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dc.contributor.advisor1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee2Terra , Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee3França, Marileide Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2559896753127751pt_BR
dc.creatorTessarole, Cristina de Lacerda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902074483408320pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-15T15:04:09Z-
dc.date.available2022-06-08-
dc.date.available2022-08-15T15:04:09Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/474-
dc.description.abstractRacism and religious intolerance are topics that have been discussed more frequently and the school is one of the main environments where topics of such social relevance can be debated and the main place for the formation of critical citizens. In this work, discrimination and religious racism in the school context will be addressed, since the school environment has great cultural and religious diversity, being a reflection of our society. Therefore, the problem question that will guide this work is "how is Religious Education configured at the Antonio Carneiro Ribeiro State School of Elementary and High School (EEEFM) in Guaçuí - ES?". The general objective of this research is to analyze the practices of Religious Teaching in the mentioned school, in the context of African matrix religions. The specific objectives, on the other hand, seek to: historically contextualize the legislation that normalizes the curriculum of the Religious Teaching discipline in Brazil; understand concepts of religiosity and Science of Religion; understand the panorama of African-based religions in Brazil and religious racism; to investigate how school teachers approach Religious Teaching at school and whether there is religious racism in this environment. Regarding the methodology, the theoretical review part of the work follows the precepts of the exploratory study, through the literature review. The field research methodology is qualitative in nature and the instrument for data collection was a semi-structured questionnaire. In the specific case of the researched school, it was possible to observe that the teachers of Religious Education do not prioritize a specific religion, however, they also do not approach, during the year, the ethnic-racial theme, which, in itself, is already a forms religious racism, since it is a form of erasure and silencing of a considerable representative part of Afro-Brazilian culture.pt_BR
dc.description.resumoRacismo e intolerância religiosa são temas têm sido discutidos com mais frequência e a escola é um dos ambientes principais onde temas de tamanha relevância social podem ser debatidos e local principal da formação de cidadãos críticos. Neste trabalho será abordada a discriminação e o racismo religioso no contexto escolar, uma vez que o ambiente escolar possui grande diversidade cultural e religiosa, sendo um reflexo de nossa sociedade. Portanto, a pergunta problema que norteará este trabalho é “como se configura o Ensino Religioso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antonio Carneiro Ribeiro em Guaçuí – ES?”. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as práticas do Ensino Religioso na escola mencionada, no contexto das religiões de matriz africanas. Já os objetivos específicos buscam: contextualizar historicamente a legislação que normaliza o currículo da disciplina Ensino Religioso no Brasil; Compreender conceitos de religiosidade e Ciência da Religião; Entender o panorama das religiões de matriz africana no Brasil e do racismo religioso; Investigar como os professores da escola abordam o Ensino Religioso na escola e se existe racismo religioso nesse ambiente. Sobre a metodologia, a parte de revisão teórica do trabalho segue os preceitos do estudo exploratório, por meio da revisão bibliográfica. Já a metodologia da pesquisa de campo é de natureza qualitativa e o instrumento para coleta dos dados foi um questionário semiestruturado. No caso específico da escola pesquisada, foi possível observar que os professores de Ensino Religioso não priorizam uma religião em específico, contudo, também não abordam, no decorrer do ano, a temática étnico-racial, o que, por si só, já é uma forma de racismo religioso, posto que traz o apagamento e o silenciamento de parte representativa considerável da cultura afro-brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-08-15T15:04:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Cristina de Lacerda Tessarole.pdf: 30614696 bytes, checksum: 79048579ea5749462e4608a420976654 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade Religiosapt_BR
dc.subjectReligiosidadespt_BR
dc.subjectMatrizes africanaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDiversidade e racismo religioso no ensino fundamental na escola EEEFM Antônio Carneiro Ribeiro em Guaçuí – ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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