Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/470
Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO BULLYING NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL OLIVEIRA CASTRO, CARIACICA/ES
Autor(es): Martins, Sirlei Anacleto
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Silveira, Emerson Sena da
Resumo: A presente pesquisa intenciona perceber como o Ensino Religioso (ER) pode ser instrumento de combate ao Bullying na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na EMEF Oliveira Castro, bem como evidenciar sua importância na formação cidadã deste público. Diante deste contexto, esta tem como objetivo principal analisar como o ER pode contribuir na conscientização do bullying na EJA. Entre os objetivos destacam-se: compreender a relevância do ER para a formação cidadã deste público; caracterizar o bullying e a EJA na escola regular; verificar como se dá o ensino religioso no enfrentamento ao bullying na EJA e, por fim, elaborar um plano de curso para a disciplina de ER na perspectiva de constituí-la hábil ferramenta no combate ao bullying nas escolas. A justificativa da escolha da temática desta pesquisa deu-se em função da vivência e das observações da pesquisadora enquanto professora da EJA da rede pública municipal de Cariacica-ES, com certa inquietação e desconforto (diante de situações presenciadas pelos estudantes dessa modalidade, sobre sofrimento psicológico em recorrência de bullying) o que gerou na pesquisadora, grande desejo de transformação positiva. Como metodologia de estudo, utilizou-se das pesquisas bibliográfica e documental. O local disparador da pesquisa é a Escola Municipal Oliveira Castro, na modalidade EJA, onde o bullying ainda se faz presente, e que nem sempre é fácil a percepção por parte dos docentes e da equipe pedagógica para a identificação dessa prática. A frequência deste fenômeno em ambiente escolar, gera um contexto oscilante e despotencializador para o ensino aprendizagem.
Resumo Alternativo: The present research intends to perceive how the Religion Education (RE) can be an instrument to combat Bullying in the Youth and Adult Education (YAE), in EMEF Oliveira Castro, as well evidence its importance in the citizen formation of this public. In face of this context, the main of goal of this research is to Analyze how the RE can contribute to the awareness of Bullying in YAE. Among the goals are to comprehend the relevance of RE to the citizen formation of this public; to characterize the bullying and the YAE in regular school; to verify how the Religion Education takes place in the fight against bullying in YAE and, lastly, to elaborate a course’s plan to the subject of RE in the perspective of constitute it as a skillful tool in the combat of bullying in schools. The justification of choosing the theme of this research was based on the experiences and observations of the researcher as a teacher of YAE in the municipal public network of Cariacica-ES, with quiet restlessness and discomfort (in face of the witnessed situations by the students of this modality, about psychological suffering in recurrency of bullying) which generate in the researcher, a great desire of positive transformation. As methodology of study, it was used bibliographical and documental research. The triggering place of this research is Escola Municipal Oliveira Castro, in the YAE modality, where the bullying still present, and it isn’t always easy the perception of some of the teachers and the pedagogical team to identify this practice. The frequency of this phenom in school environment, generates an oscillating and not enhancer for the learning education.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Bullying
EJA
Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/470
Data do documento: 25-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sirlei Anacleto Martins.pdfTCC - Sirlei Anacleto Martins17,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.