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dc.contributor.advisor1Filho, José Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, José Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, TELMA MARIA-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.br/0428878685709776pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-23T15:13:50Z-
dc.date.available2022-08-04-
dc.date.available2022-08-23T15:13:50Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/481-
dc.description.abstractThe research proposes the use of playful methodologies in the teaching-learning process of Religious Education for the 1st Year of Elementary School, assuming that such methodologies can help in the teaching-learning process of religious education students in early Elementary School. We seek to answer the following problem question: how to perform the teaching-learning process of the Curricular Component Religious Teaching in the 1st Year of Elementary School, from the use of playful methodologies? In the light of Tizuco Kishimoto's thinking, play is proposed as an analytical category and a tool capable of facilitating the teaching practice of Religious Education in Brazil. Through bibliographic and documentary research, it is reflected on the importance of the use of playful methodologies in the teaching-learning process in Religious Education, especially for the 1st year of elementary school, also contributing to the practical and/or professional proposal outlined in the research. In three chapters: playful methodologies are presented as an instrument capable of facilitating the teaching-learning process in basic education; the historical development of Brazilian Religious Education is described, from the colonial period to contemporaneity; a practical and/or professional proposal is elaborated, taking into account the application of playful methodologies in the teaching-learning process of Religious Education for the 1st Year of Elementary School. It can be seen that playful methodologies drive children of the 1st year of elementary school, enrolled in Religious Education, to the development of countless skills and, therefore, constitute a possible way for the child to express his/her knowledge, arousing interest in learning the contents of Religious Education and developing attitudes of respect towards the different religious manifestations and philosophys of life.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa propõe a utilização de metodologias lúdicas no processo ensino-aprendizagem do Ensino Religioso para o 1º Ano do Ensino Fundamental, pressupondo de que tais metodologias podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos/as estudantes de Ensino Religioso do Ensino Fundamental. Procura-se responder a seguinte pergunta-problema: como realizar o processo ensino-aprendizagem do Componente Curricular Ensino Religioso no 1º Ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização de metodologias lúdicas? À luz do pensamento de Tizuco Kishimoto, a brincadeira é proposta como categoria analítica e uma ferramenta capaz de facilitar a prática docente do Ensino Religioso no Brasil. Através da pesquisa bibliográfica e documental, reflete-se sobre a importância da utilização das metodologias lúdicas no processo ensino-aprendizagem no Ensino Religioso, especialmente para o 1º Ano do Ensino Fundamental, contribuindo, também, para a proposta prática e/ou profissional delineada na pesquisa. Em três capítulos: apresenta-se as metodologias lúdicas como um instrumento capaz de facilitar o processo ensino-aprendizagem na educação básica; descreve-se o desenvolvimento histórico do Ensino Religioso brasileiro, desde o período colonial até a contemporaneidade; elabora-se uma proposta prática e/ou profissional, levando em consideração a aplicação das metodologias lúdicas no processo ensino-aprendizagem do Ensino Religioso para o 1º Ano do Ensino Fundamental. Depreende-se que as metodologias lúdicas impulsionam as crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental, matriculadas no Ensino Religioso, ao desenvolvimento de inúmeras habilidades e, por isso, constituem um jeito possível de a criança expressar seu conhecimento, despertando o interesse pela aprendizagem dos conteúdos do Ensino Religioso e desenvolvendo nelas atitudes de respeito em relação às diferentes manifestações religiosas e filosofias de vida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-08-23T15:13:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - Telma Maria Nascimento.pdf: 12588744 bytes, checksum: 1141c67f9e5dad64dad63c12763d2ed5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-23T15:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Telma Maria Nascimento.pdf: 12588744 bytes, checksum: 1141c67f9e5dad64dad63c12763d2ed5 (MD5) Previous issue date: 2022-08-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias Lúdicaspt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectJogos Cooperativospt_BR
dc.subject1º Ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO lúdico no processo de ensino-aprendizagem do componente curricular no 1º Ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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