Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/475
Tipo: Dissertação
Título: O imaginário do Candomblé Ketu: práticas de ensino afrorreferenciadas nas aulas de História no Ensino Fundamental e Médio nas Escolas Públicas do Espírito Santo
Autor(es): Moraes, Onildo de Souza
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mario
Segundo membro da banca: Stephanini, Valdir
Terceiro membro da banca: Jardim, Adriano Pereira
Resumo: A pesquisa tem como tema geral: “O imaginário do candomblé ketu: práticas de ensino afrorreferenciadas nas aulas de história no ensino fundamental e médio nas escolas públicas do espírito santo”, cuja pretensão visa esclarecer o trajeto que originou, e trouxe ao mundo simbólico os signos que formam o Candomblé ketu-nagô, alicerçado na teoria das estruturas antropológicas da imagem de Gilbert Durand. A análise do fenômeno religioso, das religiões de inspiração africana, concentrou-se entre o final do século XVIII até meados do século XIX na Bahia. Os sujeitos históricos da pesquisa foram os povos afro-diaspóricos e falantes do idioma yorubá, cujo amálgama cultural serviu de centelha ao advento da religião nagô-yorubá em Salvador, tendo como influência o protagonismo das lideranças femininas africanas. Analisamos pelo devaneio onírico humano as imagens negro-africanas, no confronto entre o regime diurno e o regime noturno do imaginário pela ótica duraniana, no sentido de compreender como se operou a construção do imaginário do Candomblé Ketu, pela última grande diáspora africana. Nossa hipótese incipiente repousa em contradições e deformações porque passaram essas imagens pelas investidas do colonialismo epistemicída cristão-ocidental, no desconhecimento do imaginário mitológico e diaspórico que perfaz o Candomblé Ketu, cuja essência cosmogônica está presente nos ìtáns. Por meio do método fenomenológico de resgate da experiência consciente de terreiro, recolhemos esses mitemas nas entrevistas realizadas ao Ilê Axé Palácio de Oxalá - Serra/ES durante a elaboração deste trabalho. Finalmente, reconhecemos as Comunidades Tradicionais de Terreiro como um dos territórios do aquilombamento, bastião da cultura negro-africana em nosso país e atuação na preservação da memória e saber-fazer do povo negro. Não obstante, no aspecto profissional relacionamos conceitos elementares da decolonialidade assentados na afrocentricidade, necessárias para reflexão, combate e enfrentamento do racismo nas escolas, culminando na confecção de um pequeno manual antirracista com vistas de aplicabilidade nas aulas de História do Novo Ensino Médio.
Resumo Alternativo: The imagenery of candomb ketu: afr-referenced teaching practices in history classes in elementary and high schools in public schools of the Espírito Santo has its intention, which aims to develop the theme of trajectory that originated the symbolic world the signs form Candolé-nagô, based on the theory of anthropological structures of the image Gilbert Durand. An analysis of the religious phenomenon, of African-inspired religions, was concentrated between the end of the 18th century and the middle of the 19th century in Bahia. The historical subjects of the research are the Afro-Diasporic peoples and Yoruba speakers, whose cultural amalgam was sparked by the advent of the Nagô-Yorubá religion in Salvador, influenced by the protagonism of African female leaders. We analyze the human dream daydream as black-African images, in the confrontation between the daytime regime and the nocturnal regime of the imaginary from the duranian perspective, in order to understand how the construction of the Candomblé Ketu imaginary works, by the great last African diaspora. Our hypothesis is based on contradictions and deformations because deformations of epistemological images by the onslaughts of the Christian-incidental imaginary, with regard to ideas of epistemicity of the mythological imaginary and is present in the knowledge of the mythological imaginary and is present in the knowledge whose cosmogonic essence is present in the knowledge of the mythological imaginary that makes up Candombléism and is present in the knowledge of its cosmogonic essence. Through the method of rescuing the conscious experience of the terreiro, collected along these mythemes in the interviews carried out in Ilê Axé Palácio de Oxalá - Serra/ES during the elaboration of this work. Finally, we recognize as Traditional Communities of Terreiro as one of the territories of the quilombamento, bastion of black African culture in our country and acting in the preservation of the memory and know-how of the black people. Nevertheless, notwithstanding any aspect related to elementary concepts of decoloniality, aiming to reflect, combat and confront racism in schools, culminating in the construction of a small anti-racist manual with a view to applicability in the History classes of the New High School.
Palavras-chave: Imaginário
Candomblé Ketu
Ìtáns
Afrocentricidade
Decolonialidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/475
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Onildo de Souza Moraes.pdfTCC - Onildo de Souza Moraes26,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.