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dc.contributor.advisor1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee2Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Marlow, Rosani Muniz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6968505980041441pt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, HELOISIO COSTA DE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7788199702318596pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T17:27:50Z-
dc.date.available2022-06-07-
dc.date.available2022-09-02T17:27:50Z-
dc.date.issued2022-06-07-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/484-
dc.description.abstractThe Protestant Reformation that took place in Europe in the 16th century definitely provoked a split within Christianity, placing the need for corrections and new directions regarding its practices under the Roman Church. Martin Luther, as the main magisterial reformer, made strong use of music in favor of dissemination and stratification in his doctrines for his movement. What this work proposes is to present the importance of music in the history of religions and more specifically in the case of Lutheran music, the methods, techniques and approaches used, justifying the recognition and growth of this religion and its current developments. The lyrics and melody present in Luther's compositions will be analyzed through the elements of musical analysis, according to Aaron Copland, Roy Bennety, Arnold Shoenberg, Luiz Tatit, and Maria Luisa de Mattos Priolli. Finally, the work proposes ways for the study of the musical phenomenon within the Sciences of Religions and their fields..pt_BR
dc.description.resumoA Reforma Protestante ocorrida na Europa, no século XVI, provocou definitivamente no seio do Cristianismo uma cisão, colocando sobre a Igreja Romana a necessidade de correções e novos rumos quanto às suas práticas. Martinho Lutero, como principal reformador magisterial, utilizou-se fortemente da música em prol da divulgação e da estratificação de suas doutrinas para o seu movimento. O que este trabalho se propõe é apresentar a importância da música na história das religiões, e mais especificamente no caso da música luterana, os métodos, as técnicas e as abordagens utilizadas, justificando o reconhecimento e o crescimento dessa religião e de seus desdobramentos atuais. A letra e a melodia presente nas composições de Lutero serão analisadas através dos elementos da análise musical, conforme Aaron Copland, Roy Bennety, Arnold Shoenberg, Luiz Tatit, e Maria Luisa de Mattos Priolli . Por fim, o trabalho propõe caminhos para o estudo do fenômeno musical dentro das Ciências das Religiões e seus campos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-09-02T17:27:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - Heloisio Costa de Oliveira.pdf: 20760881 bytes, checksum: 48fec8b25490641346a80cc7892c8754 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-02T17:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Heloisio Costa de Oliveira.pdf: 20760881 bytes, checksum: 48fec8b25490641346a80cc7892c8754 (MD5) Previous issue date: 2022-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAnálise Musicalpt_BR
dc.subjectMartinho Luteropt_BR
dc.subjectReforma Protestantept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleMartinho Lutero, o músico: uma análise a partir da produção musical luterana do Século XVIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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