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dc.contributor.advisor1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Angela Cristina Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902592625560140pt_BR
dc.creatorAlmeida, Ricardo Wilame Santana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6494077173640156pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T13:47:18Z-
dc.date.available2022-06-20-
dc.date.available2022-08-17T13:47:18Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/478-
dc.description.abstractIntolerance, as well as the persecution of religions of African origin, is still considered one of the faces of Brazilian religious racism and thus, as well as racial racism, which despite having been elevated to an imprescriptible and non-bailable crime in the 1988 Constitution, resists time and attacks our democratization process to death, even if public policies as a way to reduce intolerance against African religions have been implemented, even so, prejudice against these religions has increased considerably in recent years. Therefore, the present work demonstrates and presents the challenges in the implementation of Law n. 11.645/08 in the school space, in this sense weaves, the reflection on the application of the referred law. The law in question aims to teach the history of Afro and indigenous culture in the classroom, in accordance with the guidelines and guidelines of the Ministry of Education. In order to do so, we intend to demonstrate the lack of preparation on the part of those directly responsible for the implementation of the researched law, as well as to identify the gaps in its construction, and the denialism on the part of some education professionals who tend to maintain a colonial vision when it comes to of Afro-religious culture in basic education. With regard to methodology, our theoretical choice was decolonial thinking, as we assume that the implementation of public policies aimed at laws that can eradicate religious racism once and for all, contributes to a peaceful coexistence between students, teachers, school administrators, and responsible for the students, and thus eradicate once and for all this colonial vision that has contributed so much to the constant attacks by students and teachers, among others, against adherents of African origin religions that are part of the school community, especially teachers and students. Thus, we focus especially on the following authors: Alex Kiefer, Aníbal Quijano, Cristina Borges, Henrique Dussel, Kabemgele Munanga, Reginaldo Prandi, Walter Mignolo, In order to prove our hypothesis. The methodological procedure used in this study was documentary research, composed of official documents provided by the researched school, including textbooks, teaching plans, and the Pedagogical Political Project.pt_BR
dc.description.resumoA intolerância, assim como a perseguição às religiões de origem africana, ainda continua sendo considerada uma das faces do racismo religioso brasileiro e deste modo, assim como o racismo racial, que apesar de ter sido alçado a crime imprescritível e inafiançável na Constituição de 1988, resiste ao tempo e agride de morte o nosso processo de democratização, mesmo que políticas públicas como forma de diminuir a intolerância contra as religiões africanas tenham sido implantada, ainda assim o preconceito contra essas religiões tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Sendo assim, O presente trabalho demonstra e apresenta os desafios na implementação da Lei n. 11.645/08 no espaço escolar, neste sentido tece, a reflexão sobre a aplicação da referida lei. A lei em questão tem como objetivo o ensino da história da cultura afro e indígena em sala de aula, de acordo com as orientações, e as diretrizes do Ministério da educação. Para tanto pretendemos demonstrar a falta de preparo por parte dos responsáveis diretos na implantação da lei pesquisada, assim como identificar as lacunas existentes na construção da mesma, e o negacionismo por parte de alguns profissionais da educação que tende a manter uma visão colonial quando se trata da cultura afro-religiosa na educação básica. No que se refere a metodologia, nossa escolha teórica foi o pensamento descolonial, em função de presumirmos que a implantação de políticas públicas direcionadas as leis que possam exterminar de vez o racismo religioso, contribua para uma convivência pacífica entre alunos, professores, gestores escolares, e responsáveis pelos alunos, e assim possa erradicar de vez essa visão colonial que tanto tem contribuído para os constantes ataques por parte de alunos, e professores, entre outros, aos adeptos das religiões de matrizes africanas que fazem parte da comunidade escolar, em destaque para professores e alunos. Dessa forma nos balizamos especialmente nos seguintes autores: Alex Kiefer, Aníbal Quijano, Cristina Borges, Henrique Dussel, Kabemgele Munanga, Reginaldo Prandi, Walter Mignolo, de modo a comprovar nossa hipótese. Sendo que o procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi a pesquisa documental, composta por documentos oficiais cedidos pela escola pesquisada, entre eles livros didáticos, planos de ensino e o Projeto Político Pedagógico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-08-17T13:47:18Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ricardo Wilame Santana de Almeida.pdf: 36884211 bytes, checksum: 093c48ec5daefa0df4ca134980828543 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfro-brasileiraspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectImplantaçãopt_BR
dc.subjectLeipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCultura afro-religiosa na Educação Básica: desafios na implementação da Lei nº 11.645/08 no espaço escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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