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dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Gabatz, Celso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7404950936752263pt_BR
dc.creatorAlmeida, Lucymere Abreu-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281372924847165pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T17:46:03Z-
dc.date.available2021-12-09-
dc.date.available2022-06-14T17:46:03Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/448-
dc.description.abstractIn this work, whose theme is the presence of religion in the Ana Maria Fontes Lyra Municipal Child Education Unit, in Vila Velha (ES), the problem question that we seek to answer, through this study is the following: how religiosity is present in the pedagogical practice of Early Childhood Education, based on the practice of the body of professionals who work at the Ana Maria Fontes Lyra Municipal Child Education Unit in Vila Velha (ES)? The general objective is to analyze the presence of religiosity in Early Childhood Education, from the pedagogical practice of teachers. As for the specific objectives, we sought to carry out theoretical-historical surveys on the development of Early Childhood Education in Brazil, pointing to its inclusion as the first stage in Basic Education; to reflect on the pedagogical practice in Early Childhood Education based on caring – educating – playing; to identify the presence or absence of religion in Early Childhood Education. The work showed that, at UMEI Ana Maria Fontes Lyra, teachers do not speak directly about religiosity to children. However, such children are awakened and constantly encouraged, above all, to develop behaviors that denote understanding and, also, the practice of good living in society. To this end, two were the main investigation methods: theoretical research on the development of Early Childhood Education; qualitative field research, carried out through case studies, with the objective of perceiving how from the pedagogical practice in the environment of the aforementioned UMEI, religion is present. In relation to data collection, this study is classified as a survey research, obtaining information on factors that are of interest to the characterization of the perception of the subjects of the researched area. Among the research techniques, the case study was adopted, as it allows analyzing the flow of information, with the objective of obtaining quantitative and qualitative data.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, cujo tema é a presença da religião na Unidade Municipal de Educação Infantil Ana Maria Fontes Lyra, em Vila Velha (ES), a questão problema que se busca responder, por meio desse estudo é a seguinte: como a religiosidade se faz presente na prática pedagógica da Educação Infantil, a partir da prática do corpo de profissionais que atuam na Unidade Municipal de Educação Infantil Ana Maria Fontes Lyra em Vila Velha (ES)? O objetivo geral é analisar a presença da religiosidade na Educação Infantil, a partir da prática pedagógica dos/as professores/as. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se realizar levantamentos teórico-histórico sobre o desenvolvimento da Educação Infantil no Brasil, apontando para a sua inclusão como a primeira etapa na Educação Básica; refletir sobre o fazer pedagógico na Educação Infantil a partir do cuidar – educar – brincar; identificar a presença ou não da religião na Educação Infantil. O trabalho mostrou que, na UMEI Ana Maria Fontes Lyra, os/as professores/as não falam diretamente sobre religiosidade às crianças. No entanto, tais crianças são despertadas e constantemente incentivadas, sobretudo, a desenvolverem comportamentos que denotam a compreensão e, também, a prática do bom viver em sociedade. Para tanto, dois foram os métodos de investigação principais: pesquisa de caráter teórico sobre o desenvolvimento da Educação Infantil; pesquisa de campo qualitativa, realizada por meio de estudos de caso, com o objetivo de perceber como a partir da prática pedagógica no ambiente da referida UMEI, a religião está presente. Em relação à coleta de dados, este estudo é classificado como pesquisa de levantamento, obtendo informações sobre fatores que interessam à caracterização da percepção dos sujeitos da área pesquisada. Entre as técnicas de pesquisa, adotou-se o estudo de caso, por permitir analisar o fluxo de informações, tendo por objetivo a obtenção de dados quantitativos e qualitativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-14T17:46:03Z No. of bitstreams: 1 TCC - Lucymere Abreu Almeida.pdf: 14457848 bytes, checksum: d8934d2c698058815056577468d62a03 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T17:46:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Lucymere Abreu Almeida.pdf: 14457848 bytes, checksum: d8934d2c698058815056577468d62a03 (MD5) Previous issue date: 2021-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectValores éticospt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectCiências das Religiões Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA PRESENÇA DA RELIGIÃO NA UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ANA MARIA FONTES LYRA, EM VILA VELHA (ES)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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