Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/486
Tipo: Dissertação
Título: Laicidade, pluralidade religiosa e espaço escolar: a percepção da doutrina espírita no 9º ano da escola estadual Sebastiana Lenir de Almeida, Macapá-AP
Autor(es): SILVA, WILHAMS DOUGLAS BECKMAN DA
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Adriano Filho, José
Terceiro membro da banca: Gandra , Valdinei Ramos
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como tema a pluralidade religiosa em âmbito escolar, de acordo com a laicidade respaldada pelo Estado, enfatizando a expressividade da Doutrina Espírita, sendo desenvolvida em contato com a supervisão da coordenação e escolhendo o 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, em Macapá-AP. Na pesquisa, questionou-se: a Doutrina Espírita, nesse recinto escolar, tem a liberdade de se expressar? Isso, pois, de acordo com o Estado laico, toda entidade religiosa deve ser expressada como interesse público, e, portanto, a instituição escolar tomou o dever de abrir espaço para qualquer manifestação cultural-religiosa, como parte do Estado laico brasileiro. A hipótese baseia-se que, ao conhecer a pluralidade religiosa, os/as discentes, em seu término do Fundamental II, descobrem a laicidade no espaço escolar e a exercem de maneira efetiva através de seus direitos, respeitando uns aos outros. No que concerne à metodologia, utiliza-se a técnica da documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica e documental. Além dessa técnica, será utilizada a documentação direta, através da observação direta e sistemática da realidade, utilizando entrevistas, questionários, testes, etc., em especial no terceiro capítulo, utilizando o questionário para adquirir dados sobre as vivências e conceitos dos/as alunos/as acerca do Kardecismo e suas vertentes, relacionando os tabulados com as bibliografias coletadas. Assim, procura-se compreender as pertinências envolvendo a Doutrina Espírita na escola, determinando na pesquisa a expressividade que a religião demonstra no contexto religioso-escolar, além de propiciar o entendimento dos/as discentes sobre a pluralidade religiosa que é apresentada como proposta pela escola em debate.
Resumo Alternativo: This research work has as its theme the religious plurality in accordance with the doctrine of State support, emphasizing the spiritist in this context of school education, being developed in contact with an orientation of the coordination and choosing the 9th year of elementary school at Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida. In the research, it was questioned: the spiritist doctrine, in this school, has the freedom to expand? This is because, according to the secular state, every religious entity must express itself as a public interest, and, therefore, the school institution has taken on the duty to make room for any cultural-religious manifestation, as part of the Brazilian secular state. The hypothesis is based on the fact that, by knowing religious plurality, students, in their Fundamental II term, discover secularism and effectively exercise their rights, accessible to each other. As far as methodology is concerned, the literature and documental technique is used, through literature research. Still, it will be used directly, from direct reading, from reality, using the interview, etc. and its aspects, relating the tables with the bibliographic collected. Thus, we seek to understand how the Spiritist school research is relevant in the research, determining in religion, to express the religious activity that demonstrates in religious-school teaching, in addition to promoting the understanding of the discs about the plurality school that is presented as proposed by the religious and school religion debate.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Kardecismo
Laicidade
Macapá-AP
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/486
Data do documento: 23-Jun-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wilhams Douglas Beckman da Silva.pdfTCC - Wilhams Douglas Beckman da Silva14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.