Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/477
Tipo: Dissertação
Título: Recuperando a deusa do Antigo Testamento no componente curricular do Ensino Religioso
Autor(es): Theotonio, Amanda Binda
Primeiro Orientador: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Resumo: O presente trabalho irá analisar a presença da deusa Asherah nos materiais didáticos do componente curricular do Ensino Religioso no curso do Ensino Fundamental e propor um material didático que recupere sua presença, de acordo com a história de Israel e sua cultura. Esse componente está previsto na Constituição Federal e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho está dividido em três partes: primeira, análise do componente do Ensino Religioso nas escolas fundamentais de acordo com a Constituição Federal e as diretrizes para formação dos profissionais para atuarem como professores do Ensino Religioso; a segunda parte será uma apresentação da história de Israel, sua origem de acordo com a historiografia antiga, a nova e a narrativa bíblica, assim como a presença da deusa Asherah na narrativa Bíblica e na arqueologia, a partir de Finkelstein, Silberman, Liverani e Dever; a terceira e última parte se dedica ao mapeamento e análise dos materiais didáticos do Ensino Religioso na Grande Vitória a partir das diretrizes da BNCC, as características da deusa e sua importância e a proposta de um material didático do componente curricular do Ensino Religioso de acordo com alguns parâmetros dos manuais para a produção de materiais didáticos que recupere a presença de Asherah na história de Israel, a partir de autores como Cordeiro, Otterman, Ribeiro.
Resumo Alternativo: The present work will analyze the presence of the goddess Asherah in the teaching materials of the curricular component of Religious Education in the Elementary School course and propose a teaching material that recovers her presence, according to the history of Israel and its culture. This component is provided for in the Federal Constitution and in the National Curricular Common Base (BNCC). This work is divided into three parts: first, analysis of the component of Religious Education in elementary schools according to the Federal Constitution and the guidelines for training professionals to act as teachers of Religious Education; the second part will be a presentation of the history of Israel, its origin according to ancient, new and biblical historiography, as well as the presence of the goddess Asherah in the biblical narrative and in archeology, from Finkelstein, Silberman, Liverani and To owe; the third and last part is dedicated to the mapping and analysis of didactic materials of Religious Education in Greater Vitória from the guidelines of the BNCC, the characteristics of the goddess and her importance and the proposal of a didactic material of the curricular component of Religious Education according to some parameters of the manuals for the production of teaching materials that recover the presence of Asherah in the history of Israel, from authors such as Cordeiro, Otterman, Ribeiro.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Israel
Asherah
Material Didático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/477
Data do documento: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Amanda Binda Theotonio.pdfTCC - Amanda Binda Theotonio19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.