Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/465
Tipo: Dissertação
Título: COMO ADEQUAR O ENSINO RELIGIOSO À APRENDIZAGEM DE PESSOAS AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor(es): Valentim, Maria Geralda Fernandes
Primeiro Orientador: Adriano Filho, José
Primeiro membro da banca: Adriano Filho, José
Segundo membro da banca: Stephanini, Valdir
Terceiro membro da banca: Freitas , Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: O objetivo geral do estudo é analisar o papel do professor ao trabalhar com autistas. Diante deste contexto, a justificativa da pesquisa está no fato de mostrar que o diagnóstico precoce é o primeiro grande instrumento da educação, o que torna o papel docente fundamental, pois é na idade escolar, quando se intensifica a interação social das crianças, que é possível perceber com maior clareza singularidades comportamentais. Até o início do ano de 2013, os manuais em que os profissionais se baseavam para diagnosticar, eram o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Há, portanto, a necessidade de se verificar o papel que os professores tem sido realizado em prol do desenvolvimento dos sujeitos com deficiências altistas em sala de aula. A metodologia foi a pesquisa bibliográfica, sobre a interação entre ensino religioso e o papel do professor ao lida com o autista e uma pesquisa de campo junto a 31 professores da Rede Municipal de Vila Velha, ES. As conclusões mostraram que não há metodologias ou técnicas específicas para o ensino do aluno com espectro autista, mas, sim, grandes possibilidades de aprendizagem. Mas o ensino não precisa estar centrado nas funções formais e nos limites preestabelecidos pelo currículo escolar. A escola necessita se relacionar com a realidade do educando para poder intervir em sua realidade. Ninguém conhece melhor as qualidades de um aluno ou as do seu trabalho do que um bom professor.
Resumo Alternativo: The general objective of the study is to analyze the role of the teacher when working with autistic people. In this context, the justification of the research lies in the fact that it shows that early diagnosis is the first great instrument of education, which makes the teaching role fundamental, since it is at School age, when children’s social interaction is intensified, which is possible to perceive with greater clarity behavioral singularities. Until the beginning of 2013, the manuals on which professionals used to diagnose were the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV) and the International Classification of Diseases (ICD-10). There is, therefore, the need to verify the role that teachers have been playing in favor of the development of subjects with high disabilities in the classroom. The methodology was the bibliographic research, on the interaction between religious education and the role of the teacher when dealing with the autistic and a field research with 31 teachers from the Municipal Network of Vila Velha, ES. The conclusions showed that there are no specific methodologies or techniques for teaching students with autistic spectrum, but there are great learning opportunities, but rather great learning possibilities. But teaching does not need to be centered on formal functions and on the limits pre-established by the school curriculum. The school needs to relate to the reality of the student in order to intervene in their reality. No one knows the qualities of a student or his work better than a good teacher.
Palavras-chave: Professor
Ensino religioso
Escola. Autista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/465
Data do documento: 10-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Geralda Valentim.pdfTCC - Maria Geralda Valentim13,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.