Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/455
Tipo: Dissertação
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA ARQUITETURA PARA O ENSINO DE RELIGIÃO E ARTE: PROPOSIÇÕES CURRICULARES A PARTIR DO SÍTIO HISTÓRICO DE VILA VELHA/ES
Autor(es): Pontini, Alexsandro Monteiro
Primeiro Orientador: Terra, Kenner Roger Cazotto
Primeiro membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Macêdo, Erika Sabino
Resumo: Grandes avanços ocorreram nas duas últimas décadas no que diz respeito à questão curricular nas disciplinas de Ensino Religioso e Arte. No entanto, percebemos que não foi dada a devida atenção na questão da metodologia de análise das imagens, que permita abordar um mesmo tema e conteúdo de forma interdisciplinar. Um tema comum para essas disciplinas é a Arquitetura religiosa. Nesse contexto, entendemos que a Semiótica da Cultura contribui para a análise arquitetônica, ganhando caráter próprio e atravessando essas áreas de conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa consiste em elaborar uma proposta curricular interdisciplinar nas áreas de Ensino Religioso e Arte. Fundamentamos a discussão sobre a Semiótica da Cultura na perspectiva de Lótman e Machado. Para a realização do trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa com objetivo exploratório, utilizando fontes bibliográficas e documentais relacionadas ao tema abordado. Os dados foram avaliados e analisados buscando responder as seguintes questões: de que forma a Semiótica da Cultura pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem nas áreas do conhecimento do Ensino Religioso e Arte, no que diz respeito ao estudo da Arquitetura religiosa, e qual proposição curricular a Arquitetura pode oferecer a partir das construções religiosas presentes no Sitio Histórico do município de Vila Velha/ES? Destacamos que os teóricos elencados colaboraram de maneira essencial para compreendermos o modo como a Semiótica da Cultura contribui para as análises arquitetônicas religiosas, permitindo o alcance do objetivo proposto na pesquisa. Concluiu-se, portanto, que é possível trazer a arquitetura religiosa na discussão do Ensino Religioso e Arte a partir da Semiótica da Cultura, no bojo da discussão, elaboração e implementação curricular da rede municipal de ensino de Vila Velha/ES, contemplando o sítio histórico local. Enquanto produto resultante da pesquisa foi apresentado à rede de ensino a inserção de proposições em sua matriz curricular.
Resumo Alternativo: Great advances have taken place in the last two decades about curricular issue in the subjects of Religious Education and Art. However, its realized that due attention was not given to the issue of image analysis methodology, which allows approaching the same theme and content in an interdisciplinary way. A common theme for these disciplines is religious architecture. In this context, its understood that the Semiotics of Culture contributes to architectural analysis, gaining its own character and crossing these areas of knowledge. The general objective of this research is to elaborate an interdisciplinary curriculum proposal in the areas of Religious Education and Art. The discussion was based on the Semiotics of Culture in the perspective of Lótman and Machado. In order to accomplish the work, a research of qualitative approach was developed with exploratory objective, using bibliographical and documental sources related to the approached subject. The data were evaluated and analyzed in order to answer the following questions: in what way can the Semiotics of Culture contribute to the teaching-learning process in the areas of knowledge of Religious Education and Art, with regard to the study of religious architecture, and what curricular proposition Architecture can offer from the religious constructions present in the Historic Site of Vila Velha County/ES? Emphasizes that the listed theorists collaborated in an essential way to understand the way in which the Semiotics of Culture contributes to religious architectural analyses, allowing the achievement of the objective proposed in the research. It was concluded, therefore, that it is possible to bring religious architecture into the discussion of Religious Education and Art from the Semiotics of Culture, in the midst of the discussion, elaboration and curricular implementation of the Vila Velha County/ES education network, contemplating the site local history. As a result of the research, the insertion of propositions in its curriculum was presented to the teaching network.
Palavras-chave: Arte
Arquitetura Religiosa
Semiótica
Ensino Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/455
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alexsandro Monteiro Pontini.pdfTCC - Alexsandro Monteiro Pontini15,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.