Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/466
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO E DEMOCRACIA: EXPRESSÕES RELIGIOSAS DAS FESTAS JUNINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE VILA VELHA-ES
Autor(es): Mazuco, Maria Catarina Alves
Primeiro Orientador: McGeoch, Graham Gerald
Primeiro membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Vilhena , Valéria Cristina
Resumo: A proposta deste estudo consiste em investigar, nas escolas públicas de Vila Velha/Es os aspectos referentes aos fenômenos religiosos e as práticas culturais presentes nas festas juninas realizadas tanto unidades municipais de Educação Infantil (Umei) quanto nas Unidades de Ensino fundamental (Umef) de Vila Velha/Es, tendo em vista compreender o que pensam as famílias, os/as alunos/as, os/as professores/as e os/as gestores/as sobre a religiosidade que emerge dessas festas e/ou do imaginário das pessoas que as levam a ter atitudes preconceituosas no ambiente escolar estimulando o preconceito e a exclusão, confundindo, influenciando ou alienando a identidade cultural e religiosa dos/as estudantes. Diante do exposto, surgiu a questão problema para esta dissertação que buscou responder “como as práticas religiosas dialogam com a gestão democrática da escola influenciando na formação humana dos sujeitos desde a Educação Infantil frente aos preconceitos religiosos sobre as festas juninas escolares? Sob essa perspectiva, adota-se como referencial teórico o pensamento de Boaventura de Sousa Santos sobre a liberdade e a participação democrática e o conceito antropológicos de religião a partir da interpretação de Clifford Geertz, o qual permite inferir que as práticas culturais como resultado da religião dos indivíduos de determinadas sociedades. Desta maneira pode-se dizer que o horizonte teórico desta dissertação está pautado na trajetória dos direitos humanos voltados para a construção de um/a cidadão/ã crítico e reflexivo que respeite a cultura de seus semelhantes. Vale destacar que a pesquisa supramencionada se constitui de um estudo bibliográfico qualitativo, seguido de estudo de caso de duas escolas que constituem o cenário da pesquisa, no qual os estudantes, pais e professores/as são os sujeitos investigados por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Conclui-se que o diálogo reflexivo entre a gestão democrática e as práticas religiosas se fortalecem e tornam-se possível por meio das legislações vigentes entre elas a aprovação e implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação (BNCC), garantindo ao estudante o direito ao conhecimento, às interações e à escolha por sua identidade religiosa assumindo as práticas culturais de seu grupo social e / ou familiar. O produto deste estudo consiste na oferta de uma formação intitulada: “Guia Prático :Oficina Pedagógica” com o objetivo final de ampliar o conhecimento dos pais e professores/as em relação à cultura das festas juninas nas escolas.
Resumo Alternativo: The purpose of this study is to investigate, in public schools in Vila Velha/Es, aspects related to religious phenomena and cultural practices present in June festivals held both in municipal units of Early Childhood Education (Umei) and in Elementary Education Units (Umef) of Vila Velha/Es, with a view to understanding what families, students, teachers and managers think about the religiosity that emerges from these parties and/or from the imagination of the people who lead them to have prejudiced attitudes in the school environment, stimulating prejudice and exclusion, confusing, influencing or alienating the cultural and religious identity of students. In view of the above, the problem question arose for this dissertation that sought to answer "how do religious practices dialogue with the democratic management of the school influencing the human formation of subjects since Early Childhood Education in the face of religious prejudices about the school June parties? From this perspective, the theoretical framework adopted is the thought of Boa Ventura de Sousa Santos on freedom and democratic participation and the anthropological concept of religion from the interpretation of Clifford Geertz, which allows us to infer that cultural practices as a result of religion of individuals in certain societies. In this way, it can be said that the theoretical horizon of this dissertation is based on the trajectory of human rights aimed at the construction of a critical and reflective citizen who respects the culture of their peers. It is worth noting that the aforementioned research consists of a qualitative bibliographic study, followed by a case study of two schools that constitute the research scenario, in which students, parents and teachers are the subjects investigated through the application of semi-structured questionnaires. It is concluded that the reflective dialogue between democratic management and religious practices is strengthened and made possible through current legislation, including the approval and implementation of the National Common Curriculum Base for Education (BNCC), guaranteeing the student the right to knowledge, interactions and the choice for their religious identity, assuming the cultural practices of their social and/or family group. The product of this study is the offer of training entitled: "Practical Guide: Pedagogical Workshop" with the ultimate objective of expanding the knowledge of parents and teachers in relation to the culture of June festivals in schools.
Palavras-chave: Educação Infantil
Práticas Religiosas
Cultura
Ensino Religioso
Gestão Democrática
Festas Religiosas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/466
Data do documento: 11-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Catarina Alves Mazuco.pdfTCC - Maria Catarina Alves Mazuco53,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.