Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/453
Tipo: Dissertação
Título: LAICIDADE E RELIGIÃO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Barros, Zulmira Luíza Menezes de
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: O Brasil é um país plural, sua diversidade cultural e religiosa é característica marcante que influencia as práticas políticas e educacionais. O estudo intitulado “Laicidade e religião: possibilidade pedagógicas no contexto da Educação Infantil” reafirma a intenção da autora como profissional da educação que acredita no poder da (trans) formação que lhe atribuída. O objetivo central delimitado foi identificar como as práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil podem garantir o respeito à laicidade no espaço escolar, sem desconsiderar a importância da religiosidade, tema que permeia o ambiente, seja em função da religiosidade dos docentes e funcionários, seja em função da religiosidade dos alunos/familiares. E, considerando a relevância da religiosidade neste contexto, “aproveitá-la” para inserir o debate sobre temas tais como pluralidade, tolerância, respeito à diversidade e etc. Portanto, a criança ao conhecer acerca da diversidade religiosa terá a oportunidade de exercer a tolerância, partindo da premissa de que o conhecimento precede a intolerância. Nesse sentido, a problematização está centrada na questão de como acontece a relação laicidade e religiosidade no contexto da Educação Infantil? Na busca por respostas a este questionamento a pesquisa foi estruturada sob duas questões centrais. Laicidade e religião no contexto escolar e Laicidade como proteção à Educação Infantil, que por meio da pesquisa bibliográfica embasadas nas contribuições de Libâneo, Freire, Junqueira, Passos, Nogueira, dentre outros, foi possível desenvolver a temática. O percurso metodológico abarcou ainda a pesquisa de campo, tendo em vista que a diversidade religiosa, cultural e étnico-racial são temáticas que pertencem ao grupo da laicidade, e que a família, desempenha forte papel influenciador na formação das crianças, seguida da escola, que se coloca como o segundo grupo oficialmente responsável por sua formação, que reafirma ou refuta padrões ou modelos pré-determinados como se fossem absolutos. Contudo, cabe à escola possibilitar interações de aprendizagem da diversidade social e cultural, para prepará-la ao convívio com o diferente, por meio do desenvolvimento da pedagogia de projetos transdisciplinares, assunto abordado no Produto Educacional proposto, denominado de “Mão Amiga”, que sugere o uso de uma fórmula matemática (no sentido figurado: P² = L + R (EPL)/T), onde P² = Público Alvo e Proposta Pedagógica; L = Legislações; R (EPL) = Religiosidade na Escola Pública Laica e, T = Temáticas gerais) para que o/a docente possa observar no desenvolvimento de sua prática pedagógica. Pode-se concluir, então, que a garantia do princípio da laicidade se torna mais efetiva, quanto mais estreita for a comunicação entre a gestão escolar e a comunidade escolar, pois, a escola, mesmo sendo, de Educação Infantil deve priorizar as práticas pedagógicas que promovam a interatividade, convívio com respeito às diferenças, haja visto à diversidade cultural, social e religiosa brasileira.
Resumo Alternativo: Brazil is a plural country, its cultural and religious diversity is a striking feature that influences political and educational practices. The study entitled “Secularity and religion: pedagogical possibilities in the context of Early Childhood Education” reaffirms the author's intention as an education professional who believes in the power of the (trans) formation attributed to her. The main objective was to identify how pedagogical practices in the context of Early Childhood Education can guarantee respect for secularism in the school environment, without ignoring the importance of religiosity, a theme that permeates the environment, whether due to the religiosity of teachers and staff, or in function of the religiosity of students/family members. And, considering the relevance of religiosity in this context, “use it” to insert the debate on themes such as plurality, tolerance, respect for diversity, etc. Therefore, when children learn about religious diversity, they will have the opportunity to exercise tolerance, based on the premise that knowledge precedes intolerance. In this sense, the problematization is centered on the question of how the relationship between secularism and religiosity happens in the context of Early Childhood Education? In the search for answers to this question, the research was structured around two central questions. Secularity and religion in the school context and Secularity as protection to Early Childhood Education, which through bibliographical research based on the contributions of Libâneo, Freire, Junqueira, Passos, Nogueira, among others, it was possible to develop the theme. The methodological path also included field research, considering that religious, cultural and ethnic-racial diversity are themes that belong to the secular group, and that the family plays a strong influencing role in the education of children, followed by the school, which places itself as the second group officially responsible for its formation, which reaffirms or refutes predetermined patterns or models as if they were absolute. However, it is up to the school to enable learning interactions of social and cultural diversity, to prepare it to live with the different, through the development of the pedagogy of transdisciplinary projects, a subject addressed in the proposed Educational Product, called "Mão Amiga", which suggests the use of a mathematical formula (in the figurative sense: P² = L + R (EPL)/T), where P² = Target Audience and Pedagogical Proposal; L = Legislation; R (EPL) = Religiosity in the Secular Public School and, T = General themes) so that the teacher can observe the development of their pedagogical practice. It can be concluded, then, that the guarantee of the principle of secularism becomes more effective, the closer the communication between the school management and the school community, since the school, even though it is a kindergarten school, must prioritize pedagogical practices that promote interactivity, coexistence with respect to differences, given the Brazilian cultural, social and religious diversity.
Palavras-chave: Laicidade
Educação Infantil
Tolerância
Práticas Pedagógicas Transdisciplinares
Produto Educacional: Guia Prático “Mão Amiga”
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/453
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Zulmira Luiza Menezes de Barros.pdfTCC - Zulmira Luiza Menezes de Barros16,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.