Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/489
Tipo: Dissertação
Título: O Ensino Religioso na rede pública de Muniz Freire (ES) e a contribuição das Ciências das Religiões
Autor(es): ELIAS, SYLVIA CARLA MACHADO BASTOS
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Martins, Ailto
Resumo: Este estudo tem por objetivo identificar os principais aspectos que fazem das Ciências das Religiões o embasamento teórico ideal para o desenvolvimento do Ensino Religioso, visando a promoção da cidadania e da diversidade religiosa, respeitando os princípios da liberdade de crença e da laicidade. Quanto aos objetivos específicos busca-se desenvolver levantamento teórico sobre os principais conceitos acerca das Ciências das Religiões. Depois, elencar vínculos entre o Ensino Religioso e instrumentos jurídicos que embasam a educação pública. Por último, pesquisar o cotidiano de escola pública municipal do Espírito Santo, para saber se o Ensino Religioso segue os postulados das Ciências das Religiões, para resistir às investidas conservadoras que ameaçam a laicidade e a diversidade religiosa. A questão-problema indaga: quais os principais elementos das Ciências das Religiões, que podem ser utilizados por professores/as de Ensino Religioso, para motivar os/as alunos/as a aceitarem a laicidade do Estado e a diversidade religiosa? A hipótese que norteia este trabalho defende que as Ciências das Religiões são o arcabouço de conhecimentos adequado para garantir que o Ensino Religioso seja isento de proselitismo, com lastro teórico progressista e alinhado aos instrumentos jurídicos mais recentes, tais como a LDBEN e a BNCC. Baseada em técnicas de estudo que combinam pesquisa bibliográfica com pesquisa documental e, ainda, pesquisa de campo, de caráter qualitativo, desenvolvida em Escola Estadual, situada no município de Muniz Freire (ES), esta dissertação conclui que embasamento teórico das Ciências das Religiões permite ao Ensino Religioso oferecer propostas à cultura de convivência pacífica entre as doutrinas religiosas, mediando conflitos e atuando contra a discriminação, fornecendo bases a um Estudo Religioso laico, colocando tal Componente Curricular em consonância com as diretrizes nacionais e estaduais inerentes à formação cidadã, bem como ajudando a construir a consciência coletiva para as responsabilidades de um/a cidadão/ã num Estado democrático de Direito.
Resumo Alternativo: The objective of this study is to identify the main aspects that make the Science of Religions the ideal theoretical basis for the development of Religious Education, aiming at the promotion of citizenship and religious diversity, respecting the principles of freedom of belief and secularism. As for the specific objectives, we seek to develop a theoretical survey on the main concepts about the Sciences of Religions. Then, list links between Religious Education and legal instruments that support public education. Finally, research the daily life of a municipal public school in Espírito Santo, to find out if Religious Education follows the postulates of the Sciences of Religions, to resist the conservative onslaughts that threaten secularism and religious diversity. The problem question asks: what are the main elements of the Sciences of Religions, which can be used by teachers of Religious Education, to motivate students to accept the secularity of the State and religious diversity? The hypothesis that guides this work argues that the Sciences of Religions are the adequate framework of knowledge to ensure that Religious Education is free from proselytism, with progressive theoretical background and aligned with the most recent legal instruments, such as the LDBEN and the BNCC. Based on study techniques that combine bibliographic research with documental research and, still, field research, of a qualitative nature, developed in a State School, located in the municipality of Muniz Freire (ES), this dissertation concludes that the theoretical basis of the Sciences of Religions allows to Religious Education to offer proposals for the culture of peaceful coexistence between religious doctrines, mediating conflicts and acting against discrimination, providing bases for a secular Religious Study, placing such Curricular Component in line with national and state guidelines inherent to training citizen, as well as helping to build collective awareness of the responsibilities of a citizen in a democratic state of law.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Diversidade religiosa
Cidadania
Laicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/489
Data do documento: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sylvia Carla Machado Bastos Elias.pdfTCC - Sylvia Carla Machado Bastos Elias19,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.