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dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Schubert, Arlete Maria Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010708242466735pt_BR
dc.creatorTAVARES, CIRLÉIA REGINA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4352691883623073pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T17:06:16Z-
dc.date.available2022-06-29-
dc.date.available2022-08-25T17:06:16Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/482-
dc.description.abstractThe general objective of this work is to understand, based on a movement of investigation, analysis and perception, the narratives and the different discourses of Religious Education teachers, from the perspective of the racial issue, whether they are discriminatory, ideological, cultural or social. tensioning with the assumptions of inclusion and respect in the school environment. As for the specific objectives, it aims to analyze the process of inclusion in the school environment in Religious Education classes; in addition to investigating the racial issue in the school environment, verifying advances and setbacks in the rights provided for in current legislation; and, also, to analyze the narratives and speeches of the teachers of Religious Education, under the racial question, tensioning with the presuppositions of inclusion in the school environment. The justification for its elaboration lies in the relevance of problematizing the narratives and practices of the teachers of Religious Education, which reflect the different discourses from the perspective of the racial issue, in the school environment. As a hypothesis, it is argued that, in Vila Velha (ES), the contribution of Religious Education in the confrontation of intolerances that involve ethnic-racial relations in the school environment has been small, since many teachers do not respect the character secular education in Brazil. Combining bibliographic and documentary research with practical, qualitative research, the field study considered as subjects the teachers of Religious Education working at the Municipal Department of Education (SEMED) of Vila Velha (ES), as well as as parents of students. The present study is based on the dimension of a qualitative approach, seeking to bring together the subjects of/in the school and their ways of doing education. Among the main conclusions, it is stated that Vila Velha (ES), as well as UMEF Ulisses Álvares, develops good quality work, with Religious Education teachers working in line with what the national legislation establishes.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo geral compreender a partir de um movimento de investigação, análise e percepção, as narrativas e os diversos discursos dos docentes de Ensino Religioso, sob a ótica da questão racial, sejam elas, de caráter discriminatório, ideológico, cultural ou social tensionando com os pressupostos de inclusão e respeito no ambiente escolar. Quanto aos objetivos específicos, visa analisar o processo de inclusão no ambiente escolar nas aulas de Ensino Religioso; além de investigar a questão racial no ambiente escolar, verificando avanços e retrocessos nos direitos previstos na legislação vigente; e, também, analisar as narrativas e os discursos dos/as professores/as de Ensino Religioso, sob a questão racial tensionando com os pressupostos da inclusão no ambiente escolar. A justificativa para a sua elaboração reside na relevância em se problematizar as narrativas e práticas dos/as professores/as de Ensino Religioso, que reflitam os diversos discursos sob a ótica da questão racial, no ambiente escolar. Como hipótese, defende-se que, em Vila Velha (ES), tem sido pequena a contribuição do Ensino Religioso no enfrentamento das intolerâncias que envolvem as relações étnico-racial no ambiente escolar, visto que muitos/as professores/as não respeitam o caráter laico da educação brasileira. Combinando pesquisa de cunho bibliográfico e documental à pesquisa de caráter prático, de caráter qualitativo, o estudo de campo considerou como sujeitos os/as professores/as de Ensino Religioso lotados na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Vila Velha (ES), bem como pais/mães de alunos/as. O presente estudo se fundamenta na dimensão de abordagem qualitativa, buscando a aproximação dos sujeitos da/na escola e seus modos de fazer educação. Entre as principais conclusões, afirma-se que Vila Velha (ES), bem como a UMEF Ulisses Álvares, desenvolve trabalho de boa qualidade, com os/as professores/as de Ensino Religioso trabalhando alinhados ao que estabelece a legislação pátria.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-08-25T17:06:16Z No. of bitstreams: 1 TCC - Cirleia Regina Tavares.pdf: 25717757 bytes, checksum: 4d11e16865df8e68fb04585185d44e72 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectTolerânciapt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEnsino Religioso no contexto da rede pública de Vila Velha: contribuições no enfrentamento à discriminação racial no ambiente escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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