiosas, mediando conflitos e atuando contra a discriminação, fornecendo bases a um Estudo Religioso laico, colocando tal Componente Curricular em consonância com as diretrizes nacionais e estaduais inerentes à formação cidadã, bem como ajudando a construir a consciência coletiva para as responsabilidades de um/a cidadão/ã num Estado democrático de Direito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-09-15T13:55:20Z No. of bitstreams: 1 TCC - Sylvia Carla Machado Bastos Elias.pdf: 19485550 bytes, checksum: f217fefbb8c7ea8355d4f51606a85ba7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-15T13:55:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Sylvia Carla Machado Bastos Elias.pdf: 19485550 bytes, checksum: f217fefbb8c7ea8355d4f51606a85ba7 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAÇÃO EDUCATIVA. Contribuição pública da Ação Educativa ao processo de consulta nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). São Paulo: Ação Educativa, 2015. Disponível em: http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2016/03/posicionamento _AE_BNCC.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021. AMARAL, Daniela Patti do; OLIVEIRA, Renato José do; SOUZA, Evelin Christiane Fonseca de. Argumentos para a formação do professor de Ensino Religioso no projeto pedagógico do curso de Ciências das Religiões da UFPB: que docente se pretende formar? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 270-292, 2017. ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre currículo: educandos e educadores – seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, 2008. BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Ciências da Religião e Ensino Religioso: o desafio histórico da formação docente de uma área de conhecimento. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 107-125, 2015. BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; SIQUEIRA, Giseli do Prado. O Ensino Religioso a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG. Revista Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 13, n. 1, p. 497-452, 2021. BARBOSA, Flávio Henrique Barbosa; PORCÍNIO, Renilda Aparecida Lemes; PARREIRA, Tatiana Maria Vital. A ética e o Ensino Religioso – reflexões sobre o trabalho do professor. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2009. BORGES, Alexandre Walmott; ALVES, Rubens Valtecides. O Estado laico e a liberdade religiosa na experiência constitucional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, v. 8, n. 107, p. 227-265, 2013. BORGES, Cristina; BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Entender o passado e falar do BORGES, Cristina; BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Entender o passado e falar do presente: aportes a um Ensino Religioso descolonizador e pós-colonial. Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 21-38, 2020. BORIN, Luiz Cláudio. História do Ensino Religioso no Brasil. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, 2018. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-dabncc. Acesso em: 15 nov. 2021. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/96, de 23 de dezembro 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 nov. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 nov. 2021. BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021. BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 22 de dezembro de 2017. Brasília: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021. BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. As ciências das religiões: uma alternativa para o ensino religioso. In: Ensino Religioso na escola: o papel das Ciências das Religiões. Goiânia: PUC-GO, 2010. BRITTO, Vilmar Lugão; TESSAROLE, Cristina de Lacerda; SILVA, Jhauber Luiz Moreira da. Cenários históricos e o legado da Ciência da Religião e do Ensino Religioso. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 9, p. 86318-86332, 2021. BROTTO, Júlio César de Paula; STEPHANINI, Valdir. Ensino Religioso: por uma prática que promova conscientização. Revista Horizontes, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 106-121, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/21832/17229. Acesso em: 20 nov. 2021. CAMURÇA, Marcelo. Entre as ciências humanas e teologia: gênese e contexto do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião de Juiz de Fora em cotejo com seu congêneres no Brasil. In: GUERRIERO, Silas. O estudo das religiões: desafios contemporâneos. São Paulo: Paulinas, 2003. CARDOSO, Marcos Antônio. Breve trajetória histórica do Ensino Religioso no Brasil. UNITAS – Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, Vitória, v. 5, n. 2, p. 190-201, 2017. CARNEIRO, Sandra. Liberdade religiosa, proselitismo ou ecumenismo: controvérsias acerca da (re)implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas. Rio de Janeiro: ANPOCS, 2004. CASTRO, Raimundo Márcio Mota de. Tocar em frente as ensinhanças da dúvida: a busca da identidade do Ensino Religioso. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009. CAVALLIN, Paul Clemens. Ciência da religião aplicada: quatro tipos ideais. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 171-188, 2021. CECCHETTI, Élcio; CORDEIRO, Neuzair Peiter. Educação para a fraternidade: contribuições do Ensino Religioso não confessional. Revista Encontros Teológicos, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 563-578, 2021. CUNHA, Clera Barbosa; BARBOSA, Cláudia. O Ensino Religioso na escola pública e suas implicações em desenvolver o senso de respeito e tolerância dos alunos em relação aos outros e a si próprios. Revista Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 8, n. 1, p. 164-181, 2011. CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do Ensino Religioso na Base Nacional Curricular Comum. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 266-284, 2016. CUNHA, Luiz Antônio. O sistema nacional de educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 925-941, 2013. CUNHA, Luiz Antônio. Sintonia oscilante: religião, moral e civismo no Brasil: 1931/1997. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 131, p. 285-302, 2007. CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magaly; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018. FAÇANHA, Marta Braga; STEPHANINI, Valdir. Aspectos do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: os fundamentos para educação de qualidade. Revista Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 13, n. 1, p. 477-496, 2021. FARIA, Paulo Antônio Couto. Ciências da religião e teologia: evolução de uma relação. Revista Horizontes, Belo Horizonte, v. 16, n. 51, p. 1324-1350, 2018. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n51p1324/14272. Acesso em: 20 nov. 2021. FERREIRA, Elizete Brandão. Arte: interdisciplinaridade para o desenvolvimento da consciência crítica. Brasília: UnB, 2013. FERREIRA, Janieli Lopes; CASTRO, Selma Barros Daltro de; AMORIM, Ivonete Barreto de. Educar para a cidadania nos dispositivos legais para a Educação Básica. Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais, Luziânia, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2021. FERREIRA, Renan da Costa; BRANDENBURG, Laude Erandi. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 508-522, 2019. FERREIRA, Walace; MARTINS, Stella de Sousa; LIMA, Juliana Dias; VICENTE, Letícia Guimarães. O enfrentamento da tolerância religiosa da Sociologia escolar: uma análise das redações nota mil do ENEM 2016. Belém: ENESB, 2021. FISCHMANN, Roseli. Estado laico, educação, tolerância e cidadania ou simplesmente não crer. São Paulo: Factash, 2012. FREITAS, Eliane Maura Littig Milhomem de. Bem-me-quer, malmequer: um estudo sobre a presença do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular. 2018. São Paulo: PUC-SP. 2018. GOMES, Cláudia Lourenço; CAMPOS, Marília Andrade Torales. Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso. Revista Educação em Questão, Natal, v. 59, n. 61, p. 1-23, 2021. GOMES, Edilene Batista. Base Nacional Comum Curricular e Ensino Religioso. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2021. GONÇALVES, Wesley da Silva. O Ensino Religioso nas escolas públicas: debate sobre a inclusão das minorias e a representatividade de suas identidades. Revista Educação Pública, v. 19, n. 28, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/28/o-ensino-religioso-nas-escolas-publicas-debate-sobre-a-inclusao-das-minorias-e-a-representatividade-de-suas-identidades. Acesso em: 07 mar. 2022. GROSS, Eduardo. Conhecimento sobre religião, Ciência da Religião e Ensino Religioso. Numen – Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. 17, n. 1, p. 119-138, 2014. HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. São Paulo: Loyola, 2010. HORÁCIO, Heiberle Hirsgberg. O Ensino Religioso não confessional na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Revista Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1-3, 2021. HUFF JÚNIOR, Arnaldo Érico; PORTELLA, Rodrigo. Ciência da religião: uma proposta a caminho para consensos mínimos. Numen – Revista de Estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 433-456, 2012. JÖRG, Dierken. Teologia, Ciência da Religião e filosofia da religião. Revista Veritas, Porto Alegre, v. 54, n. 1, p. 113-136, 2009. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 23-24, 2015. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino Religioso: aspecto legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; TEÓFILO, Debora Nascimento. Secularização e sua relação com o Ensino Religioso. Revista Teocomunicação, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 82-97, 2012. JUNQUEIRA, Sérgio Rogerio; ITOZ, Sonia. Escola católica: Ensino Religioso na BNCC. Revista de Educação da ANEC, Brasília, v. 45, n. 158, p. 12-27, 2019. KADLUBITSKI, Lídia; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Cultura e diversidade religiosa: diálogo necessário em busca da fraternidade universal. Revista Interações – Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 123-139, 2010. LANZA, Fábio; SILVA, Matheus Henrick Pallisser; BUSTOS, Vinícius dos Santos Moreno. Estudo sobre a relação entre o discurso dos docentes da disciplina de Ensino Religioso e a laicidade em Londrina (PR) e região (2018-2019). PLURA – Revista de Estudos de Religião, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 125-146, 2020. LENZA. Pedro. Direito constitucional esquematizado. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. LEVY, Virgínia Lima dos Santos; SILVA, Emilly Oliveira Lopes. Laicidade, ciência e religião: conflitos e seus efeitos no cuidado em saúde mental. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress – Anais Eletrônicos, Florianópolis, 2017. MAGNAVITA, Pasqualino Romano. Ciência e religião: por uma micropolítica de subjetivação. Caderno CRH – Revista de Ciências Sociais do Centro de Estudos em Pesquisa em Humanidades da Universidade Federal da Bahia, Salvador, v. 26, n. 69, p. 493-510, 2013. MARCONI, Marian de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARTINS, Leonilda Maria Cardoso. Estado laico e Ensino Religioso nas escolas públicas: entre os discursos da lei e as práticas de ensino. Uberlândia: UFB, 2014. MARTINS, Nathália Ferreira de Sousa. A diversidade religiosa e a laicidade no Brasil: questões sobre o Ensino Religioso escolar. Sacrilegens – Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 110-124, 2017. MEDINA, Antonia da Silva. Supervisor escolar: parceiro político-pedagógico do professor. In: RANGEL, Mary e SILVA JR., Celestino Alves. Nove olhares sobre a supervisão. São Paulo: Papirus, 1997. MORAES JUNIOR, Manoel Ribeiro de. A dimensão teórica das Ciências da Religião: uma discussão preliminar. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 80-106, 2015. MUNIZ FREIRE (ES). População. Disponível em: https://populacao.net.br/populacao-muniz-freire_es.html. Acesso em: 10 dez. 2021. NASCIMENTO, Bruno Rafael Machado. O Ensino Religioso e seus modelos epistemológicos. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 3, n. 6, p. 1-17, 2016. OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; SANTOS, Vanessa Nicolau Freitas dos. LDBEN, Ensino Religioso e temas transversais em escolas públicas de Pernambuco. Curitiba: PUC-PR, 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17952_9262.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021. OLIVEIRA, Letícia Casagrande; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira. Relatos docentes e as fragilidades da disciplina de Ensino Religioso. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 35, 2021. PARRA FILHO, Domingos; SANTOS, João Almeida. Apresentação de trabalhos científicos: monografia, TCC, teses e dissertações. São Paulo: Futura, 2000. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PAULY, Evaldo Luís. O dilema epistemológico do Ensino Religioso. Revista Espaço Aberto, São Paulo, v. 1, n. 27, p. 172-212, 2004. PENTEADO, Luiz Gonzaga Moura. Entre dizeres, saberes e fazeres: os espaços vivenciados pelo Ensino Religioso no currículo da escola pública de Recife, no período de 1996 a 2014. Recife: UFPE, 2015. PERETTI, Clélia; MENDES, Everaldo dos Santos. Teologia, Ciências da Religião e sociedade: formação e atuação no Brasil. Revista Pistis Prax., Teol. Pastor, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 589-609, 2021. POZZER, Adecir. Concepção de Ensino Religioso no FONAPER: trajetórias de um conceito em construção. In: POZZER, Adecir e outros (orgs.). Diversidade religiosa e ensino religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2010. PUPO, Michelle de Paula. A falta de laicidade e a intolerância religiosa nas escolas públicas brasileiras e o papel da disciplina de Ensino Religioso. Revista Alamedas, Toledo, v. 5, n. 2, p. 176-186, 2017. RIBEIRO, Flávio Augusto Senra; ALMEIDA, Tatiane. Disciplinaridade e interdisciplinaridade em Ciências da Religião. Revista Interações – Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 1-4, 2021. RIBEIRO, Osvaldo Luiz. “Não se justifica moralmente” – uma crítica ao modelo de ensino religioso como educação moral. In: SANTOS, Francisco de Assis Souza dos; GONÇALVES, José Mário; RIBEIRO, Osvaldo Luiz (orgs.). Ciências das Religiões aplicadas: interfaces de uma ciência-profissão. Série Ciências das Religiões, v. 2. Vitória: UNIDA, 2014. ROCHA, Abdruschin Schaeffer; RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Ciência(s) da Religião Aplicada(s): uma contribuição do mestrado profissional em ciências das religiões da Faculdade Unida de Vitória. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 193-212, 2015. RODRIGUES, Elisa. Ciência da Religião e Ensino Religioso – efeitos de definições e indefinições na construção dos campos. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 55-66, 2015. RODRIGUES, Elisa. Ensino religioso, tolerância e cidadania na escola pública. Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 763-782, 2013. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105, 2020. RODRIGUES, Silvana Keller. “Escola Sem Partido”: a intencionalidade proposta, sua percepção no meio acadêmico e os impactos na cultura brasileira. Assunção: Facultad Interamericana de Ciências Sociales, 2020. ROSA, Geraldo Antônio da. Fundamentos das Ciências da Religião. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, 2018. SALLES, Walter Ferreira; CAMPOS, Breno Martins. Interdisciplinaridade e estudos da religião: um panorama da formação acadêmica dos docentes dos Programas de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil. Revista Reflexão, Campinas, v. 41, n. 1, p. 17-29, 2016. SALLES, Walter; GENTILINI, Maria Augusta. Desafios do Ensino Religioso em um mundo secular. Caderno de Pesquisa, Campinas, v. 48, n. 169, p. 856-875, 2018. SANTOS, Gláucio Antônio; TORRES, Marco Antônio; FONSECA, Marcus Vinícius. Laicidade da educação em questão: encontros de Ensino Religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana. Revista Horizontes, Belo Horizonte, v. 34, n. 1, p. 69-80, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316729653_Laicidade_da_educacao_em_questao_encontros_de_ensino_religioso_nas_cidades_de_Ouro_Preto_e_Mariana. Acesso em: 20 nov. 2021. SANTOS, Jacirema Maria Thimoteo dos. O Ensino Religioso numa perspectiva solidária. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2015. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. Ciência da religião e transposição didática: compreensão e impacto no Ensino Religioso. PLURA, Revista de Estudos de Religião, Campo Grande, v. 9, n. 1, p. 30-55, 2018. SANTOS, Rodrigo Oliveira dos; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ciência da Religião aplicada no currículo do Ensino Religioso do Estado do Pará. Revista Religare, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 97-126, 2018. SANTOS, Taciana Brasil dos. Confessionalidade e laicidade: uma contribuição ao estudo dos modelos de Ensino Religioso escolar. Revista Caminhos, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 132-154, 2020. SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, n. 1, p. 1-18, 2021. SANTOS, Welison Almeida; AZEVEDO, Gilson Xavier de. O Ensino Religioso no Ensino Fundamental I. REEDUC – Revista de Estudos em Educação, v. 7, n. 1, p. 164-181, 2021. SCHIASSI, Andressa Silva. Ensino Religioso nas escolas públicas: laicidade, igualdade e razão pública no julgamento da ADI n. 4.439. Agenda Política – Revista de Discentes de Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, v. 9, n. 2, p. 17-43, 2021. SILVA, Ângelo Roberto Ilha da. Nós temos livre-arbítrio? VERITAS – Revista de Filosofia da PUC-RS, Porto Alegre, v. 66, n. 1, p. 1-14, 2021. SILVA, Cícero Lopes; ARAGÃO, Gilbraz de Souza; LIBÓRIO, Luiz Alencar. Ensino Religioso laico: um olhar complexo e transdisciplinar. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 296-312, 2019. SILVA, Clemildo Anacleto; RIBEIRO, Morio Bueno. Intolerância religiosa e direitos humanos. Porto Alegre: Sulina/Universitária Metodista, 2007. SILVA, Fabiana Maria Lobo da. Liberdade de religião e o Ensino Religioso nas escolas públicas de um estado laico: perspectiva jusfundamental. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 52, n. 206, 2015. SILVA, Geraldo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o que é e qual a sua importância. Educa Mais Brasil, 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/ noticias/base-nacional-comum-curricular-bncc-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia. Acesso em: 10 out. 2021. SILVA, José Afonso da. Comentário contextual à constituição. 8. ed. São Paulo: Malheiros, 2012. SILVEIRA, Emerson José Sena da. Uma metodologia para as Ciências da Religião? Impasses metodológicos e novas possibilidades hermenêuticas. Paralellus – Revista Eletrônica em Ciências da Religião, Recife, v. 7, n. 14, p. 73-98, 2016. Disponível em: http://www.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/672/856. Acesso em: 10 out. 2021. SILVEIRA, Emerson Sena da. Estado laico, Ensino Religioso e intolerância: os desafios da educação pública. Revista Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1-25, 2021. SOARES, Afonso Maria Ligorio. A contribuição da Ciência da Religião para a formação de docentes ao Ensino Religioso. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 45-54, 2015. SOUZA, Andréa Silveira de. Religião e educação no Brasil: o programa Escola Sem Partido como um obstáculo ao Ensino Religioso e à formação cidadã. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 122-148, 2020. TEIXEIRA, Faustino. O ensino do religioso e as Ciências da Religião. Revista Horizontes, Belo Horizonte, v. 9, n. 23, p. 839-861, 2011. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/ index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n23p839/3319. Acesso em: 20 nov. 2021. TEIXEIRA, Kamila Cristina da Silva; GÓIS, João Bosco Hora. Violência religiosa e formas de resistência: o caso dos cultos de matrizes africanas. Revista Oikos: Família e Sociedade em Debate, Viçosa, v. 32, n. 2, p. 1-26, 2021. TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; MALVEZZI, Meiri Cristina Falconi. Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: contribuições para o debate. Revista Indagações em Educação, Alfenas, v. 1, n. 1, p. 113-131, 2021. TORRES, Rusiane da Silva; CARVALHO, Guilherme Paiva de. Efetivação e políticas educacionais em torno da disciplina Ensino Religioso. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 462-490, 2021. USARSKI, Frank. História da Ciência da Religião. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2013. VON, Cristina. Cultura de paz: o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. São Paulo: Peirópolis, 2003. ZANONE, Valério. Laicismo. In: BOBBIO, Norberto; MATEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco (orgs.). Dicionário de política. 5. ed. Brasília: UnB, 2004.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectDiversidade religiosapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO Ensino Religioso na rede pública de Muniz Freire (ES) e a contribuição das Ciências das Religiõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sylvia Carla Machado Bastos Elias.pdfTCC - Sylvia Carla Machado Bastos Elias19,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.