Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee4Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.contributor.referee5Rodrigues, Nelson Lellis Ramos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8929607194487987pt_BR
dc.creatorPereira, Flavia Cristiane dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9517165224395528pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T17:02:25Z-
dc.date.available2022-02-08-
dc.date.available2022-07-06T17:02:25Z-
dc.date.issued2022-02-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/459-
dc.description.abstractThe rapid advancement of Digital Technologies has provided a huge movement by Basic and Higher Education Institutions to adapt to the use of these technological resources in their teaching activities. To understand this evolutionary process of technologies in the Educational area with an emphasis on School Religious Education, this research proposed to investigate the possibilities and limits of the use of Digital Information and Communication Technologies during the process of training teachers in Religious Education, in light of the contributions of the knowledge of Sciences of Religions, so that the teaching practice becomes more and more enriching in a way that it overflows the knowledge in technological innovations until it reaches the students in the classroom. For this, the approach of the first chapter relates the historical and epistemological aspects of the area of Religious Education, moving on to the second chapter, which comprises the historical, legal, political and methodological aspects of Distance Education, and the third chapter seeks to converge the first two chapters relating the Digital Technologies of Information and Communication with the teaching of School Religious Education. The methodology used in the research process was bibliographical and documentary, enabling the verification of works by different authors with a theoretical framework based on Junqueira, Reimer, Passos, Cunha, Rodrigues, among others. The documentary research was based on normative legislation for both Religious Education and Distance Education in Brazil. Through this research, it was possible to indicate a catalog of possible digital technological resources for the enrichment of the teaching-learning process for the application of School Religious Education contents.pt_BR
dc.description.resumoO rápido avanço das Tecnologias Digitais tem proporcionado um enorme movimento das Instituições de Ensino Básico e Superior, para a adequação à utilização desses recursos tecnológicos em seus fazeres pedagógicos. Para entender este processo evolutivo das tecnologias na área Educacional com ênfase no Ensino Religioso Escolar, a pesquisa propôs investigar as possibilidades e os limites da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante o processo de formação do/a docente do Ensino Religioso, à luz das contribuições dos saberes das Ciências das Religiões, para que a prática docente se torne cada vez mais enriquecedora, de maneira que, transborde os conhecimentos em inovações tecnológicas até que os estudantes em sala de aula sejam atingidos. Para isso, a abordagem do primeiro capítulo relaciona os aspectos históricos e epistemológicos da área de Ensino Religioso, seguindo para o segundo capítulo que compreende os aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos da Educação a Distância, e o terceiro capítulo busca convergir os dois primeiros, relacionando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com a docência do Ensino Religioso Escolar. A metodologia utilizada no processo de pesquisa foi bibliográfica e documental, possibilitando a verificação de trabalhos de diversos autores com um quadro teórico baseado em Junqueira, Reimer, Passos, Cunha, Rodrigues, entre outros. A pesquisa documental foi baseada em legislações normatizadoras tanto do Ensino Religioso quanto da Educação a Distância no Brasil. Mediante esta pesquisa, pode-se indicar um catálogo de possíveis recursos tecnológicos digitais para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem para a aplicação dos conteúdos do Ensino Religioso Escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-07-06T17:02:25Z No. of bitstreams: 1 TCC - Flávia Cristiane dos Reis Pereira.pdf: 16607036 bytes, checksum: a0c8cf727e42d3de9cdb325499f563cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-06T17:02:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Flávia Cristiane dos Reis Pereira.pdf: 16607036 bytes, checksum: a0c8cf727e42d3de9cdb325499f563cf (MD5) Previous issue date: 2022-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesADFAS. STF: Ensino Religioso nas escolas públicas. 11 jul. 2018. Disponível em: http://adfas.org.br/2018/07/11/stf-ensino-religioso-nas-escolas-publicas/. Acesso em: 04 jan. 2021. AHNERT, Elorania K. Educação e religião: as manifestações religiosas no ambiente escolar e a construção de uma cultura de paz. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. ALMEIDA Gisele S.; SILVA Rafael M. M.; MARQUES Janote P. Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios para lecionar em uma sociedade plurirreligiosa. Revista Educação & Ensino, Fortaleza, v. 3 n. 2, p. 71-88, 2019. Disponível em: http://189.112.186.202/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/42. Acesso em: 09 out. 2021. ALMEIDA, Maria E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. ALVES, João R. M. Educação a distância e as novas tecnologias de informação e aprendizagem. Revista Renote, Porto Alegre, n. 1, [n.p.], 2001. Disponível em: http://www. conhecer.org.br/download/cp/NOVAS%20TECNOLOGIAS/M1/leitura%20anexa%206.pdf. Acesso em: 04 abr. 2021. ALVES, João. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Manuel M. M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 9-13. ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista RBAAD, Rio de Janeiro, v. 10, p. 83-92, 2011. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index. php/RBAAD/article/view/235. Acesso em: 18 abr. 2021. ANDRADE, Renata. A trajetória do Ensino Religioso na educação brasileira. Revista Senso, Belo Horizonte, n. 1, [n.p.], 2018. Disponível em: https://revistasenso.com.br/religiao/trajet oria-ensino-religioso-na-educacao-brasileira/. Acesso em: 12 fev. 2021. APOIO ÀS ESCOLAS. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://apoioescolas.dge. mec.pt/Ferramentas. Acesso em 03 nov. 2021. ARRUDA, Eucidio P.; ARRUDA, Durcelina E. P. Educação a distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Revista Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 321-338, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/ L8pKJVB44tLnp5rTzNB3SvC/?lang=pt. Acesso em: 26 mai. 2021. BBC NEWS. Meta: por que novo nome do Facebook vira piada em Israel. 30 out. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/10/30/meta-por-que-novo-nome-do-facebook-vira-piada-em-israel.ghtml. Acesso em: 11 nov. 2021. BEHAR, Patricia A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Artmed, 2009. BELLONI, Maria L. Educação a Distância. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. BELLONI, Maria L. Crianças e mídia no Brasil: cenários de mudança. Campinas: Papirus, 2015. BOLSONI, Evandro P. O Sucesso da EAD pelo olhar de quem faz. Maringá: Linkania, 2015. BORGES, Felipe A. A EaD no Brasil e o processo de democratização do acesso ao ensino superior: diálogos possíveis. Revista EAD em Foco, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 75-94, 2015. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/283/153. Acesso em: 13 abr. 2021. BRANDENBURG, Laude E.; CAMPOS, Fernando B.; SOUZA, Pablo R. C. C. A contribuição das dez competências gerais da BNCC na área do Ensino Religioso: princípios normativos de coesão e esperança. Revista de Cultura Teológica, São Paulo, n. 94, p. 158-170, 2019. BRASIL. [Constituição (1824)]. Constituição Política do Imperio do Brazil. Rio de Janeiro: Imperio do Brazil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao24.htm. Acesso em: 30 nov. 2020. BRASIL. Casa Civil. Lei de 15 de outubro de 1827. [Manda criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império]. Rio de Janeiro: Império do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LIM/LIM-15-10-1827.htm. Acesso em: 12 fev. 2021. BRASIL. [Constituição (1891)]. Constituição Da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm. Acesso em: 30 nov. 2020. BRASIL. [Constituição (1934)]. Constituição Da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm. Acesso em: 30 nov. 2020. BRASIL. [Constituição (1937)]. Constituição Da República Dos Estados Unidos Do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Constituicao/Constituicao37.htm. Acesso em: 30 nov. 2020. BRASIL. [Constituição (1946)]. Constituição Da República Dos Estados Unidos Do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm. Acesso em: 30 nov. 2020. BRASIL. [Constituição (1967)]. Constituição Da República Federativa Do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Constituicao/Constituicao67.htm. Acesso em: 30 nov. 2020. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição Da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 nov. 2020. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 30 nov. 2020. BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. [Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/ arquivos/pdf/dec_5622.pdf. Acesso em: 12 mai. 2021. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. [Altera a Lei nº 9.394 [...] para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 30 nov. 2020. BRASIL. Secretaria-Geral. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. [Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 19 mai. 2021. BRASIL. Secretaria-Geral. Lei nº 13.620, de 15 de janeiro de 2018. [Institui o dia 27 de novembro como Dia Nacional de Educação a Distância]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13620.htm# :~:text=LEI%20N%C2%BA%2013.620%2C%20DE%2015,Nacional%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20Dist%C3%A2ncia. Acesso em: 14 mai. 2021. CANAL DO ENSINO. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://canaldoensino.com. br/blog/60-ferramentas-gratuitas-que-todo-professor-deveria-conhecer. Acesso em: 03 nov. 2021. CANVA. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br. Acesso em: 04 nov. 2021. CAPES. Catálogo Teses & Dissertações. [s.d.]. Disponível em: https://catalogodeteses.capes. gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 03 mar. 2021. CARON, Lurdes; FILHO, Lourival J. M. O Ensino Religioso segundo a BNCC. In: SILVEIRA, Emerson S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). Ensino religioso: uma história em construção. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 15-38. CARON, Lurdes. Políticas e práticas curriculares formação de professores de Ensino Religioso. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/10018/1/Lurdes%20Caron%20desp%20(sem%20o%20anexo%203).pdf Acesso em: 10 fev. 2021. CAROTENUTO, Filipo M.; PEREIRA, Otaviano J. Professores, metodologias ativas e a EAD: uma proposta prática da inversão da sala de aula utilizando a pirâmide de William Glasser. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CIAED), XXVI, 2020, São Paulo. Anais... São Paulo: CIAED, 2020. p. 1-10. [pdf]. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/52112.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021. CORTELLA, Mario S. Informatofobia e informatolatria [YouTube, 18 fev. 2021]. Curitiba: Canal do Cortella, 2021. (3min 32s). Disponível em: https://youtu.be/HKYg2 Xxu4Pc. Acesso em: 06 nov. 2021. COSTA, Maria L. F. Educação a Distância no Brasil: perspectiva histórica. In: COSTA, Maria L. F.; ZANATTA, Regina M. (orgs.). Educação a Distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. 3. ed. Maringá: Eduem, 2014. p. 11-20. CUNHA, Luiz A. O sistema nacional de educação e o Ensino Religioso nas escolas públicas. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 925-941, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v34n124/14.pdf. Acesso em: 04 jan. 2021. CUNHA, Luiz A. A entronização do ensino religioso na base nacional curricular comum. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 266-284, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v37n134/1678-4626-es-37-134-00266.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021. CUNHA, Luiz A. Três décadas de conflitos em torno do ensino público: laico ou religioso? Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 890-907, 2018. CURY, Carlos R. J. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 183-191, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a12.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021. DISSENHA, Isabel C. P.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Uma produção de conhecimento no período de 1995 a 2010: livros de ensino religioso. Revista Teocomunicação, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 274-292, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/teo/ article/view/9759/6688. Acesso em: 14 out. 2021. E-MEC. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/. Acesso em: 01 out. 2021. ENRICONI, Louise. Liberdade Religiosa é a liberdade de professar qualquer religião. In: POLITIZE [Site institucional]. 11 set. 2017. Disponível em: https://www.politize.com.br/ liberdade-religiosa-no-brasil/. Aceso em: 07 ago. 2021. EXPERIENCIALIZE! Entenda o comportamento dos perfis geracionais. 23 mai. 2017. Disponível em: https://experiencialize.com.br/perfis-geracionais/. Acesso em: 03 nov. 2021. FAÇANHA, Marta B.; STEPHANINI, Valdir. Aspectos do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: os fundamentos para educação de qualidade. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 477-496, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/ index.php/pistispraxis/article/view/27789. Acesso em: 11 set. 2021. FARIAS, Giovanni. O tripé regulador da EaD no Brasil: LDB, Portaria dos 20% e Decreto 5.622/2005. In: SILVA, Marco. (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 441-448. FERREIRA, Renan C.; BRANDENBURG, Laude E. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, p. 508-522, 2019. FREITAS, Janaina S. R. O ensino religioso como facilitador do diálogo inter-religioso. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2019. FILATRO, Andrea; LOUREIRO, Ana C. Novos produtos e serviços na Educação 5.0. São Paulo: Artesanato Educacional, 2020. Ebook. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Ciclo de debates: 25 anos FONAPER – As DCN para licenciatura em Ciências da Religião. [YouTube, 31 ago. 2020]. Florianópolis: FONAPER, 2020. (2h 09min 56 s). Disponível em: https://youtu.be/-CsWGbqN4J8. Acesso em: 23 set. 2021. FUV. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://fuv.edu.br/. Acesso em: 18 nov. 2020. GANDRA, Valdinei R.; BAADE, Joel H. Os desafios da educação a distância nos cursos de teologia reconhecidos pelo Ministério da Educação-MEC. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 44, n. 1, p. 165-179, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/235153580. Acesso em: 09 ago. 2021. GENIALLY. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://genial.ly/. Acesso em: 04 nov. 2021. GERA, Madalena L. F. A contribuição da TV escola em práticas pedagógicas alternativas no Ensino Religioso. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2013. GOOGLE EARTH. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.google.com.br/ intl/pt-BR/earth/. Acesso em: 04 nov. 2021. GOOGLE EARTH TIMELAPSE. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://earthengine.google.com/timelapse/. Acesso em: 04 nov. 2021. GOMES, Candido A. C. A legislação que trata da EAD. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Manuel M. M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009. p. 21-27. GOMES, Edilene B. Base Nacional Comum Curricular e Ensino Religioso. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/ index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6429. Acesso em: 11 set. 2021. GOMES, Flávia M. O uso de objetos de aprendizagem na educação: recursos digitais interativos em repositórios gratuitos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SIED:ENPED), 2014, São Carlos. Anais... São Carlos: SIED:ENPED, 2014. p. 1-12. [pdf]. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/605. Acesso em: 15 jun. 2021. GONZALEZ, Keila P.; CARVALHO, Leonardo C. A trajetória histórica do Ensino Religioso na escola pública brasileira: discussões sobre as atuais configurações do ensino religioso no país. In: SIMPÓSIO CIENTÍFICO-CULTURAL (SCIENCULT), X, 2015, Paranaíba. Anais... Paranaíba: SCIENCULT, 2015. p. 1-14. [pdf]. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/ index.php/sciencult/article/view/3089. Acesso em: 01 mar 2021. IBGE. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/. Acesso em: 24 nov. 2021. IDI. Metaverso: como a educação será impactada? [s.d.]. Disponível em: https://www.des enhoinstrucional.com/post/metaverso-como-a-educa%C3%A7%C3%A3o-ser%C3%A1-impa ctada. Acesso em: 08 nov. 2021. IFSC. Material de estudos: produzindo e experimentando recursos educacionais – ferramentas de autoria. [s.d.]. Disponível em: https://moodle.ead.ifsc.edu.br/mod/book/view.php?id=824 37&chapterid=16217. Acesso em: 21 ago. 2021. INEP. Dia Nacional da Educação a Distância marca a expansão de ofertas de cursos e aumento do número de alunos matriculados. [s.d.]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dia-nacional-da-educacao-a-distancia-marca-a-expansao-de-ofertas-de-cursos-e-aumento-do-numero-de-alunos-matriculados/21206. Acesso em: 19 mai. 2021. INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância. [s.d.]. Disponível em: http://inep.gov.br/instrumentos. Acesso em: 19 mai. 2021. IUB. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.institutouniversal.com.br/. Acesso em 20 abr. 2021. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Educação e história do Ensino Religioso. Revista Pensar a Educação em Revista, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 5-26, 2015. Disponível em: http://pensaraeducacaoemrevista.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/04/vol_1_no_2_Ser gio_Junqueira.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021. JUNQUEIRA, Sergio R. A.; ITOZ, Sonia. Escola católica: Ensino Religioso e BNCC. Revista de Educação, Brasília, v. 45, n. 158, p. 12-27, 2019. Disponível em: https://revistas.anec. org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/178. Acesso em: 24 out. 2021. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; ITOZ, Sonia. O Ensino Religioso segundo a BNCC. In: SILVEIRA, Emerson S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o ensino fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 74-92. KASPERSKY. Um guia sobre códigos QR e como fazer sua leitura. [s.d.]. Disponível em: https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/what-is-a-qr-code-how-to-scan. Acesso em: 04 nov. 2021. LEFFA, Vilson J. Uma ferramenta de autoria para o professor. O que é e o que faz. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 189-214, 2006. Disponível em: https://revistas eletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/599. Acesso em: 03 nov. 2021. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 2010. LITTO, Fredric M; FORMIGA, Manuel M. M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. LOURENÇO, Cristina S. A.; GUEDES, Maurício S. B. O STF e o Ensino Religioso em escolas públicas: pluralismo educacional, laicidade estatal e autonomia individual. Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 145-165, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rinc/issue/viewIssue/2403/415. Acesso em: 10 dez. 2020. LUCENA, Nancyellen A. T. O jogo digital na sala de aula de Ensino Religioso. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Universidade Federal Da Paraíba, João Pessoa, 2016. MACEDO JÚNIOR, Adriano M. Covid-19: calamidade pública. Revista Medicus, Sergipe, v. 2, n. 1, p. 1-6, 2020. Disponível em: http://www.cognitionis.inf.br/index.php/medicus/ article/view/36. Acesso em: 18 abr. 2021. MAIA, Carmem; MATTAR João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. MANFRÉ, Ademir H. O conceito de competências socioemocionais nas reformas educacionais brasileiras. Revista Série-Estudos, Campo Grande, v. 26, p. 267-288, 2021. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1419. Acesso em: 10 nov. 2021. MARTINS, Marcos F.; VARANI, Adriana. Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 647-680, 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacion al/article/view/4684. Acesso em: 18 jun. 2021. MARTINS, Nathália F. S.; RODRIGUES, Elisa. Aspectos teóricos e didáticos da formação do professor de Ensino Religioso: perspectivas à luz da Ciência (s) da (s) Religião (ões) e da Base Nacional Comum Curricular. Revista Caminhando, São Bernardo do Campo, v. 23, p. 137-150, 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index. php/Caminhando/article/view/9049/6524. Acesso em: 12 set. 2021. MATTOS, Miriam C. C. M.; FONSECA, Maria. C. R. Marco regulatório da educação a distância no Brasil de 1961 a 2017: uma análise histórico-crítica. Revista EaD Em Foco, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.751. Acesso em: 07 jun. 2021. MEC. Conselho Nacional de Educação – CNE. [s.d.]. Disponível em: encurtador.com.br/ xKP89. Acesso em: 23 set. 2021. MEC. Educação a distância: MEC atualiza regulamentação de EaD e amplia a oferta de cursos. 21 jun. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/212-noticias/educac ao-superior-1690610854/50451-mec-atualiza-regulamentacao-de-ead-e-amplia-a-oferta-de-cursos. Acesso em: 25 nov. 2020. MELLO, Cleyson M.; NETO, José R. M. A.; PETRILLO, Regina P. Educação 5.0: educação para o futuro. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2020. MELO, Pedro A.; MELO, Michelle B.; NUNES, Rogério S. A educação a distância como política de expansão e interiorização da educação superior no Brasil. Revista de Ciências da Administração, Santa Catarina, v. 11, n. 24, p. 278-304, 2009. Disponível em: https://www. redalyc.org/pdf/2735/273520312010.pdf. Acesso em: 13 ago. 2021. MENDONÇA, Marcelo. A inclusão dos “home offices” no setor residencial no município de São Paulo. Tese (Doutorado em Tecnologia da Arquitetura) – Programa de Pós Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. METAVERSE STUDIO. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://studio.gometa.io/landing. Acesso em: 04 nov. 2021. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 1, de 03 de abril de 2001. [Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação]. Brasília: MEC; CNE; CES. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdoc uments/rces001_01.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 1, de 08 de junho de 2007a. [Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização]. Brasília: MEC; CNE; CES. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Brasília: MEC; SEaD, 2007b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/ arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 19 mai. 2021. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2014. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 34, 13 dez. 2004. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC; SEB; CNE, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5, de 28 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ed. 250, p. 64, 31 dez. 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2019-pdf/105531-rcp005-18/file. Acesso em: 30 nov. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Portaria nº 1.403, de 28 de dezembro de 2018. Diário Oficial de União: seção 1, Brasília, p. 131, 02 out. 28 dez. 2018b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=down load&alias=99971-pcp012-18&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192. Acesso em: 30 nov. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 09 de outubro de 2018. [Define Diretrizes Operacionais complementares para a matrícula inicial de crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, respectivamente, aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos de idade]. Brasília: MEC; CNE; CEB, 2018c. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/docman/outubro-2018-pdf-1/98311-rceb002-18/file. Acesso em: 29 out. 2021. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ed. 239, p. 131, 11 dez. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 30 nov. 2020. MIRANDA, Antonio M. J.; CUNHA, Renata C., FILHO, Vicente G. S.; FERREIRA, Anderson C. N. Formação docente em Ensino Religioso: um diálogo com a política nacional. Revista Caminhos, Goiânia, v. 18, p. 10-27, 2021. Disponível em: http://revistas. pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8311/4957. Acesso em: 12 abr. 2021. MONTE, Maria B. S. C.; LOPES, Luana C. L.; PEREIRA, Geilson S.; MONTE, Dariely C.; SILVA, Joselma F. L.; OLIVEIRA, Guilherme A. L. Ensino Religioso na escola pública: um estudo a partir da BNCC. Revista Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, São Paulo, v. 9, n. 8, p. 1-20, 2020. MONTEIRO, Silvana D.; PICKLER, Maria E. V. O ciberespaço: o termo, a definição e o conceito. Revista Data Grama Zero, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 1-21, 2007. Disponível em: encurtador.com.br/eiksS. Acesso em: 19 out. 2021. MORAES, Abimar O. Abordagens dos fenômenos religiosos: cenários e desafios atuais. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 610-626, 2021. Disponível em: https:// periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/article/view/27877/25027. Acesso em: 22 set. 2021. MORAN, José M.; VALENTE, José A. Educação a distância. São Paulo: Summus, 2011. MORAN, José; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2000. NOVOS ALUNOS. Conheça as principais características da geração alpha! 09 abr. 2021. Disponível em: https://novosalunos.com.br/geracao-alpha/. Acesso em 10 nov. 2021. OKADA, Alexandra. A mediação pedagógica e tecnologias de comunicação e informação: um caminho para inclusão digital? Revista da FAEEBA, Salvador, v. 13, n. 22, p. 327-340, 2004. Disponível em: http://www.prodocente.redintel.com.br/cursos/000009/colaboracao/art_ead_moran_que_e_educacao_a_distancia.pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/download/235/ 134#page=87. Acesso em: 15 jun. 2021. OLIVEIRA, Lilian B. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Ensino Religioso. In: POZZER, Adecir; CECCHETTI, Elcio; OLIVEIRA, Lilian B.; KLEIN, Remí. (orgs.). Diversidade Religiosa e Ensino Religioso no Brasil: memórias, propostas e desafios. São Leopoldo: Nova Harmonia. 2010. p. 103-125. OLIVEIRA, Lilian B.; RISKE-KOCH, Simone. Formação docente e Ensino Religioso: exercícios decoloniais em territórios latino-americanos. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 573-588, 2021. OLIVEIRA, Ruam. Projeto de tecnologia para o novo momento precisa de ambientes de aprendizagem flexíveis. In: PORVIR [Site institucional]. 17 jun. 2021. Disponível em: https://porvir.org/projeto-de-tecnologia-para-o-novo-momento-precisa-de-ambientes-de-apren dizagem-flexiveis. Acesso em: 25 jun. 2021. OLIVER, Kyle M. “Seeing” the scrad landscape: a digital geographies approach to contextualizing ancient sites in religious education. In: HILTON III, John. (org.). Teaching religion using technology in higher education. New York: Routledge, 2018. OTTO, Claricia; IACZINSKI, Irma; RODRIGUES, Fabiano B. Formação de professores para a diversidade religiosa: qual apropriação? Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 16, n. 50, p. 885-899, 2018. PAULINO, Ana Flávia B.; PEREIRA, Wander. A educação no estado militar (1964-1985). Revista Cadernos de História da Educação, Belo Horizonte, v. 6, p. 1942-1951, 2006. Disponível em: http://www.lo.unisal.br/nova/sala2008/sala2008_2/textos/educacao_regime. pdf. Acesso em: 16 fev. 2021. PAULY, Evaldo L. O dilema epistemológico do ensino religioso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 172-182, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/ pdf/rbedu/n27/n27a11.pdf. Acesso em: 01 dez. 2020. PÊCEGO, Daniel N. Uma análise jurídico-constitucional do ensino religioso nas escolas públicas. Revista Lex Humana, Petrópolis, v. 6, n. 2, p. 37-59, 2015. Disponível em: http://seer.ucp.br/seer/index.php/LexHumana/article/view/649/329. Acesso em: 13 fev. 2021. PELLI, Débora; VIEIRA, Flávio C. F. História da educação na modalidade a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CIET EnPED), 2018, São Carlos. Anais... São Carlos: CIET EnPED, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/ submissao/index.php/2018/article/view/907. Acesso em: 05 abr. 2021. POLATO, Amanda. Guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula. In: NOVA ESCOLA. [Site institucional]. 01 jun. 2009. [n.p.]. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/ 4339/um-guia-sobre-o-uso-de-tecnologias-em-sala-de-aula. Acesso em: 11 nov. 2021. POWTOON. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.powtoon.com/. Acesso em 04 nov. 2021. PUGENS, Natália B. B.; HABOWSKI, Adilson C.; CONTE, Elaine. As tecnologias digitais: uma análise das possibilidades para o Ensino Religioso. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://rica.unibes.com.br/rica/ article/view/1082/866. Acesso em: 19 out. 2021. PUJOL, Leandro. Capes rejeita todas as propostas de mestrado EAD. In: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO. [Site institucional]. 11 jan. 2021. Disponível em: https://desafiosdaeducacao. grupoa.com.br/capes-rejeita-mestrado-ead/. Acesso em: 23 abr. 2021. RANGEL, Ítalo. Criando experiências interativas em realidade aumentada com o Metaverse Studio. [YouTube, 23 jan. 2020]. São José dos Campos: Design Instrucional, 2020. (32min 52s). Disponível em: https://youtu.be/jnQg7unIgNU. Acesso em 04 nov. 2021. REIMER, Haroldo. Liberdade religiosa na história e nas constituições do Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2013. REIS, Douglas. Os desafios de evangelizar a geração Y. Revista Kerygma, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 111 - 126, 2012. Disponível em: https://unasp.emnuvens.com.br/kerygma/article/view/ 111. Acesso em: 09 nov. 2021. RIBEIRO, Júlio W.; VALENTE, José A.; OKADA, Alexandra; GALIAZZI, Maria C.; GÓES, Ubaldo T. T.; SILVA, Ricardo D. S.; ROCHA, Mirley N. P. TIC e Prática na formação de educador-coinvestigador: inter-relações entre transdisciplinaridade, cognição e docência na coaprendizagem assíncrona e construção de conhecimentos e saberes. In: SPANHOL, Fernando J.; FARIAS, Giovanni F.; SOUZA, Márcio V. (orgs.). EAD, PBL e o desafio da educação em rede: metodologias ativas e outras práticas na formação do educador coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018. p. 25-74. RIBEIRO, Osvaldo L. Ambiguidades e insuficiências: uma análise da área Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. Revista Caminhos, Goiânia, v. 18, p. 79-94, 2021. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840. Acesso em: 18 mar. 2021. RODRIGUES, Edile M. F. Conhecimento religioso: possibilidades de aprendizagem a partir da BNCC. In: SILVEIRA, Emerson S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o ensino fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 114-133. RODRIGUES, Elisa. Formação de professores para o ensino de religião nas escolas: dilemas e perspectivas. Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 19-46, 2015. RODRIGUES, Elisa. Diretrizes do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: aportes teóricos e ideias para a prática docente no ensino fundamental. In: SILVEIRA, Emerson S.; JUNQUEIRA, Sérgio. (orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o ensino fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 93-113. RODRIGUES, Edson R. F. Utilização das TICs com alunos que apresentam necessidades especiais como contribuição para uma prática pedagógica transformadora: um estudo realizado na região da campanha do RS. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Programa de Pós-Graduação em Teologia, Escola Superior De Teologia, São Leopoldo, 2013. RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105, 2020. RODRIGUES, Nara C. Tecnologias de informação e comunicação na educação: um desafio na prática docente. Revista Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1-22, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2009v6n1 p1. Acesso em 03 nov. 2021. SANTANA, Liege A. Estado laico x Ensino Religioso confessional: uma análise acerca da ADI 4439 do STF. Revista Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 5, n. 2, p. 83-98, 2019. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/6115/3270. Acesso em: 04 jan. 2021. SANTOS, Joedson B. Avanços e desafios da educação brasileira na atualidade: uma reflexão a partir das contribuições de Hannoun e a educação infantil como uma aposta enactante. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (ANPAE), XXI, 2013, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANPAE, 2013. p. 1-13. [pdf]. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/JoedsonBritodosSantos-Com unicacaoOral-int.pdf. Acesso em: 25 fev. 2021. SANTOS, Milton S. Religião e demanda: o fenômeno religioso em escolas públicas. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. SANTOS, Priscila C.; ALMEIDA, Maria E. B.; Educação e fake news: construindo convergências. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 1-31, 2020. [online]. p. 25. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1216/852. Acesso em: 29 out. 2021. SANTOS, Ramon O. B.; CABETTE, Regina E. S.; LUIS, Rafael F. Novas tecnologias aplicadas ao ensino: utilização da gamificação, como metodologia ativa para cursos de graduação EAD. Revista ECCOM, Lorena, v. 11, n. 22, p. 11-24, 2020. Disponível em: http://www.publicacoes.fatea.br/index.php/ECCOM/article/view/1075. Acesso em: 24 jun. 2021. SANTOS, Rodrigo O. Ciência da religião aplicada ao Ensino Religioso. In: STERN, Fábio L.; COSTA, Matheus O. (orgs.). Ciência da Religião Aplicada: ensaios pela autonomia e aplicação profissional. Porto Alegre: Fi, 2018. p. 156-171. SANTOS, Rodrigo O.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ciência da Religião Aplicada no currículo do Ensino Religioso do estado do Pará. Revista Religare, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 97-126, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/42385/22031. Acesso em: 12 set. 2021. SANTOS, Silvia M. Metaverso e a educação [YouTube, 03 nov. 2021]. Curitiba: Instituto de Design Instrucional, 2021. (32min 50s). Disponível em: https://youtu.be/nhIO6O-kS9U. Acesso em: 06 nov. 2021. SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas. Revista Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, n. 2, p. 16–36, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975. Acesso em: 20 mai. 2021. SILVA, Luiz M. B. Estado laico: o que é? In: POLITIZE [Site institucional]. 05 jun. 2017. Disponível em: https://www.politize.com.br/estado-laico-o-que-e/. Acesso em: 07 ago. 2021. SILVEIRA, Emerson S.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o ensino fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. SOARES, Simária J.; BUENO, Flaviane F. L.; CALEGARI, Laura M.; LACERDA, Marcelo M.; DIAS, Renata F. N. C. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED), XXI, 2015, Montes Claros. Anais... Montes Claros: ABED, 2015. p. 1-10. [pdf]. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/ pdf/BD_145.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021. SOUZA, Elisandra A.; BORGES, Lidiane H. F.; MENDES, Andréia A.; CARDOSO, Luciana R. Identificação da competência digital na Base Comum Curricular (BNCC) da educação básica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CIET EnPED), 2018, São Carlos. Anais... São Carlos: CIET EnPED, 2018. p. 1-6. [pdf]. Disponível em: http://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/semiariocientifico/article/view/1988. Acesso em: 19 mai. 2021. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). Ação Direta de Inconstitucionalidade: ADI 4.439 DF. Brasília: STF. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/geral/verPdfPaginado. asp?id=635016&tipo=TP&descricao=ADI%2F4439. Acesso em: 17 fev. 2021. TIGRE, Paulo B.; MARQUES, Felipe S. Impactos da difusão das tecnologias da informação e comunicação no emprego e qualificações. In: RESEARCH GATE. [Site institucional]. 05 jan. 2014. Disponível em: encurtador.com.br/dsCJU. Acesso em: 04 abr. 2021. TJDFT. Amicus curiae, o amigo da corte. [s.d.]. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/ institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/amicus-curiae-o-amigo-da-corte. Acesso em: 05 jan. 2021. TORRES, Maria L. A. A metodologia do professor do Ensino Religioso e sua contribuição na formação integral do aluno no fundamental II. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Universidade Católica De Pernambuco, Recife, 2015. ULRICH, Claudete B.; GONÇAVES, José M. O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27, 2018. Disponível: http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teolog icos/article/view/3284/pdf. Acesso em: 26 fev. 2021. VAINER, Bruno Z. Breve histórico acerca das constituições do Brasil e do controle de constitucionalidade brasileiro. Revista RBDC, Rio de Janeiro, n. 16, p. 161-191, 2010. Revista Eletrônica. Disponível em: http://www.esdc.com.br/seer/index.php/rbdc/article/view/233. Acesso em: 16 fev. 2021. VIDALE, Giulia. O que é distanciamento social e por que isso é importante? In: VEJA. [Site institucional]. 19 mar. 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/o-que-e-distanc iamento-social-e-por-que-isso-e-importante/. Acesso em: 19 abr. 2021. VIEGAS, Amanda. Perguntas e respostas sobre a BNCC. In: SOMOSPAR [Site institucional]. 01 fev. 2020. Disponível em: https://www.somospar.com.br/perguntas-e-respos tas-sobre-a-bncc/. Acesso em: 18 nov. 2021. WERTHEIN, J. O Brasil à prova. In: FOLHA DE SÃO PAULO [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.folha.uol.com.br/. Acesso em: 05 fev. 2021. ZANATTA, Regina M. Educação a Distância no Brasil: aspectos legais. In: COSTA, Maria L. F. ZANATTA, Regina M. (orgs.). Educação a Distância no Brasil: aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos. 3. ed. Maringá: Eduem, 2014. p. 21-37. ZYLBERSZTAJN, Joana. O princípio da laicidade na Constituição Federal de 1988. Tese (Doutorado em Direito) – Departamento de Direito do Estado, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleTECENDO TRAMAS DE UMA REDE: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A DOCÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO ESCOLARpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Flávia Cristiane dos Reis Pereira.pdfTCC - Flávia Cristiane dos Reis Pereira16,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.