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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorBermudes, Fernanda Emília Jessuino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6296506752271721pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T14:00:09Z-
dc.date.available2022-03-30-
dc.date.available2022-07-07T14:00:09Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/461-
dc.description.abstractReligious Education as part of this study is directly linked to the process of democratization of the school and there are different paths to follow. However, in the midst of this journey there are essential aspects, demarcators of actions limited to the full reach of a democratic school that cannot be disregarded. The first of these is the management style. In this aspect, the emerging need for dialogue between the two major parties involved – manager and school community – is always latent, having to recognize, however, that both coexist with the difficulty of taking the first step. The objective is to analyze how School Management happens from the offer of Religious Education in public schools in relation to the task of constituting and managing democratically characterized teaching spaces in the face of the resumption of religious education from the perspective of the secular State. As specific objectives to verify the characteristics of democratic management in public schools of a secular character; describe about the interface between religion and school from Religious Education; and highlight the possibilities of democratic management with Religious Education as an instrument to guarantee the secular school. The methodological course chosen was the bibliographic research, in which the contributions of Araújo, Cury, Chiavenato, Libâneo, Junqueira, Morin, Paro, Passos, Setton, among other renowned researchers in the area of Religious Education, Administration, Secularism, religion and school management , were indispensable. It can be concluded that the contents, as well as the reflections of the Religious Education component, need to be diversified and follow the model proposed by the Sciences of Religions, which bases and delimits it from the scientific assumptions of the religious phenomenon to students, and that the management democracy emerges as a way out to guarantee the provision of the discipline of Religious Education of a secular character in public schools. In this sense, it can be said that democratic management is an instrument of pedagogical practice in the face of the challenge of guaranteeing the secular character of the public school, which emerges the theme for further studies, based on the assumption that the prevention of intolerance is an exercise education system.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino Religioso enquanto recorte deste estudo está diretamente ligado ao processo de democratização da escola e há diferentes caminhos a trilhar. Entretanto, em meio a essa jornada existem aspectos essenciais, demarcadores de ações circunscritas ao alcance pleno de uma escola democrática que não podem ser desconsiderados. O primeiro deles é o estilo de gestão. Nesse aspecto, está sempre latente a necessidade emergente de diálogo entre as duas grandes partes envolvidas – gestor e comunidade escolar – tendo que se reconhecer, porém, que ambas coexistem com a dificuldade em dar o primeiro passo. O objetivo é analisar como acontece a Gestão Escolar a partir da oferta do Ensino Religioso na escola pública em relação à tarefa de constituir e gerir espaços de ensino democraticamente caracterizada frente à retomada do ensino religioso sob a ótica do Estado laico. Enquanto objetivos específicos constatar as características da gestão democrática na escola pública de caráter laico; descrever a respeito da interface entre religião e escola a partir do Ensino Religioso; e destacar as possibilidades da gestão democrática tendo o Ensino Religioso como instrumento de garantia da escola laica. O percurso metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica, no qual as contribuições de Araújo, Cury, Chiavenato, Libâneo, Junqueira, Morin, Paro, Passos, Setton, dentre outros renomados pesquisadores na área de Ensino Religioso, Administração, Laicidade, religião e gestão escolar, foram indispensáveis. Pode-se concluir que os conteúdos, bem como as reflexões do componente Ensino Religioso, necessitam ser diversificados e seguir o modelo proposto pelas Ciências das Religiões, que o fundamenta e delimita a partir dos pressupostos científicos do fenômeno religioso aos estudantes, e que a gestão democrática desponta como uma saída para a garantia da oferta da disciplina de Ensino Religioso de caráter laico na escola pública. Nesse sentido, pode-se afirmar que a gestão democrática consiste em instrumento de prática pedagógica frente ao desafio de garantir o caráter laico da escola pública, o que desponta a temática para aprofundamento de estudos, partindo do pressuposto de que a prevenção a intolerância é exercício sistemático da educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-07-07T14:00:09Z No. of bitstreams: 1 TCC - Fernanda Emilia Jessuino Bermudes.pdf: 13449091 bytes, checksum: 4e747e1cf7fd0bf0f47cedc4ecdce97a (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectGestão Democrática da Educaçãopt_BR
dc.subjectEstado Laicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR DIANTE DO DESAFIO DE OFERTAR A DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO DE CARÁTER LAICOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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