Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/485
Tipo: Dissertação
Título: Análise da formação do/a docente de ensino religioso nas unidades de ensino fundamental de Vila Velha - ES
Autor(es): MENDES, RACHEL BANDEIRA DANTAS DOS SANTOS FRANKLIN
Primeiro Orientador: Adriano Filho, José
Primeiro membro da banca: Adriano Filho, José
Segundo membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Terceiro membro da banca: Vargas, Cristina Lens Bastos de
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender as legislações acerca da qualificação e formação docente para o Ensino Religioso (ER) nas escolas do município de Vila Velha-ES. A pesquisa terá cunho bibliográfico e de campo. O estudo vai se iniciar com a análise das leis de âmbito nacional: Constituições Federais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Serão estudados também os documentos suplementares: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que regulamentam a didática da disciplina ER nas instituições de ensino. Desde o período colonial, quando o assunto é o ER nas instituições públicas, são observadas lacunas, indefinições e omissões legais de Estados e municípios na admissão de professores/as e na seleção dos conteúdos da disciplina. Observa-se, também, uma disputa entre o Estado e a Igreja em torno da gestão da disciplina nas escolas públicas. Ao prosseguir com o estudo do tema, esta pesquisa abordará a questão da qualificação e da capacitação de professores/as para lecionar o ER, tanto em âmbito nacional, quanto no município de Vila Velha-ES. Inicialmente, serão tratadas a qualificação e a capacitação dos/as docentes no cenário nacional, ressaltando que, em razão do gradativo reconhecimento do ER como Componente Curricular das escolas públicas brasileiras, parece ter ocorrido um aumento na exigência de qualificação dos/as docentes. Em seguida, será apresentado o cenário do ER no município de Vila Velha-ES. Por derradeiro, será realizada uma pesquisa de campo, cujo resultado, espera-se, apresentar uma análise da formação dos/as docentes e pedagogos/as responsáveis pelo ER no munícipio de Vila Velha-ES.
Resumo Alternativo: With both fundamental and field study nature, this research will aim to understand the legislation on teacher qualification and training for Religious Education (RE) in schools in the municipality of Vila Velha-ES, Brazil. The study will begin by analyzing the laws of national scope: Federal Constitutions, Law of Directives, and Bases of Education (LDB). Supplementary documents will also be studied: National Curricular Parameters for Religious Education (PCNER) and National Common Curricular Base (BNCC), which regulate the didactic methods of the RE discipline in educational institutions. Since the Colonial Period, RE in public institutions has been surrounded by gaps, lack of definitions, and legal omissions of States and municipalities, especially when it comes to the admission of teachers and the selection of the learning contents. There is also a dispute between the State and the Church over the management of the discipline in public schools. Furthermore, this research will address the qualification and training of teachers to teach RE, both nationally and in the municipality of Vila Velha-ES. The qualification and training of teachers on the national scene will be addressed, emphasizing that, due to the gradual recognition of the RE as a curricular component of Brazilian public schools, this research will try to verify if there was an increase in the qualification requirement of teachers. Then, the RE scenario in the municipality of Vila Velha-ES will be presented. Finally, field research will be carried out, and its result will present an analysis of the training of teachers and pedagogues responsible for RE in the municipality of Vila Velha-ES.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Legislação
Prática Docente
Escola Pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/485
Data do documento: 2-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rachel Bandeira dos Santos Franklin Mendes.pdfTCC - Rachel Bandeira dos Santos Franklin Mendes15,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.