Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/474
Tipo: Dissertação
Título: Diversidade e racismo religioso no ensino fundamental na escola EEEFM Antônio Carneiro Ribeiro em Guaçuí – ES
Autor(es): Tessarole, Cristina de Lacerda
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Segundo membro da banca: Terra , Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: França, Marileide Gonçalves
Resumo: Racismo e intolerância religiosa são temas têm sido discutidos com mais frequência e a escola é um dos ambientes principais onde temas de tamanha relevância social podem ser debatidos e local principal da formação de cidadãos críticos. Neste trabalho será abordada a discriminação e o racismo religioso no contexto escolar, uma vez que o ambiente escolar possui grande diversidade cultural e religiosa, sendo um reflexo de nossa sociedade. Portanto, a pergunta problema que norteará este trabalho é “como se configura o Ensino Religioso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antonio Carneiro Ribeiro em Guaçuí – ES?”. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as práticas do Ensino Religioso na escola mencionada, no contexto das religiões de matriz africanas. Já os objetivos específicos buscam: contextualizar historicamente a legislação que normaliza o currículo da disciplina Ensino Religioso no Brasil; Compreender conceitos de religiosidade e Ciência da Religião; Entender o panorama das religiões de matriz africana no Brasil e do racismo religioso; Investigar como os professores da escola abordam o Ensino Religioso na escola e se existe racismo religioso nesse ambiente. Sobre a metodologia, a parte de revisão teórica do trabalho segue os preceitos do estudo exploratório, por meio da revisão bibliográfica. Já a metodologia da pesquisa de campo é de natureza qualitativa e o instrumento para coleta dos dados foi um questionário semiestruturado. No caso específico da escola pesquisada, foi possível observar que os professores de Ensino Religioso não priorizam uma religião em específico, contudo, também não abordam, no decorrer do ano, a temática étnico-racial, o que, por si só, já é uma forma de racismo religioso, posto que traz o apagamento e o silenciamento de parte representativa considerável da cultura afro-brasileira.
Resumo Alternativo: Racism and religious intolerance are topics that have been discussed more frequently and the school is one of the main environments where topics of such social relevance can be debated and the main place for the formation of critical citizens. In this work, discrimination and religious racism in the school context will be addressed, since the school environment has great cultural and religious diversity, being a reflection of our society. Therefore, the problem question that will guide this work is "how is Religious Education configured at the Antonio Carneiro Ribeiro State School of Elementary and High School (EEEFM) in Guaçuí - ES?". The general objective of this research is to analyze the practices of Religious Teaching in the mentioned school, in the context of African matrix religions. The specific objectives, on the other hand, seek to: historically contextualize the legislation that normalizes the curriculum of the Religious Teaching discipline in Brazil; understand concepts of religiosity and Science of Religion; understand the panorama of African-based religions in Brazil and religious racism; to investigate how school teachers approach Religious Teaching at school and whether there is religious racism in this environment. Regarding the methodology, the theoretical review part of the work follows the precepts of the exploratory study, through the literature review. The field research methodology is qualitative in nature and the instrument for data collection was a semi-structured questionnaire. In the specific case of the researched school, it was possible to observe that the teachers of Religious Education do not prioritize a specific religion, however, they also do not approach, during the year, the ethnic-racial theme, which, in itself, is already a forms religious racism, since it is a form of erasure and silencing of a considerable representative part of Afro-Brazilian culture.
Palavras-chave: Diversidade Religiosa
Religiosidades
Matrizes africanas
Educação
Ensino Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/474
Data do documento: 8-Jun-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cristina de Lacerda Tessarole.pdf29,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.