Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/481
Tipo: Dissertação
Título: O lúdico no processo de ensino-aprendizagem do componente curricular no 1º Ano do Ensino Fundamental
Autor(es): NASCIMENTO, TELMA MARIA
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: A pesquisa propõe a utilização de metodologias lúdicas no processo ensino-aprendizagem do Ensino Religioso para o 1º Ano do Ensino Fundamental, pressupondo de que tais metodologias podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos/as estudantes de Ensino Religioso do Ensino Fundamental. Procura-se responder a seguinte pergunta-problema: como realizar o processo ensino-aprendizagem do Componente Curricular Ensino Religioso no 1º Ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização de metodologias lúdicas? À luz do pensamento de Tizuco Kishimoto, a brincadeira é proposta como categoria analítica e uma ferramenta capaz de facilitar a prática docente do Ensino Religioso no Brasil. Através da pesquisa bibliográfica e documental, reflete-se sobre a importância da utilização das metodologias lúdicas no processo ensino-aprendizagem no Ensino Religioso, especialmente para o 1º Ano do Ensino Fundamental, contribuindo, também, para a proposta prática e/ou profissional delineada na pesquisa. Em três capítulos: apresenta-se as metodologias lúdicas como um instrumento capaz de facilitar o processo ensino-aprendizagem na educação básica; descreve-se o desenvolvimento histórico do Ensino Religioso brasileiro, desde o período colonial até a contemporaneidade; elabora-se uma proposta prática e/ou profissional, levando em consideração a aplicação das metodologias lúdicas no processo ensino-aprendizagem do Ensino Religioso para o 1º Ano do Ensino Fundamental. Depreende-se que as metodologias lúdicas impulsionam as crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental, matriculadas no Ensino Religioso, ao desenvolvimento de inúmeras habilidades e, por isso, constituem um jeito possível de a criança expressar seu conhecimento, despertando o interesse pela aprendizagem dos conteúdos do Ensino Religioso e desenvolvendo nelas atitudes de respeito em relação às diferentes manifestações religiosas e filosofias de vida.
Resumo Alternativo: The research proposes the use of playful methodologies in the teaching-learning process of Religious Education for the 1st Year of Elementary School, assuming that such methodologies can help in the teaching-learning process of religious education students in early Elementary School. We seek to answer the following problem question: how to perform the teaching-learning process of the Curricular Component Religious Teaching in the 1st Year of Elementary School, from the use of playful methodologies? In the light of Tizuco Kishimoto's thinking, play is proposed as an analytical category and a tool capable of facilitating the teaching practice of Religious Education in Brazil. Through bibliographic and documentary research, it is reflected on the importance of the use of playful methodologies in the teaching-learning process in Religious Education, especially for the 1st year of elementary school, also contributing to the practical and/or professional proposal outlined in the research. In three chapters: playful methodologies are presented as an instrument capable of facilitating the teaching-learning process in basic education; the historical development of Brazilian Religious Education is described, from the colonial period to contemporaneity; a practical and/or professional proposal is elaborated, taking into account the application of playful methodologies in the teaching-learning process of Religious Education for the 1st Year of Elementary School. It can be seen that playful methodologies drive children of the 1st year of elementary school, enrolled in Religious Education, to the development of countless skills and, therefore, constitute a possible way for the child to express his/her knowledge, arousing interest in learning the contents of Religious Education and developing attitudes of respect towards the different religious manifestations and philosophys of life.
Palavras-chave: Metodologias Lúdicas
Brincadeira
Ensino Religioso
Jogos Cooperativos
1º Ano do Ensino Fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/481
Data do documento: 4-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Telma Maria Nascimento.pdfTCC - Telma Maria Nascimento12,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.