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Tipo: Dissertação
Título: COORDENAÇÃO ESCOLAR E A DIVERSIDADE RELIGIOSA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE VILA VELHA (ES)
Autor(es): Ventura, Roberta Andrade
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos Santos
Terceiro membro da banca: Vidon, Geyza Rosa Oliveira Novais
Resumo: Apresenta-se a pesquisa: Coordenação Escolar e a Diversidade Religiosa no Ensino Fundamental de Vila Velha (ES), a qual encontra aporte teórico fundado em Junqueira e na BNCC de Ensino Religioso os subsídios para tratar dos conceitos do seu componente curricular. Sob a luz do modelo das Ciências das Religiões, pauta-se nas contribuições de Marcone, Lakatos para abordar as questões metodológicas. Do mesmo modo, apropria-se das elaborações de Cury para desenvolver o pensamento acerca das questões que compreendem o direito à educação e os direitos humanos, assim sendo possível construir caminhos para responder à questão central deste estudo: investigar em que medida o coordenador/a escolar pode contribuir para o diálogo reflexivo sobre a diversidade religiosa na escola, possibilitando aos estudantes uma educação voltada para a cidadania. Para que esta investigação possa tornar-se possível, tomou-se como objetivo geral a necessidade de identificar nas atribuições da coordenação escolar as possíveis ações que possam influenciar no diálogo reflexivo sobre a diversidade religiosa no Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Vila Velha. A pesquisa propõe a elaboração de um estudo de caso ancorado à pesquisa bibliográfica documental do tipo exploratória cujo método de coleta de dados seu deu por meio da elaboração de questionários, observações e estudos dos documentos normativos acerca do Ensino Religioso no município de Vila Velha, incluindo o estudo e análise de políticas públicas que visam abordar as questões de intolerância e diversidade religiosa nas escolas de Ensino Fundamental públicas. O levantamento e coleta de dados encontrados durante a pesquisa nortearam os resultados deste estudo, que ao final sugere a implementação de oficinas pedagógicas com os/as estudantes, tendo em vista favorecer o diálogo e o ensino que venham resultar em atitudes de tolerância e respeito no ambiente escolar.
Resumo Alternativo: The research: School Coordination and Religious Diversity in Elementary Education in Vila Velha (es) is presented, based on the theoretical contribution based on Junqueira and the BNCC of Religious Education to deal with the concepts of the curricular components of Religious Education under the light of model of Science of Religions, Marcone, Lakatos to address the questions of methodologies while Cury leads to thinking about issues involving the right to education and human rights, being possible to build paths to answer the central question of this study: investigate in what To this extent, the school coordinator can contribute to the reflective dialogue about religious diversity in the school, enabling students to have an Education focused on citizenship. In order for this investigation to become possible, the general objective was taken to identify the possible actions in the attributions of the school coordination that could influence the reflective dialogue about religious diversity in Elementary Education in municipal public schools in Vila Velha. The research proposes the elaboration of a case study anchored to the bibliographical documentary research of the exploratory type, enabling the elaboration of questionnaires, observations and studies of normative documents about Religious Education in the municipality of Vila Velha, including the study and analysis of public policies aimed at address the issues of Intolerance and Religious Diversity in public Elementary Schools, and that from the survey and data collection found during the research will guide the possible results of this study. At the end of this study, it was suggested the implementation of pedagogical workshops with students, which encourage dialogue and teaching that result in attitudes of tolerance and respect in the school environment.
Palavras-chave: Intolerância Religiosa
BNCC
Diversidade Religiosa
Coordenação Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/446
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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