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dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Emerson Sena da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373911393003409pt_BR
dc.creatorMartins, Sirlei Anacleto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9103216672283736pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T16:51:03Z-
dc.date.available2022-02-25-
dc.date.available2022-07-07T16:51:03Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/470-
dc.description.abstractThe present research intends to perceive how the Religion Education (RE) can be an instrument to combat Bullying in the Youth and Adult Education (YAE), in EMEF Oliveira Castro, as well evidence its importance in the citizen formation of this public. In face of this context, the main of goal of this research is to Analyze how the RE can contribute to the awareness of Bullying in YAE. Among the goals are to comprehend the relevance of RE to the citizen formation of this public; to characterize the bullying and the YAE in regular school; to verify how the Religion Education takes place in the fight against bullying in YAE and, lastly, to elaborate a course’s plan to the subject of RE in the perspective of constitute it as a skillful tool in the combat of bullying in schools. The justification of choosing the theme of this research was based on the experiences and observations of the researcher as a teacher of YAE in the municipal public network of Cariacica-ES, with quiet restlessness and discomfort (in face of the witnessed situations by the students of this modality, about psychological suffering in recurrency of bullying) which generate in the researcher, a great desire of positive transformation. As methodology of study, it was used bibliographical and documental research. The triggering place of this research is Escola Municipal Oliveira Castro, in the YAE modality, where the bullying still present, and it isn’t always easy the perception of some of the teachers and the pedagogical team to identify this practice. The frequency of this phenom in school environment, generates an oscillating and not enhancer for the learning education.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa intenciona perceber como o Ensino Religioso (ER) pode ser instrumento de combate ao Bullying na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na EMEF Oliveira Castro, bem como evidenciar sua importância na formação cidadã deste público. Diante deste contexto, esta tem como objetivo principal analisar como o ER pode contribuir na conscientização do bullying na EJA. Entre os objetivos destacam-se: compreender a relevância do ER para a formação cidadã deste público; caracterizar o bullying e a EJA na escola regular; verificar como se dá o ensino religioso no enfrentamento ao bullying na EJA e, por fim, elaborar um plano de curso para a disciplina de ER na perspectiva de constituí-la hábil ferramenta no combate ao bullying nas escolas. A justificativa da escolha da temática desta pesquisa deu-se em função da vivência e das observações da pesquisadora enquanto professora da EJA da rede pública municipal de Cariacica-ES, com certa inquietação e desconforto (diante de situações presenciadas pelos estudantes dessa modalidade, sobre sofrimento psicológico em recorrência de bullying) o que gerou na pesquisadora, grande desejo de transformação positiva. Como metodologia de estudo, utilizou-se das pesquisas bibliográfica e documental. O local disparador da pesquisa é a Escola Municipal Oliveira Castro, na modalidade EJA, onde o bullying ainda se faz presente, e que nem sempre é fácil a percepção por parte dos docentes e da equipe pedagógica para a identificação dessa prática. A frequência deste fenômeno em ambiente escolar, gera um contexto oscilante e despotencializador para o ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-07-07T16:51:03Z No. of bitstreams: 1 TCC - Sirlei Anacleto Martins.pdf: 17700046 bytes, checksum: 1dbf5b9302915b7929ae2c890a3a25e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-07T16:51:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Sirlei Anacleto Martins.pdf: 17700046 bytes, checksum: 1dbf5b9302915b7929ae2c890a3a25e7 (MD5) Previous issue date: 2022-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO BULLYING NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL OLIVEIRA CASTRO, CARIACICA/ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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