Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee2Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Gandra , Valdinei Ramos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8390338393439166pt_BR
dc.creatorSILVA, WILHAMS DOUGLAS BECKMAN DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613544754285805pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T17:38:06Z-
dc.date.available2022-06-23-
dc.date.available2022-09-02T17:38:06Z-
dc.date.issued2022-06-23-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/486-
dc.description.abstractThis research work has as its theme the religious plurality in accordance with the doctrine of State support, emphasizing the spiritist in this context of school education, being developed in contact with an orientation of the coordination and choosing the 9th year of elementary school at Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida. In the research, it was questioned: the spiritist doctrine, in this school, has the freedom to expand? This is because, according to the secular state, every religious entity must express itself as a public interest, and, therefore, the school institution has taken on the duty to make room for any cultural-religious manifestation, as part of the Brazilian secular state. The hypothesis is based on the fact that, by knowing religious plurality, students, in their Fundamental II term, discover secularism and effectively exercise their rights, accessible to each other. As far as methodology is concerned, the literature and documental technique is used, through literature research. Still, it will be used directly, from direct reading, from reality, using the interview, etc. and its aspects, relating the tables with the bibliographic collected. Thus, we seek to understand how the Spiritist school research is relevant in the research, determining in religion, to express the religious activity that demonstrates in religious-school teaching, in addition to promoting the understanding of the discs about the plurality school that is presented as proposed by the religious and school religion debate.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como tema a pluralidade religiosa em âmbito escolar, de acordo com a laicidade respaldada pelo Estado, enfatizando a expressividade da Doutrina Espírita, sendo desenvolvida em contato com a supervisão da coordenação e escolhendo o 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, em Macapá-AP. Na pesquisa, questionou-se: a Doutrina Espírita, nesse recinto escolar, tem a liberdade de se expressar? Isso, pois, de acordo com o Estado laico, toda entidade religiosa deve ser expressada como interesse público, e, portanto, a instituição escolar tomou o dever de abrir espaço para qualquer manifestação cultural-religiosa, como parte do Estado laico brasileiro. A hipótese baseia-se que, ao conhecer a pluralidade religiosa, os/as discentes, em seu término do Fundamental II, descobrem a laicidade no espaço escolar e a exercem de maneira efetiva através de seus direitos, respeitando uns aos outros. No que concerne à metodologia, utiliza-se a técnica da documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica e documental. Além dessa técnica, será utilizada a documentação direta, através da observação direta e sistemática da realidade, utilizando entrevistas, questionários, testes, etc., em especial no terceiro capítulo, utilizando o questionário para adquirir dados sobre as vivências e conceitos dos/as alunos/as acerca do Kardecismo e suas vertentes, relacionando os tabulados com as bibliografias coletadas. Assim, procura-se compreender as pertinências envolvendo a Doutrina Espírita na escola, determinando na pesquisa a expressividade que a religião demonstra no contexto religioso-escolar, além de propiciar o entendimento dos/as discentes sobre a pluralidade religiosa que é apresentada como proposta pela escola em debate.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-09-02T17:38:06Z No. of bitstreams: 1 TCC - Wilhams Douglas Beckman da Silva.pdf: 14337076 bytes, checksum: c9939ba948828d1ec11ec5bc28fe6a7b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-02T17:38:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Wilhams Douglas Beckman da Silva.pdf: 14337076 bytes, checksum: c9939ba948828d1ec11ec5bc28fe6a7b (MD5) Previous issue date: 2022-06-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABRANCHES, Carlos A. Vozes do espírito. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. ABRÃO, Fernando J. M. Pensamento bioético romano e reformado: existe diferença? Revista Teologia para a vida, São Paulo, v. 1, p. 151-161, 2005. AGUIAR, Márcia A. S. Política educacional e a Base Nacional Comum Curricular: o processo de formulação em questão. Revista Currículo sem Fronteiras, Pelotas, v. 18, n. 13, p. 722-738, 2018. ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2008. ALMEIDA, Ronaldo. A expansão pentecostal: circulação e flexibilidade. In: TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). As religiões no Brasil: continuidade e rupturas. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 47-62. ALMEIDA, Ronaldo. Religião na metrópole paulista. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 19, n. 56, p. 16-27, 2004. ALMEIDA, Ronaldo; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. ALMEIDA, Ronaldo; MONTERO, Paula. Trânsito religioso no Brasil. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 92-101, 2001. ALVES, Rubem. O que é religião. São Paulo: Loyola, 1999. AMORIM, Deolindo. Análises espíritas. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. ARANHA, Maria L. A. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996. BARBOSA, Pedro F. Espiritismo básico. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. BELLO, Luiz P. História da educação no Brasil. In: PEDAGOGIA EM FOCO [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/. Acesso em: 25 abr. 2021. BERNARDO, André. Como Allan Kardec popularizou o espiritismo no Brasil, o maior país católico do mundo. BBC NEWS [Site institucional]. 01 abr. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47751865. Acesso em: 20 abr. 2022. BRAGA, Ismael G. O livro de Tobias: introdução, notas, estudos e comentários à luz do espiritismo. 4. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. BRAGA, Kátia S. Bioética: bibliografia brasileira 1990-2002. Brasília: Letras Livres, 2002. BRASIL. [Constituição (1824)]. Constituição Política do Império do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao24.htm. Acesso em: 20 mar. 2021. BRASIL. [Constituição (1891)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm. Acesso em: 20 mar. 2021. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 jan. 2021. BURNS, Bárbara. Missões brasileiras: o gigante começa a despertar. In: TUCKER, Ruth A. Até os confins da terra: uma história biográfica das missões cristãs. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 1996. p. 57-63. CARVALHO, José J. Um espaço público encantado: pluralidade religiosa e modernidade no Brasil. Revista Série Antropologia, Brasília, v. 249, p. 1-22, 1999. CARVALHO, Leandro. Colonização do Brasil. In: BRASIL ESCOLA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/colonizacao-brasil.htm. Acesso em: 08 jul. 2022. CASANOVA, José. O mal-estar do ensino religioso nas escolas públicas. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.37, n. 131, p. 303-332, 2007. CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. São Paulo: UNICAMP, 1997. CAVALCANTI, Alberes S. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas. Revista Fundamento, Ouro Preto, v. 1, n. 3, p. 172-186, 2011. CHIBENI, Silvio S. O paradigma espírita. São Paulo: [s.n.], 1994. COMBLIN, José. Quais os desafios dos temas teológicos atuais? São Paulo: Paulus, 2005. COSTA, André L. Da sociedade espírita de São Paulo em seu livro: o cotidiano do espiritismo. São Paulo: Cristã, 1986. COSTA, Camila. Estado e fé: STF permite ensino confessional de religião nas escolas. In: BBC NEWS [Site institucional]. 27 set. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/ portuguese/brasil-41404574. Acesso em: 20 jan. 2021. COSTA, Emilia V. Da senzala à colonia. São Paulo: UNESP, 1998. CROOKES, William. Fatos espíritas. 10. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005. CULTURA MIX. Surgimento da religião. [s.d.]. Disponível em: https://religiao.culturamix. com/curiosidades/surgimento-da-religiao/. Acesso em: 25 ago. 2021. CUNHA, Luiz A. Três décadas de conflitos em torno do ensino público: laico ou religioso? Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 890-907, 2018. DEBRAY, Regis. Deus, um itinerário: material para a história do eterno no Ocidente. São Paulo: Cia das Letras, 2004. DOYLE, Arthur C. História do Espiritismo. São Paulo: Pensamento, 1960. DREHER, Martin N. Para entender o fundamentalismo. São Leopoldo: Unisinos, 2002. DUPRONT, Alphonse. Puissances et Latences de la Religion Catholique. Paris: Éditions Gallimard, 1993. FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando J. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada. São Paulo: 34, 2005. FEUERBACH, Ludwig. A essência do cristianismo. Campinas: Papirus, 1997. FISCHMANN, Roseli. Estado laico, educação, tolerância e cidania: para uma análise da concordata Brasil-Santa Sé. São Paulo: Factash, 2012. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 9. ed. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. FRANÇA, Nathan F. Espiritismo kardecista: apontamentos sobre a religião que mais cresce no Brasil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, a. 6, v. 1, p. 155-172, 2021. FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993. GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000. GADOTTI, Moacir. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos, Brasília, v. 1, n. 1, p. 10-32, 2012. GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 1999. GARCIA, Gilberto. Ninguém é obrigado a respeitar feriado religioso. In: CONJUR [Site institucional]. 13 dez. 2006. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2006-dez-13/ning uem_obrigado_respeitar_feriado_religioso. Acesso em: 25 abr. 2022. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. GIL, Antonio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIUMBELLI, Emerson. O fim da religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França. São Paulo: Attar, 2002. GOUVEA, Ricardo. Ética e cidadania: a busca humana por valores solidários. In: DE LIBERAL, Márcia M. C. (org.). Um olhar sobre ética e cidadania. São Paulo: Mackenzie, 2002. p. 71-87. GRUEN, Wolfang. Aspectos legais do ensino religioso na escola. Revista de Catequese, São Paulo, v. 2, n. 5, p. 80-87, 1979. GUIMARÃES, Marcelo R. Educação para a paz: sentidos e dilemas. Caxias do Sul: EDUCS, 2005. HOCHMAN, Gilberto. Regulando os efeitos da interdependência: sobre as relações entre saúde pública e a construção do Estado (Brasil, 1910 –1930). Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 40-61, 1993. IBGE. Censo Brasileiro de 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 12 jul. 2022. ILVA, José C. O currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 56-65, 2018. INCONTRI, Dora. Para entender Allan Kardec. São Paulo: Lachatre, 2004. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010: religiões e igrejas no estado Amapá – católicos e evangélicos. 2010. Disponível em: https://www.estadosecidades.com.br/ap/religiao_ap.html. Acesso em: 20 abr. 2022. ISRAEL, Jonathan I. Iluminismo radical: a filosofia e a construção da modernidade. São Paulo: Madras, 2009. JECKER, Nancy S.; JONSEN, Albert R.; PEARLMAN, Robert A. Bioethics: an introduction to the history, methods, and practice. 2. ed. Massachusetts: Jones & Bartlett Publishers, 1997. JOLIVET, Régis. Diccionario de Filosofia. Buenos Aires: Club de Lectores, 1954. JORNAL NACIONAL. Brasil ainda é o maior país católico do mundo, mesmo com redução de fiéis. In: G1 [Site institucional]. 20 jul. 2013. Disponível em: https://globoplay.globo. com/v/2705946/#:~:text=Jornal%20Nacional%20Brasil%20segue%20sendo%20o%20pa%C3%ADs%20mais,que%20mais%20tem%20cat%C3%B3licos%20em%20todo%20o%20mundo. Acesso em: 20 abr. 2022. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ciência da religião aplicada ao Ensino Religioso. In: PASSOS, João D.; USARSKI, Frank. (orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. p. 603-614. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. Revista Rever, São Paulo, a. 15, n. 2, p. 10-25, 2015. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; NASCIMENTO, Sérgio L. Concepções do Ensino Religioso. Revista Numen, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 783-810, 2013. KARDEC, Allan. Livro dos espíritos: princípios da doutrina espírita. Sobre a Imortalidade da Alma. Rio de Janeiro: FEB, 1848. LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1996. LATOURETTE, Keneth S. Historia del cristianismo. Buenos Ayres: Casa Bautista de Publicações, 1976. LATOURETTE, Keneth S. Protestantismo brasileiro: uma breve interpretação histórica. In: SOUZA, Beatriz M.; MARTINO, Luís M. S. (orgs.). Sociologia da religião e mudança social: católicos, protestantes e novos movimentos religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004. p. 55-71. LESSA, Renato. A invenção republicana: Campos Sales, as bases e a decadência da primeira república brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999. LIMA, André C. F. A teoria dos princípios de Robert Alexy. Revista Jus Navigandi, Teresina, a. 19 , n. 4078, p. 19-32, 2022. MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1530-1555, 2014. MANARIM, Adriana. O que são e para que servem as Diretrizes Curriculares? In: TODOS PELA EDUCAÇÃO [Site institucional]. 08 jan. 2018. Disponível em: https://todospela educacao.org.br/noticias/o-que-sao-e-para-que-servem-as-diretrizes-curriculares. Acesso em: 7 jul. 2022. MARTON-LEFÈVRE, Júlia. Educação para a paz e direitos humanos. Brasília: Presidência da República, 2008. MATTOS, Carlos L. Vocábulo filosófico. São Paulo: Leia, 1957. MENDONÇA, Amanda. ‘O Brasil é um Estado laico no discurso, mas não na prática’. [Entrevista concedida a] André Antunes e Maíra Mathias. FIOCRUZ, Rio de Janeiro, [n.p], 28 set. 2017. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/o-brasil-e-um-estado-laico-no-discurso-mas-nao-na-pratica. Acesso em: 25 abr. 2022. MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional. 2. ed. Coimbra: Coimbra, 1993. MOSES, William S. Ensinos espiritualistas. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1989. OKA, Mateus. Aristocracia. In: TODO ESTUDO [Site institucional]. [s.d.]. [online]. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ história/aristocracia. Acesso em: 06 jul. 2022. OKARIRI. STF decide polêmica sobre como ensinar religião nas escolas. 27 set. 2017. Disponível em: https://www.okariri.com/ultimas-noticias/stf-decide-polemica-sobre-como-ensinar-religiao-nas-escolas/. Acesso em: 01 abr. 2022. OLIVEIRA, Lúcia L.; VELLOSO, Mônica; GOMES, A. C. Estado novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. OLIVEIRA, Marco D. A religião mais negra do Brasil. São Paulo: Mundo Cristão, 2004. OLIVEIRA, Ricardo. Ensino Religioso: cultura e inclusão. [s.l.]: Espaço Pedagógico, 2020. PACHECO, José. Reconfigurar a escola: transformar a educação. São Paulo: Cortez, 2018. PENZANI, Renata. Religião na escola: o que espiritualidade tem a ver com educação? In: LUNETAS [Site institucional]. 17 set. 2018. Disponível em: https://lunetas.com.br/religiao-na-escola/. Acesso em: 20 abr. 2022. PIERUCCI, Antônio F. Bye bye, Brasil: o declínio das religiões tradicionais no Censo 2000. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 17-28, 2004. PILETTI, Claudino. Filosofia da Educação. 9. ed. São Paulo: Ática, 1997. PRADO, L. A. Laicidade, sim: Laicismo, não. Revista Cultura e Fé, Porto Alegre, a. XIX, n. 73, p. 39-44, 1996. RACHEL, Andrea R. Brasil: a laicidade e a liberdade religiosa desde a Constituição da Republica Federativa de 1988. In: ÂMBITO JURÍDICO [Site institucional]. 08 abr. 2012. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/brasil-laicidade-e-liberdade-religiosa-desde-constitui%C3%A7%C3%A3o-da-rep%C3%BAblica-federativa-de-1988. Acesso em: 21 abr. 2022. RBN. Qual a importância de estudarmos o espiritismo? 09 mai. 2019. Disponivel em: https://arquivorbn.radioboanova.com.br/evangelho_e_reforma/qual-importancia-de-estudarm os-o-espiritismo/. Acesso em: 05 jul. 2022. ROMANELLI, Otaíza O. Formato: acervo geral. Petrópolis: Vozes, 1978b. ROMANELLI, Otaíza O. História da Educação no Brasil. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1978a. SANTOS, Prezalindo L. Esboço do espiritismo. São Paulo: Marte, 1986. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010. STEIL, Carlos A.; TONIOL, Rodrigo F. O catolicismo e a Igreja Católica no Brasil à luz dos dados sobre religião no censo de 2010. Revista Debates do NER, Porto Alegre, v. 14, n. 24, p. 223-243, 2013. TADVALD, Marcelo. Veredas do sagrado: Brasil e Argentina no contexto da transnacionalização religiosa. Porto Alegre: Cirkula, 2015. THIAGO, Lauro S. Homeopatia e espiritismo. 2. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1983. TREVIZANI, Luìz. Autoconhecimento e Libertação Espiritual. In: LUZ DA CONSCIÊNCIA [Site institucional]. 29 jan. 2020. Disponível em: < https://luzdaconsciencia.com.br/artigos/16-autoconhecimento-e-libertacao-espiritual.html>. Acesso em: 7 jul. 2022. VELHO, Otávio. Globalização: antropologia e religião. In: ORO, Ari P.; STEIL, Carlos. (orgs.). Globalização e Religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 43-62. XAVIER, Francisco C. Paulo e Estêvão: episódios históricos do cristianismo primitivo, pelo espírito Emmanuel. 41. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. XAVIER, Francisco C. Seara dos médiuns: estudos e dissertações em torno da substância religiosa de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec, pelo Espírito Emmanuel. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectKardecismopt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectMacapá-APpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleLaicidade, pluralidade religiosa e espaço escolar: a percepção da doutrina espírita no 9º ano da escola estadual Sebastiana Lenir de Almeida, Macapá-APpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wilhams Douglas Beckman da Silva.pdfTCC - Wilhams Douglas Beckman da Silva14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.