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metadata.dc.type: Dissertação
Title: MÍDIA E RELIGIÃO: O USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
metadata.dc.creator: SOUSA, ANTONIO JUNIO ALVES DE
metadata.dc.contributor.advisor1: Ulrich, Claudete Beise
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Ronaldo de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: La Paz, Nivia Ivette Núñez de
metadata.dc.contributor.referee3: Ulrich, Claudete Beise
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa aborda mídia e religião: o uso dos meios de comunicação na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Apresenta um breve histórico da Igreja Adventista do Sétimo e sua inserção no Brasil, bem como o uso da mídia escrita por esta igreja. Aponta para o uso das tecnologias, sua finalidade e benefícios, bem como seus malefícios se usada de forma indiscriminada e sem equilíbrio, acarretando problemas de relacionamentos e de interação com o meio em que se vive. Considera, também, como as mídias modernas influenciaram o mundo religioso, especificamente a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi observado que, atualmente, igrejas se equipam e investem muitos recursos nesses meios para alcançar novos fiéis, propagar suas crenças, bem como prestar serviços e informações à comunidade em geral. Relata a fundação da primeira rádio adventista do Sétimo Dia no Brasil e a transformação desta primeira emissora no sistema Novo Tempo de Comunicação. A pesquisa de caráter qualitativo, com questionário estruturado, realizada com estudantes de graduação em teologia da Faculdade Unida de Vitória aponta, especialmente, para a relevância e influência da Rede Novo Tempo de Comunicação, sendo ainda o Rádio o meio de comunicação mais acessado.
Abstract: This research addresses media and religion: the use of the media in the Seventh-day Adventist Church. It presents a brief history of the Seventh-day Adventist Church and its insertion in Brazil as well as the use of media written by this church. It points to the use of the Technologies, its purpose and benefits, as well as its harms if used indiscriminately and without balance, causing problems of relationships and interaction with the environment in which one lives. It also notes how modern media have influenced the religious world, specifically the Seventh-day Adventist Church. It has been observed that churches today equip themselves and invest many resources in these media to reach out to new believers, to propagate their beliefs as well as to provide services and information to the wider community. It reports on the foundation of the first Seventh-day Adventist radio in Brazil and the transformation of this first station in the New Communication Time system. The qualitative research, with a structured questionnaire, carried out with undergraduate students in Theology of the Faculdade Unida of Vitoria, points especially to the relevance and influence of New Communication Time system, being that radio is still the most accessed medium.
Keywords: Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ciências da Religião, Mídias, Meios de Comunicação.
Seventh-day Adventist Church, Science of Religion, Means of Communication, Media Certificado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/47
Issue Date: 29-Jun-2017
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