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dc.contributor.advisor1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Adriano Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3058733042158467pt_BR
dc.creatorRuy, Susan Gabriela de Rezende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3015299364762713pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T17:31:22Z-
dc.date.available2021-12-08-
dc.date.available2022-06-14T17:31:22Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/447-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to investigate whether the religious experiences of teachers who work in Early Childhood Education in Brazilian public schools influence student learning. For this purpose, the object of study will be the Basílio Costalonga Municipal Child Education Unit “UMEI Basílio Costalonga”, located in the city of Vila Velha, Espírito Santo. The specific objectives are a) to situate the trajectory of Early Childhood Education in Brazil and its relationship with religion/religiosity; b) analyze documents from “UMEI Basílio Costalonga,” such as minutes, projects and, reports, which contribute data on the presence or absence of religion/religiosity in that school; and, c) study the religious profile of teachers who work in Early Childhood Education at “UMEI Basílio Costalonga”. As an applied result of the research, the intention is to propose a pedagogical workshop on the theme in the aforementioned school and other UMEI's in the municipality of Vila Velha. Regarding the methodology, after synthetic bibliographical research on religiosity in Early Childhood Education, there will be documentary research at “UMEI Basílio Costalonga,” to analyze minutes, reports and projects, in search of elements that indicate the presence of religion in the school space. The most important section of the research report, however, will be based on field research with questionnaires applied to teachers and teachers, as well as technical staff and some parents of students. Thus, it is intended to contribute to the reflection on religion in the public space, focusing on Early Childhood Education in Vila Velha-ES.pt_BR
dc.description.resumoO intuito dessa pesquisa é investigar se as experiências religiosas dos professores que atuam na Educação Infantil das escolas públicas brasileiras influenciam a aprendizagem dos alunos e alunas. Com esse fim, tomará como objeto de estudo a Unidade Municipal de Educação Infantil Basílio Costalonga “UMEI Basílio Costalonga”, localizada na cidade de Vila Velha, Espírito Santo. Os objetivos específicos são: a) situar a trajetória da Educação Infantil no Brasil e sua relação com a religião/religiosidade; b) analisar documentos da “UMEI Basílio Costalonga,” como atas, projetos e relatórios, que contribuam com dados sobre a presença ou não da religião/religiosidade na referida escola; e, c) estudar o perfil religioso dos professores e professoras que atuam na Educação Infantil da “UMEI Basílio Costalonga.” Como resultado aplicado da pesquisa, a intenção é propor uma oficina pedagógica sobre a temática na referida escola e demais UMEI’s do município de Vila Velha. Em relação à metodologia, após uma sintética pesquisa bibliográfica sobre religiosidade na Educação Infantil, haverá uma pesquisa documental na “UMEI Basílio Costalonga”, para análise de atas, relatórios e projetos, em busca de elementos que indiquem a presença da religião no espaço escolar. A seção mais importante do relatório de pesquisa, no entanto, terá como base uma pesquisa de campo com aplicação de questionários aos professores e professoras, bem como corpo técnico e alguns pais/mães dos/as estudantes. Assim, deseja-se contribuir para a reflexão sobre a religião no espaço público, tendo como foco a Educação Infantil de Vila Velha-ES.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-14T17:31:22Z No. of bitstreams: 1 TCC - Susan Gabriela de Rezende Ruy.pdf: 60742221 bytes, checksum: 95f0897d6978e96f0a082ae8047e6bae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T17:31:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Susan Gabriela de Rezende Ruy.pdf: 60742221 bytes, checksum: 95f0897d6978e96f0a082ae8047e6bae (MD5) Previous issue date: 2021-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectBNCC-EIpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleRELIGIOSIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A UMEI BASÍLIO COSTALONGA, VILA VELHA-ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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