Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/459
Tipo: Dissertação
Título: TECENDO TRAMAS DE UMA REDE: TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A DOCÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
Autor(es): Pereira, Flavia Cristiane dos Reis
Primeiro Orientador: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Quarto membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Quinto membro da banca: Rodrigues, Nelson Lellis Ramos
Resumo: O rápido avanço das Tecnologias Digitais tem proporcionado um enorme movimento das Instituições de Ensino Básico e Superior, para a adequação à utilização desses recursos tecnológicos em seus fazeres pedagógicos. Para entender este processo evolutivo das tecnologias na área Educacional com ênfase no Ensino Religioso Escolar, a pesquisa propôs investigar as possibilidades e os limites da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante o processo de formação do/a docente do Ensino Religioso, à luz das contribuições dos saberes das Ciências das Religiões, para que a prática docente se torne cada vez mais enriquecedora, de maneira que, transborde os conhecimentos em inovações tecnológicas até que os estudantes em sala de aula sejam atingidos. Para isso, a abordagem do primeiro capítulo relaciona os aspectos históricos e epistemológicos da área de Ensino Religioso, seguindo para o segundo capítulo que compreende os aspectos históricos, legais, políticos e metodológicos da Educação a Distância, e o terceiro capítulo busca convergir os dois primeiros, relacionando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com a docência do Ensino Religioso Escolar. A metodologia utilizada no processo de pesquisa foi bibliográfica e documental, possibilitando a verificação de trabalhos de diversos autores com um quadro teórico baseado em Junqueira, Reimer, Passos, Cunha, Rodrigues, entre outros. A pesquisa documental foi baseada em legislações normatizadoras tanto do Ensino Religioso quanto da Educação a Distância no Brasil. Mediante esta pesquisa, pode-se indicar um catálogo de possíveis recursos tecnológicos digitais para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem para a aplicação dos conteúdos do Ensino Religioso Escolar.
Resumo Alternativo: The rapid advancement of Digital Technologies has provided a huge movement by Basic and Higher Education Institutions to adapt to the use of these technological resources in their teaching activities. To understand this evolutionary process of technologies in the Educational area with an emphasis on School Religious Education, this research proposed to investigate the possibilities and limits of the use of Digital Information and Communication Technologies during the process of training teachers in Religious Education, in light of the contributions of the knowledge of Sciences of Religions, so that the teaching practice becomes more and more enriching in a way that it overflows the knowledge in technological innovations until it reaches the students in the classroom. For this, the approach of the first chapter relates the historical and epistemological aspects of the area of Religious Education, moving on to the second chapter, which comprises the historical, legal, political and methodological aspects of Distance Education, and the third chapter seeks to converge the first two chapters relating the Digital Technologies of Information and Communication with the teaching of School Religious Education. The methodology used in the research process was bibliographical and documentary, enabling the verification of works by different authors with a theoretical framework based on Junqueira, Reimer, Passos, Cunha, Rodrigues, among others. The documentary research was based on normative legislation for both Religious Education and Distance Education in Brazil. Through this research, it was possible to indicate a catalog of possible digital technological resources for the enrichment of the teaching-learning process for the application of School Religious Education contents.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Ciências das Religiões
EAD
Formação Docente
Tecnologias Digitais
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/459
Data do documento: 8-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Flávia Cristiane dos Reis Pereira.pdfTCC - Flávia Cristiane dos Reis Pereira16,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.