Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Macêdo, Erika Sabino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1160231548811065pt_BR
dc.creatorPontini, Alexsandro Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728472833356607pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T14:11:50Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2022-07-06T14:11:50Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/455-
dc.description.abstractGreat advances have taken place in the last two decades about curricular issue in the subjects of Religious Education and Art. However, its realized that due attention was not given to the issue of image analysis methodology, which allows approaching the same theme and content in an interdisciplinary way. A common theme for these disciplines is religious architecture. In this context, its understood that the Semiotics of Culture contributes to architectural analysis, gaining its own character and crossing these areas of knowledge. The general objective of this research is to elaborate an interdisciplinary curriculum proposal in the areas of Religious Education and Art. The discussion was based on the Semiotics of Culture in the perspective of Lótman and Machado. In order to accomplish the work, a research of qualitative approach was developed with exploratory objective, using bibliographical and documental sources related to the approached subject. The data were evaluated and analyzed in order to answer the following questions: in what way can the Semiotics of Culture contribute to the teaching-learning process in the areas of knowledge of Religious Education and Art, with regard to the study of religious architecture, and what curricular proposition Architecture can offer from the religious constructions present in the Historic Site of Vila Velha County/ES? Emphasizes that the listed theorists collaborated in an essential way to understand the way in which the Semiotics of Culture contributes to religious architectural analyses, allowing the achievement of the objective proposed in the research. It was concluded, therefore, that it is possible to bring religious architecture into the discussion of Religious Education and Art from the Semiotics of Culture, in the midst of the discussion, elaboration and curricular implementation of the Vila Velha County/ES education network, contemplating the site local history. As a result of the research, the insertion of propositions in its curriculum was presented to the teaching network.pt_BR
dc.description.resumoGrandes avanços ocorreram nas duas últimas décadas no que diz respeito à questão curricular nas disciplinas de Ensino Religioso e Arte. No entanto, percebemos que não foi dada a devida atenção na questão da metodologia de análise das imagens, que permita abordar um mesmo tema e conteúdo de forma interdisciplinar. Um tema comum para essas disciplinas é a Arquitetura religiosa. Nesse contexto, entendemos que a Semiótica da Cultura contribui para a análise arquitetônica, ganhando caráter próprio e atravessando essas áreas de conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa consiste em elaborar uma proposta curricular interdisciplinar nas áreas de Ensino Religioso e Arte. Fundamentamos a discussão sobre a Semiótica da Cultura na perspectiva de Lótman e Machado. Para a realização do trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa com objetivo exploratório, utilizando fontes bibliográficas e documentais relacionadas ao tema abordado. Os dados foram avaliados e analisados buscando responder as seguintes questões: de que forma a Semiótica da Cultura pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem nas áreas do conhecimento do Ensino Religioso e Arte, no que diz respeito ao estudo da Arquitetura religiosa, e qual proposição curricular a Arquitetura pode oferecer a partir das construções religiosas presentes no Sitio Histórico do município de Vila Velha/ES? Destacamos que os teóricos elencados colaboraram de maneira essencial para compreendermos o modo como a Semiótica da Cultura contribui para as análises arquitetônicas religiosas, permitindo o alcance do objetivo proposto na pesquisa. Concluiu-se, portanto, que é possível trazer a arquitetura religiosa na discussão do Ensino Religioso e Arte a partir da Semiótica da Cultura, no bojo da discussão, elaboração e implementação curricular da rede municipal de ensino de Vila Velha/ES, contemplando o sítio histórico local. Enquanto produto resultante da pesquisa foi apresentado à rede de ensino a inserção de proposições em sua matriz curricular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-07-06T14:11:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - Alexsandro Monteiro Pontini.pdf: 15708020 bytes, checksum: 0470f03fc11a2ff1807a76022993cb91 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-06T14:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Alexsandro Monteiro Pontini.pdf: 15708020 bytes, checksum: 0470f03fc11a2ff1807a76022993cb91 (MD5) Previous issue date: 2021-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Walquíria L.; BATISTA, Jefferson A. B.; FERREIRA, Mateus L. S.; MAGALHÃES, Morgana R. B.; COSTA, Elisangela A. S. A influência da arquitetura na religiosidade. Revista Expressão Católica, Quixadá, v. 4, n. 2, [n.p.], 2015. AMARAL, Emília; ANTÔNIO, Severino; PATROCÍNIO, Mauro F. Novo manual nova cultura: português, redação, gramática literatura e interpretação de texto. Barueri: Círculo do Livro; Nova Cultural, 1999. ANGELIS, Marina G. Idolatrías, extirpaciones y resistencias en la imaginería religiosa de los andes. Siglos XVII y XVIII. Análisis iconográfico de una piedra de huamanga. Revista Andes, Salta, v. 21, n. 1, p. 61-94, 2010. Disponível em: http://portalderevistas. unsa.edu.ar/ojs/index.php/Andes/article/view/96/87. Acesso em: 07 out. 2020. ARROYO, Miguel G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis: Vozes, 2013. BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história das artes no Brasil. Campinas: Átomo, 2005. BEUTTENMÜLLER, Alberto F. Viagem pela arte brasileira. São Paulo: Aquariana, 2002. BRANDÃO, Carlos A. L. A formação do homem moderno vista através da arquitetura. Belo Horizonte: UFMG, 1999. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em: 07 jul. 2020. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 jul. 2021. BUORO, Anamelia B. Olhos que pintam: a leitura de imagem e o ensino de arte. São Paulo: EDUC; FAPESP; Cortez, 2002. BURKE, Peter. A cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Cia das Letras, 2010. BURY, John. Arquitetura e arte no Brasil colonial. Brasília: IPHAN; MONUMENTA, 2006. CAMPOS, João B. O espaço sagrado: linguagem, simbolização e construção de uma categoria. Campinas, São Paulo: [s.n.], 2014. CAVALHEIRO, Carlos E. B. Reaprendendo o português: gramática, redação e literatura. Belo Horizonte: CEDIC, 2010. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Lisboa: Livros do Brasil, 1970. ESPÍRITO SANTO (Estado). Arquitetura: patrimônio cultural do Espírito Santo. Vitória: SECULT, 2009. Disponível em: https://secult.es.gov.br/Media/secult/EDITAIS/102-Docum ento-1436796643-100-Documento-1436454022-56-Documento-1427918086-atlas-patrimonio %20(1).pdf. Acesso em: 11 jan. 2021. FABRINO, Raphael J. H. Guia de identificação de arte sacra. Rio de Janeiro: PEP; MP; IPHAN, 2012. FOERSTE, Gerda M. S. Leitura de imagens: um desafio à educação contemporânea. Vitória: EDUFES, 2004. FURTADO, Henrique S. Patrimônio cultural: conhecendo as potencialidades do patrimônio de Serra – ES. Vitória: IFES, 2019. GARCEZ, Lucília. Explicando a arte brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1978. GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995. GOROVITZ, Matheus. Da educação do juízo do gosto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 193, p. 86-94, 1998. HIGUET, Etienne A. Imagens e imaginário: subsídios teórico-metodológicos para a interpretação das imagens simbólicas e religiosas. In: NOGUEIRA, Paulo A. S. Religião e linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015. p. 32-49. HOAISS, Antônio; VILLAR, Mauro S. Cultura. In: HOAISS, Antônio; VILLAR, Mauro S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p. 583. IMBROISI, Margaret. Criar uma escultura barroca com as crianças: história da Arte. In: HISTÓRIA DAS ARTES [Site institucional]. 02 mai. 2018. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/tag/frei-agostinho-da-piedade/. Acesso em: 11 jan. 2021. IPHAN. Patrimônio material – ES. [s.d.]. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/es/pagina/ detalhes/1353. Acesso em: 12 jan. 2021. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 2. ed. Campinas: Papirus, 1999. LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. LOTMAN, Iuri M. La semiosfera II: semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. Madrid: Cátedra; Universidade de Valência, 1998. LOTMAN, Iuri. M. La semiosfera III: semiótica de las artes y de la cultura. Madrid: Cátedra; Universidade de Valência, 2000. MACHADO, Irene. Escola de semiótica: experiência de Tártu-Moscou para o estudo da cultura. Cotia: Ateliê; FAPESP, 2003. MATOS, Gregório. Ao braço do mesmo menino Jesus quando apareceu. In: WISNIK, José M. Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1976. p. 307. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 28, 15 dez. 2010a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. [Define as diretrizes nacionais gerais para a educação básica]. Brasília: MEC; CEB; CNE, 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/30000-uncategorised/14906-resolucoes-ceb-2010. Acesso em: 18 jul. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; SECADI; CNE, 2013. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC; SEB; CNE, 2017. NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lucia. Introdução à semiótica: passo a passo para compreender os signos e a significação. São Paulo: Paulus, 2017. OLIVEIRA, Daniela D. F. A produção do espaço sagrado na arquitetura contemporânea: a interpretação da fé católica a partir do séc. XX. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. OLIVEIRA, Marta K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997. OURO PRETO. Igreja de São Francisco de Assis. [s.d.]. Disponível em: https://www.ouropreto. com.br/atrativos/religiosos/igrejas/igreja-sao-francisco-de-assis. Acesso em: 12 jan. 2021. PMVV. Plano municipal saneamento básico. 01 out. 2014. Disponível em: https://arsp.es. gov.br/Media/arsi/Saneamento/Municipios%20Regulados/Vila%20Velha/3PMSB_VilaVelha.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (PMVV). Divisão administrativa de Vila Velha, de acordo com a Lei Municipal 4.707/2008. Vila Velha: SEMPLA, 2008. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (PMVV). Movimento de discussão curricular do município de Vila Velha: a articulação entre currículo, formação, pesquisa e cotidiano escolar. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2016. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (PMVV). Vila Velha em números: diagnóstico municipal 2018. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2018. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (PMVV). Currículo referência de Vila Velha–ES: segunda versão. Vila Velha: SEMED, 2019. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (PMVV). Relatório de Gestão 2019. Vila Velha: Prefeitura Municipal, 2020. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA (PMVV). Documento de referência curricular de Vila Velha: área de Arte. Vila Velha: SEMED, 2008. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Resolução nº 60, de 21 de dezembro de 2020. [Dispõe sobre o Ensino Religioso na Rede Pública Municipal de Vila Velha]. Vila Velha: Prefeitura Municipal. RENDERS, Helmut. A cultura visual religiosa como linguagem religiosa própria: propostas de leitura. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 17, n. 53, p. 702-722, 2019. RENDERS, Helmut. A linguagem visual religiosa em obras de Samuel Wesley: uma breve introdução em sua escolha de artistas e alguns aspectos iconográficos. Revista Caminhando, São Bernardo do Campo, v. 25, n. 2, p. 101-121, 2020. RIBEIRO FILHO, Sebastião. Patrimônio cultural e licenciamento ambiental. In. BITTENCOURT, Gabriel; RIBEIRO, Luis C. Espírito Santo: um painel da nossa história II. Vitória: SECULT, 2012. p. 255-272. SALETTO, Nara. Donatários, colonos, índios e Jesuítas: o início da colonização do Espírito Santo. Vitória: APES, 2011. SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998. SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 451-472, 2006. Disponível em: https:// www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf. Acesso em: 01 out. 2020. SAUSSURE, Ferdinand. Cous de linguistique générale. In: BALLY, Charles; SECHEHAYE, Albert. (orgs.). Cous de linguistique générale. 25. ed. Paris: Payot, 1916. p. 8-25. SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Cultura. In: SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 85-87. TALES, Augusto C. S. Brasil: arquitetura religiosa barroca. Revista do IPHAN, Brasília, n. 1, p. 65-71, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/14-11-2014%20Artigo%20-%20Brasil%20-%20arquitetura%20religiosa%20barroca.pdf. Acesso em: 08 jan. 2021. TOROP, Peeter. A escola de Tártu como escola. In: MACHADO, Irene. Escola de semiótica: a experiência de Tártu-Moscou para o Estudo da Cultura. Cotia: Ateliê; FAPESP, 2003. p. 63-77. VELHO, Ana Paula M. A semiótica da cultura: apontamentos para uma metodologia de análise de comunicação. Revista Estudos de Comunicação, Curitiba, v. 10, n. 23, p. 249-257, 2009. VILA VELHA (Cidade). Lei nº 4.707, de 10 de setembro de 2008. [Dispõe sobre a institucionalização dos bairros nas regiões administrativas, os limites e denominação dos mesmos e os critérios para organização e criação de bairros, no perímetro urbano do município]. Vila Velha: Prefeitura Municipal. VILCHES, Lorenzo. La lectura de la imagen: prensa, cine, televisión. Barcelona, España: Paidós, 1997. WUNENBURGER, Jean-Jacques. Philosophie des images. Paris: PUF, 1997.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArquitetura Religiosapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DA ARQUITETURA PARA O ENSINO DE RELIGIÃO E ARTE: PROPOSIÇÕES CURRICULARES A PARTIR DO SÍTIO HISTÓRICO DE VILA VELHA/ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alexsandro Monteiro Pontini.pdfTCC - Alexsandro Monteiro Pontini15,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.