Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Vidon, Geyza Rosa Oliveira Novais-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950837300677086pt_BR
dc.creatorVentura, Roberta Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9711658336520307pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T14:14:32Z-
dc.date.available2021-12-06-
dc.date.available2022-06-14T14:14:32Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/446-
dc.description.abstractThe research: School Coordination and Religious Diversity in Elementary Education in Vila Velha (es) is presented, based on the theoretical contribution based on Junqueira and the BNCC of Religious Education to deal with the concepts of the curricular components of Religious Education under the light of model of Science of Religions, Marcone, Lakatos to address the questions of methodologies while Cury leads to thinking about issues involving the right to education and human rights, being possible to build paths to answer the central question of this study: investigate in what To this extent, the school coordinator can contribute to the reflective dialogue about religious diversity in the school, enabling students to have an Education focused on citizenship. In order for this investigation to become possible, the general objective was taken to identify the possible actions in the attributions of the school coordination that could influence the reflective dialogue about religious diversity in Elementary Education in municipal public schools in Vila Velha. The research proposes the elaboration of a case study anchored to the bibliographical documentary research of the exploratory type, enabling the elaboration of questionnaires, observations and studies of normative documents about Religious Education in the municipality of Vila Velha, including the study and analysis of public policies aimed at address the issues of Intolerance and Religious Diversity in public Elementary Schools, and that from the survey and data collection found during the research will guide the possible results of this study. At the end of this study, it was suggested the implementation of pedagogical workshops with students, which encourage dialogue and teaching that result in attitudes of tolerance and respect in the school environment.pt_BR
dc.description.resumoApresenta-se a pesquisa: Coordenação Escolar e a Diversidade Religiosa no Ensino Fundamental de Vila Velha (ES), a qual encontra aporte teórico fundado em Junqueira e na BNCC de Ensino Religioso os subsídios para tratar dos conceitos do seu componente curricular. Sob a luz do modelo das Ciências das Religiões, pauta-se nas contribuições de Marcone, Lakatos para abordar as questões metodológicas. Do mesmo modo, apropria-se das elaborações de Cury para desenvolver o pensamento acerca das questões que compreendem o direito à educação e os direitos humanos, assim sendo possível construir caminhos para responder à questão central deste estudo: investigar em que medida o coordenador/a escolar pode contribuir para o diálogo reflexivo sobre a diversidade religiosa na escola, possibilitando aos estudantes uma educação voltada para a cidadania. Para que esta investigação possa tornar-se possível, tomou-se como objetivo geral a necessidade de identificar nas atribuições da coordenação escolar as possíveis ações que possam influenciar no diálogo reflexivo sobre a diversidade religiosa no Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Vila Velha. A pesquisa propõe a elaboração de um estudo de caso ancorado à pesquisa bibliográfica documental do tipo exploratória cujo método de coleta de dados seu deu por meio da elaboração de questionários, observações e estudos dos documentos normativos acerca do Ensino Religioso no município de Vila Velha, incluindo o estudo e análise de políticas públicas que visam abordar as questões de intolerância e diversidade religiosa nas escolas de Ensino Fundamental públicas. O levantamento e coleta de dados encontrados durante a pesquisa nortearam os resultados deste estudo, que ao final sugere a implementação de oficinas pedagógicas com os/as estudantes, tendo em vista favorecer o diálogo e o ensino que venham resultar em atitudes de tolerância e respeito no ambiente escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-14T14:14:32Z No. of bitstreams: 1 TCC - Roberta Andrade Ventura.pdf: 48964343 bytes, checksum: b9fbc9c8899369cfd897735aa3fea945 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T14:14:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Roberta Andrade Ventura.pdf: 48964343 bytes, checksum: b9fbc9c8899369cfd897735aa3fea945 (MD5) Previous issue date: 2021-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Rogério O. Ensino Religioso e escola pública: a questão filosófica da Laicidade e da confessionalidade. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2013. BARBOSA, Karla C. R. S. Ensino religioso em escolas públicas de Vila Velha (ES): avaliação e proposta. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. BITTENCOURT FILHO, José. Matriz religiosa brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Koinonia, 2003. BITTENCOURT FILHO, José. Matriz religiosa brasileira: religiosidade e mudança social. 2. ed. Vitória: Unida, 2019. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 1992. BRASIL. [Constituição (1946)]. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao46.htm. Acesso em: 04 jun. 2020. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.silep.planejamento.rj.gov.br/ constituicao_federal.htm. Acesso em: 20 ago. 2020. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 ago. 2020. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: SEF, 2013. BRASIL ESCOLA. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ brasil/espirito-santo.htm geografia do Brasil. Acesso em: 20 ago. 2020. CANDAU, Vera. Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. CANDAU, Vera M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio F.; CANDAU, Vera M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37. CAPIXABA NEW [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.capixabanews.com/ conheca-turismo-religioso-no-espírito-santo/. Acesso em: 05 mar. 2021. CASTRO, Raimundo M. M.; BALDINO, José Maria. O Ensino Religioso no Brasil: a constituição de campo disputado. Revista Rever, São Paulo, a. 15, n. 2, p. 67-79, 2015. CAVALIERE, Ana Maria. Escolas públicas de tempo integral: uma ideia forte, uma experiência frágil. In: CAVALIERE, Ana Maria; COELHO, L. M. (orgs.). Educação Brasileira em tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 40-45. CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. CUNHA, Christina V. Religiões X democracia? Reflexões a partir da análise de duas frentes religiosas no Congresso Nacional. Revista Comunicações do ISER, Rio de Janeiro, n. 69, p. 119-130, 2014. Disponível em: https://www.iser.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Comunic acoes_ISER_n69.pdf. Acesso em 20 ago. 2020. CUNHA, Magali. “Religião e paz: contribuições do movimento ecumênico à superação da violência e à construção da paz com justiça”. In: SOTER (org.). Religiões e paz mundial. São Paulo: Paulinas, 2010. p. 7-34. CURY, Carlos R. J. Ensino religioso e escola pública: o curso histórico de uma polêmica entre a Igreja e o Estado no Brasil. Revista Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 17, p. 20-37, 1993. CURY, Carlos R. J. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, Distrito Federal, n. 27, p. 183-212, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a12.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020. CURY, Carlos R. J. O Direito à Educação: um campo de atuação do gestor educacional na escola. Brasília: MEC, 2006. DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC; UNESCO, 2003. DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 6. ed. Tradução José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2001.p.13-28 DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (Orgs.). O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2005. DUPRET, Leila. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea. Revista Psicol. Esc. Educ., Campinas, v. 6, n. 1, p. 91-96, 2002. FERREIRA, Renan C.; BRANDENBURG, Laude E. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 508-522, 2019. FERREIRA, Edmara M. S. Multiculturalismo e ensino religioso escolar público: um estudo da gestão da diversidade na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2013. FGV CPDOC. João Medeiros Calmon. [s.d.]. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/ acervo/dicionarios/verbete-biografico/joao-de-medeiros-calmon. Acesso em: 20 abr. 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREITAS, Eliane M. L. M. Bem-me-quer, Malmequer: um estudo sobre a presença do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Faculdade de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. GIL, Antonio C. A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009. GLOBO.COM. Aluno é barrado em escola municipal do Rio por usar guias do candomblé. 02 set. 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/09/aluno-e-barrado-em-escola-municipal-do-rio-por-usar-guias-do-candomble.html. Acesso em: 30 set. 2021. GOVERNO ES. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.es.gov.br/geografia. Acesso em: 20 ago. 2020. GRANDE VITÓRIA. Região metropolitana da Grande Vitória. 29 ago. 2003. Disponível em: https://grandevitoria.com.br/sobre-nos/. Acesso em: 14 out. 2021. IBGE. Censo 2010: amostra religião Vila Velha. [s.d.]. Disponível em: https://cidades.ibge. gov.br/brasil/es/vila-velha/pesquisa/23/22107. Acesso em: 20 ago. 2020. INSTITUTO UNIBANCO. O que motivam as agressões entre estudantes na escola. [s.d.]. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/33. Acesso em: 20 ago. 2020. ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. In: AQUINO, Julio G. (Org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 119-134. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; MENEGHETT, Rosa G. K.; WASCHONICZ, Lílian A. Ensino Religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008. LAKATOS, Eva M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. LIMA, Paulo G.; SANTOS, Sandra M. O coordenador pedagógico na Educação básica: desafios e perspectivas. Revista Educere et Educare, Cascavel, v. 2, n. 4, p. 77-90, 2007. Disponível em https://www.ufgd.edu.br/faed/nefope/publicações. Acesso em 28 mar. 2021. LOUVEM, Josiane C. Ensino Religioso: um estudo sobre a formação e a prática docente em duas escolas públicas de Ensino fundamental de Vila Velha-ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2017. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: uma abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986. MARCONI, Marina A; LAKATOS, Eva M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. MARCONI, Marina A; LAKATOS, Eva M. Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2004. MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARINA, José A. Ética para náufragos. Rio de Janeiro: Guarda-Chuva, 1995. MELLO, Marcela T.; ARRUDA, Enoghalliton de A.; VIANA, Anny R. Religião e Política se discutem: o projeto de poder político dos neopentecostais brasileiros contemporâneos. Revista Reflexus, Vitória, v. 14, n. 2, p. 437-462, 2020. MINAYO, Maria C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. In: MINAYO, Maria C. S. (Org.). O desafio da pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-30. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://portaleduca. educacao.go.gov.br/wp-content/uploads/dlm_uploads/2019/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019. MOREIRA, Adriano; GUERREIRO, Sara. As Fronteiras da Tolerância - Liberdade Religiosa e Proselitismo na Convenção Europeia dos Direitos do Homem. [S.l.]: Almedina, 2005. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2003. NEVES, Soraya M. Ensino Religioso no âmbito da cultura da paz: análise de uma proposta pedagógica para os anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. PORTAL DA LEGISLAÇÃO. 2021 - Leis Ordinárias. [s.d.]. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-1/leis-ordinarias/2021-leis-ordinarias. Acesso em: 20 fev. 2021. PREFEITURA DE VILA VELHA [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https:// www.vilavelha.es.gov.br/paginas/governo-e-coordenacao-institucional-atos-oficiais. Acesso em: 10 set. 2021. RIBEIRO, Claudio O. Pluralismo Religioso, Direitos Humanos e Democracia. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 13, n. 4, p. 1805-1825, 2015. RIBEIRO, Maria L. S. A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário-exportador dependente. In: RIBEIRO, Maria L. S. História da Educação brasileira: a organização escolar. 15. ed. Campinas: Autores associados, 1988. p. 89-99. ROCHA, Marcos P. F.; ROCHA, José G.; LIMA, Jacqueline C. P. Intolerância religiosa em escolas públicas no Rio de Janeiro. Revista Educação, Santa Maria, v. 41, n. 3, p. 709-718, 2016. RODRIGUES, Edile M. F.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Fundamentos pedagógicos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2009. SANTOS, Ana Paula B. R. Q. S. Africanidades: um olhar pedagógico para o ensino da cultura africana em sala na aula. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação em Africanidades e Cultura Afro Brasileira) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2015. SANCHIS, Pierre. As religiões dos brasileiros. Revista Horizonte, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 28-43, 1997. SANTOS, Boaventura S. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Porto: Afrontamento, 2003. SANTOS, Boaventura S. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2013. SILVA, Daniela; BORGES, Jussara. Base Nacional Comum Curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação. Revista Intercom, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 99-114, 2020. SOUZA, Walter N. S. Religião e Educação: a superação do preconceito por meio do conhecimento. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 5, n.1, p. 194-210, 2020. STEIL, Carlos A. Pluralismo, modernidade e tradição: transformações do campo religioso. Revista Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, a. 3, n. 3, p. 115-129, 2001. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/13305. Acesso em: 20 ago. 2020. TELLES, Edward. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Fundação Ford, 2003. TOMÉ, Maria D. S. “Religiosidade brasileira: apontamentos”. Revista Unitas, Vitória, v. 1, p. 60-70, 2014. UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. [s.d.]. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 13 out. 2021. VALENTE, Gabriela A. Pluralidade religiosa e religião no ambiente escolar. In: GAHNEM, E.; NEIRA, M. (orgs.). Educação e diversidade cultural no Brasil: ensaios e práticas. São Paulo: Junqueira & Marin, 2014. p. 23-28. p. 17-36. VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação pedagógica: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2007. VASCONCELOS, José A. Fundamentos epistemológicos da história. Curitiba: IBPEX, 2009. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Lei nº 4100, de 22 de outubro de 2003. [Institui o Sistema Municipal de Ensino do município de Vila Velha, estado do Espírito Santo]. Vila Velha: Prefeitura Municipal. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/es/v/ vila-velha/lei-ordinaria/2003/410/4100/lei-ordinaria-n-4100-2003-institui-o-sistema-municipa l-de-ensino-do-municipio-de-vila-velha-estado-do-espirito-santo-e-disciplina-seu-funcioname nto. Acesso em: 20 ago. 2020. VILA VELHA (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Lei nº 5.938, de 29 de novembro de 2017. [Disciplina a gestão democrática da educação no sistema municipal de ensino de Vila Velha e dá outras providências]. Vila Velha: Prefeitura Municipal. [online]. [n.p.]. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/legislacao/Arquivo/Documents/legislacao/ html/L59382017.html. Acesso em: 10 set. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntolerância Religiosapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDiversidade Religiosapt_BR
dc.subjectCoordenação Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCOORDENAÇÃO ESCOLAR E A DIVERSIDADE RELIGIOSA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE VILA VELHA (ES)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Roberta Andrade Ventura.pdfTCC - Roberta Andrade Ventura47,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.