Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.creatorTheotonio, Amanda Binda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9929527471645831pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-15T16:29:33Z-
dc.date.available2022-06-30-
dc.date.available2022-08-15T16:29:33Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/477-
dc.description.abstractThe present work will analyze the presence of the goddess Asherah in the teaching materials of the curricular component of Religious Education in the Elementary School course and propose a teaching material that recovers her presence, according to the history of Israel and its culture. This component is provided for in the Federal Constitution and in the National Curricular Common Base (BNCC). This work is divided into three parts: first, analysis of the component of Religious Education in elementary schools according to the Federal Constitution and the guidelines for training professionals to act as teachers of Religious Education; the second part will be a presentation of the history of Israel, its origin according to ancient, new and biblical historiography, as well as the presence of the goddess Asherah in the biblical narrative and in archeology, from Finkelstein, Silberman, Liverani and To owe; the third and last part is dedicated to the mapping and analysis of didactic materials of Religious Education in Greater Vitória from the guidelines of the BNCC, the characteristics of the goddess and her importance and the proposal of a didactic material of the curricular component of Religious Education according to some parameters of the manuals for the production of teaching materials that recover the presence of Asherah in the history of Israel, from authors such as Cordeiro, Otterman, Ribeiro.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho irá analisar a presença da deusa Asherah nos materiais didáticos do componente curricular do Ensino Religioso no curso do Ensino Fundamental e propor um material didático que recupere sua presença, de acordo com a história de Israel e sua cultura. Esse componente está previsto na Constituição Federal e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho está dividido em três partes: primeira, análise do componente do Ensino Religioso nas escolas fundamentais de acordo com a Constituição Federal e as diretrizes para formação dos profissionais para atuarem como professores do Ensino Religioso; a segunda parte será uma apresentação da história de Israel, sua origem de acordo com a historiografia antiga, a nova e a narrativa bíblica, assim como a presença da deusa Asherah na narrativa Bíblica e na arqueologia, a partir de Finkelstein, Silberman, Liverani e Dever; a terceira e última parte se dedica ao mapeamento e análise dos materiais didáticos do Ensino Religioso na Grande Vitória a partir das diretrizes da BNCC, as características da deusa e sua importância e a proposta de um material didático do componente curricular do Ensino Religioso de acordo com alguns parâmetros dos manuais para a produção de materiais didáticos que recupere a presença de Asherah na história de Israel, a partir de autores como Cordeiro, Otterman, Ribeiro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-08-15T16:29:33Z No. of bitstreams: 1 TCC - Amanda Binda Theotonio.pdf: 19454782 bytes, checksum: 8db477dfc65fcb53973cfd5f5ac72b84 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-15T16:29:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Amanda Binda Theotonio.pdf: 19454782 bytes, checksum: 8db477dfc65fcb53973cfd5f5ac72b84 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALBERTZ, Rainer. Historia de la religión de Israel en tiempos del Antiguo Testamento: de los comienzos hasta el final de la monarquia. Madri: Trotta, 1999. ANTUNES, Celso. O uso inteligente dos livros didáticos e paradidáticos. São Paulo: Paulus, 2012. BÍBLIA de Jerusalém: Nova edição revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico#:~:text=Em%2020%20de%20dezembro%20de,Nacional%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20(CNE). Acesso em: 20 out. 2020 BNCC – Base nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri Andréas; STRECK, Gisela Isolde Waechter. Ensino Religioso e Docência em formação. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2013. Acesso em: 16 out. 2020. BRANDENBURG, Laude Erandi; WACHS, Manfredo Carlos; KLEIN, Remí. Fenômeno religioso e metodologias: VI simpósio de ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2009. Acesso em: 16 out. 2020. BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao37.htm. Acesso em: 16 out. 2020. BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm. Acesso em: 16 out. 2020. BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1967 - Emenda Constitucional no 1/1969. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituicao/Constituicao67EMC69.htm. Acesso em: 16 out. 2020. BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 16 out. 2020. BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 out. 2020. BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 16 out. 2020. BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao67.htm. Acesso em: 16 out. 2020. CARNIATO, Maria Inês. A religião no mundo, 6º ano: aluno. São Paulo: Paulinas, 2010. CARNIATO, Maria Inês. Diversidade religiosa no mundo atual, 8º ano: aluno. São Paulo: Paulinas, 2010. CARNIATO, Maria Inês. Expressões do sagrado na humanidade, 7º ano: aluno. São Paulo: Paulinas, 2010. CARNIATO, Maria Inês. Nossa opção religiosa, 9º ano: aluno. São Paulo: Paulinas, 2010. CARNIATO, Maria Inês. Somos capazes de comunicar: 3ª série. São Paulo: Paulinas, 2002. CARNIATO, Maria Inês. Somos capazes de comunicar: 4ª série. São Paulo: Paulinas, 2002. CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Conselho Nacional da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 out. 2020 Como faço a produção de material didático?. Disponível em: https://moodle.ifsc.edu.br/mod/book/tool/print/index.php?id=36093. Acesso em: 20 out. 2020 Como faço a produção de material didático?. Disponível em: https://moodle.ifsc.edu.br/mod/book/tool/print/index.php?id=36093. Acesso em: 20 out. 2020 CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer nº 97/99. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp097_99.pdf. CORDEIRO, Ana Luisa Alves. Asherah, A Deusa Proibida. In: REIMER, Ivone Richter. Imaginários da divindade: textos e interpretações. Goiânia: UCG; São Leopoldo: Oikos, 2008. CORDEIRO, Ana Luisa Alves. Onde estão as deusas? Asherah, a Deusa proibida, nas linhas e entrelinhas da Bíblia. São Leopoldo: Cebi, 2011. CORDEIRO, Ana Luisa Alves. Recuperando o imaginário da deusa: estudo sobre a divindade Aserá no antigo Israel. p. 27. Tese (Mestrado em Ciências da Religião) – Ciências da Religião e Ciências Humanas - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2009. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/1019/1/ANA%20LUISA%20ALVES%20CORDEIRO.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021. CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Ensino Religioso e formação docente. In: SENA, Luiza. Ensino Religioso e Formação Docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. CROATTO, S. J. La Diosa Asherá en el Antiguo Israel el: aporte epigráfico de la arqueologia. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, n. 38, p. 32-44, 2001. DEVER, William G. Did God have a wife? Archaeology and folk religion in anciente Israel. Michigan: WM. B. Eerdmans, 2005. DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. São Leopoldo: Sinodal, 1997. DURAN, Ednilce. Crescer com alegria e fé. São Paulo: FTD, 2019. ELIADE, Mircea. História das crenças e das ideias religiosas: da idade da pedra aos mistérios de elêusis. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. FINKELSTEIN, Israel. O reino esquecido: Arqueologia e história de Israel Norte. São Paulo: Paulus, 2015. FINKELSTEIN, Israel; SILBERMAN, Neil Asher. A Bíblia desenterrada: A visão arqueológica do antigo Israel e das origens dos seus textos sagrados. Petrópolis: Vozes, 2018. FOHRER, George. História da Religião de Israel. São Paulo: Academia Cristã/Paulus. 2006. FUV – Informações sobre a Licenciatura em Ciências das Religiões, disponível em: https://fuv.edu.br/cursos-vida-academica/cursos-a-distancia/licenciatura-em-ciencias-das-religioes. Acesso em: 06 nov. 2021. FUV- Portaria do MEC. Disponível em: https://fuv.edu.br/cursos-vida-academica/cursos-a-distancia/licenciatura-em-ciencias-das-religioes/portaria-licenciatura-em-ciencias-das-religioes. Acesso em: 06 nov. 2021. GILZ, Claudino. O livro didático na formação do professor de Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2009. GOTTWALD, Norman Karol. As tribos de Iahweh: uma sociologia da religião de Israel liberto. São Paulo: Paulinas, 1986. GUNNEWEG, Antonius H. J. História de Israel: dos primórdios até Bar Kochba e de Theodor Herzl até os nossos dias. São Paulo: Teológica, 2005. HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006. INCONTRI, Dora, BIGHETO, Alessandro Cesar. Todos os jeitos de crer: ensino inter-religioso: vidas. São Paulo: Ática, 2011. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2015. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Formação do Professor de Ensino Religioso: Um Processo em Construção no Contexto Brasileiro. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, p. 62-84, jun. 2010. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2008. JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí. Compêndio do ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2017. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; RODRIGUES, Edile Maria Fracaro Rodrigues. A formação do professor de Ensino Religioso: o impacto sobre a identidade de um componente curricular. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 6, n. 2, p.587-609, maio/ago. 2014. KAEFER, José Ademar. Arqueologia das terras da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2012. KLEIN, Remí. Formação docente na área do ensino religioso: socialização de projeto de pesquisa em curso de pedagogia no RS. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba. 2011. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCACAO. Lei 9.394, art. 2. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=Art.%202%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20dever,sua%20qualifica%C3%A7%C3%A3o%20para%20o%20trabalho. Acesso em: 11 dez. 2020. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCACAO. Lei 9.394, art. 33. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=Art.%202%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20dever,sua%20qualifica%C3%A7%C3%A3o%20para%20o%20trabalho. Acesso em: 20 out. 2020. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 out. 2020 LEI Nº 9.475, DE 22 DE JULHO DE 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/L9475.htm#art1. Acesso em: 06 nov. 2021. LIONÇO, Tatiana. Educação e Laicidade. Brasília: UNESCO: Letras Livres: EdUnB, 2010. LIVERANI, Mario. Para além da bíblia: história antiga israel. São Paulo: Loyola/Paulus, 2008. MANUAL DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. UNICET: Tocantins. [s.d]. Matos, Sue’Hellen Monteiro de. As Sagradas de Asherah: Culto à Deusa no Antigo Israel. Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 352-370, jan./jun. 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Artigo 6º da Resolução CNE/CP 1/2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 nov. 2021. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Resolução CNE/CEB nº 2, de 7 de abril de 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb02_98.pdf. Acesso em: 06 nov. 2021. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento preliminar disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=105091-bnc-formacao-de-professores-v0&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 nov. 2021. OTTERMAN, Monika, 2004 apud REIMER, Ivoni Richter. Imaginários da divindade: textos e interpretações. São Leopoldo: Oikos, 2008. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018. Conselho Nacional da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2019-pdf/105531-rcp005-18/file. Acesso em: 12 fev. 2022. CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Conselho Nacional da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 fev. 2022. RIBEIRO, Osvaldo Luiz. A deusa do efa: hipótese de interdição ao culto de Asherah em Zc 5,5-11. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 6, n. 1, p. 191-208, jan./abr. 2014. RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Ambiguidades e Insuficiências: uma análise da área ensino religioso na base nacional comum curricular. Caminhos, v. 18, p. 79-94, 2020. RIBEIRO, Osvaldo Luiz. As mulheres do efa: epílogo da interdição da deusa e do feminino na Judá pós-exílica. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 7, n. 1, p. 227-253, jan./abr. 2015. RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Yahweh como um deus outsider: duas hipóteses explicativas para a introdução do culto de Yahweh em Israel. Ágora, Vitória, n. 23, p. 13-29, 2016. SANTIDRIÁN, Pedro R. Dicionário básico das religiões. São Paulo: Santuário, 2005. SILVA, Andreza Regina Lopes da; Spanhol, Fernando José. Diretrizes para Elaboração de Material Didático na Educação a Distância. Florianópolis. 2014. SILVEIRA, Emerson Sena da; JUNQUEIRA, Sérgio. O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o ensino fundamental. Petrópolis: Vozes. 2020. SOUSA, José Vieira de. Guia de elaboração de materiais didáticos para uso na educação a distância: subsídios pedagógicos e orientações gerais em uma abordagem construtivo-colaborativa. ENFAM: [s.l.], [s.d.]. UFES. Cursos na modalidade presencial. Disponível em: https://prograd.ufes.br/listacursos. Acesso em: 06 nov. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectIsraelpt_BR
dc.subjectAsherahpt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleRecuperando a deusa do Antigo Testamento no componente curricular do Ensino Religiosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Amanda Binda Theotonio.pdfTCC - Amanda Binda Theotonio19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.