Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee3Andrioli, Liria Ângela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724936298392546pt_BR
dc.creatorNunes, Isaura Christina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/465819431791394pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T13:33:53Z-
dc.date.available2021-12-06-
dc.date.available2022-06-14T13:33:53Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/444-
dc.description.abstractThe general objective of this Professional Master's thesis in Religious Studies is to analyze the presence of cultural and religious diversity in the "Festa Junina" (June Festival/Party) made at the Municipal Early Childhood Education Unit (UMEI) Professor Normília dos Santos - Vila Velha/ES, because many families question the reason for this parties and others do not allow their children’s participation due to issues involving the family's religious traditions. The question is: what is the influence of cultural and religious diversity in the "Festa Junina" (June Festival) at UMEI Professora Normília dos Santos – Vila Velha/ES and its interfaces with early childhood education? Children have the right and the need to be respected in their singularities and diversities, including the right to play and have access to available sociocultural goods, which requires children to participate in activities, socialization processes and interactions, without any ethnic, social, gender or religious discrimination. In this sense, the first chapter affirms the child as a historical being and with rights, in which playing, educating and caring form the triad in educational development, involving movement, joy, celebration, questions, curiosity and discoveries. The second chapter deals with UMEI as a space to learn to know and respect Brazilian cultural and religious diversity, aiming at building a culture of peace. The third chapter presents the results and analysis of the research carried out with teachers, mothers and fathers of UMEI children on the realization and participation in the "Festa Junina" (June Festival). The teachers say that the children are happy to participate, play and dance, performing on the day of the celebration for the families. In relation to the results with mothers and fathers, there are contradictions in the positions, due to influences of the religious tradition, to which the families are inserted. In view of the data analysis, it is concluded that each year it becomes necessary to dialogue with the entire school community, beginning with the children enrolled in UMEI, about the holding of parties, especially the "Festa Junina" (June Festival). The research carried out becomes an important instrument for reflection and dialogue in the professionalization of the author as a manager of UMEI and in the civic construction of respect for cultural and religious diversity.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desta dissertação de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões é analisar a presença da diversidade cultural e religiosa na festa Junina da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Professora Normília dos Santos – Vila Velha/ES, pois muitas famílias questionam o porquê desta festa e outras não permitem a participação das crianças, devido questões que envolvem a tradição religiosa da família. A pergunta problema é: qual é a influência da diversidade cultural e religiosa na festa junina da UMEI Professora Normília dos Santos – Vila Velha/ES e suas interfaces com a educação infantil? As crianças têm o direito e a necessidade de serem respeitadas em suas singularidades e diversidades, tendo, inclusive, o direito de brincar e ter acesso aos bens socioculturais disponíveis, o que requer a participação das crianças nas atividades, nos processos de socialização e nas interações, sem nenhuma discriminação étnica, social, de gênero e religiosa. Neste sentido, o primeiro capítulo, afirma a criança com um ser histórico e de direitos, em que o brincar, educar e cuidar formam a tríade no desenvolvimento educacional, envolvendo movimento, alegria, celebração, perguntas, curiosidade e descobertas. O segundo capítulo trata a UMEI como espaço para o aprender a conhecer e a respeitar a diversidade cultural e religiosa brasileira, objetivando a construção de uma cultura de paz. O terceiro capítulo apresenta os resultados e a análise da pesquisa realizada com professores/as, mães e pais de crianças da UMEI sobre a realização e a participação na festa junina. Os/as professores/as afirmam que as crianças sentem-se felizes em participar, brincar e dançar, apresentando-se no dia da celebração para as famílias. Em relação aos resultados com mães e pais há contradições nos posicionamentos, devido influências da tradição religiosa, a qual a família está inserida. Diante da análise dos dados conclui-se que a cada ano torna-se necessário dialogar com toda a comunidade escolar, a partir das crianças matriculadas na UMEI, sobre a realização das festas, especialmente, a festa junina. A pesquisa realizada torna-se um importante instrumento de reflexão e diálogo na profissionalização da autora como gestora da UMEI, na construção cidadã de respeito à diversidade cultural e religiosa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-14T13:33:53Z No. of bitstreams: 1 TCC - Isaura Christina Nunes.pdf: 17930009 bytes, checksum: 7cbeb8e61526b68aa9901e525cfa74be (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T13:33:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Isaura Christina Nunes.pdf: 17930009 bytes, checksum: 7cbeb8e61526b68aa9901e525cfa74be (MD5) Previous issue date: 2021-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABREU, M. Cultura popular, um conceito e várias Histórias, In: ABREU, M.; SOIHET, R. Ensino de História, conceito, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa Palavra, 2003. p. 78-89. p. 86. ADAM, Júlio Cézar. Deuses e liturgias nas mídias: a teologia prática como rastreamento da religião vivenciada. In: SCHAPER, Valério Guilherme et al. (Orgs.). Deuses e Ciências na América Latina. São Leopoldo: Oikos; EST, 2012. AGUIAR, Beatriz Carmo Lima. A epistemologia do educador infantil de creche. Marília: UEP, 2002. ALENCAR, C. Educar é humanizar. In: GENTILI, P.; ALENCAR, C. Educar na Esperança em tempo de desencanto - Com um epílogo do subcomandante Marcos sobre as crianças zapatistas. Petrópolis: Vozes, 2001. ALVES, Marcos Alexandre; GHIGGI, Gomercindo. Da ética do diálogo à ética da alteridade – Por uma educação inter-humana. Educere et Educare, Cascavel, v. 6, n. 12, p. 251- 265, 2011. ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 136. Disponível em: http://faculdadeparque.com.br/ebooks/Educacao_infantil_discurso_legislacao_praticas_institucionais_ANDRADE.pdf. Acesso em: 20 jan. 2017. ASSIS, Simone Gonçalves de; CONSTANTINO, Patrícia; AVANCI, Joviana Quintes. (Org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Ministério da Educação; FIOCRUZ, 2010. ATAÍDE, Marlene Almeida de. GUIMARÃES, Jayson Azevedo Marsella de Almeida Pedrosa Vaz. Diversidade cultural e intolerância religiosa: uma afronta aos direitos humanos, uma questão de educação. Revista Momento: diálogos em educação, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 297-312, 2017. BAPTISTA, Myrian Veras. Prefácio – Determinações sociais da violência: sua expressão em face da infância e adolescência. In: GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; COELHO, Maria Carlota de Rezende (Orgs.). Investigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. São Paulo: Veras, 2015. BARROS, Luiz Sérgio Cativo. A influência de um sistema de planejamento e a pesquisa sobre a criatividade dos pesquisadores. Brasília: UnB, 2001. BARROSO, Edna Rodrigues. Datas comemorativas ou significativas: festas juninas na escola. Revista Com Censo #13, v. 5, n. 2, p. 22-28, 2018. p. 26. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/415/273. Acesso em: 20 mai. 2021. BAUER, Márcio André; MESQUITA, Zilá. As concepções de identidade e as relações entre indivíduos e organizações: um olhar sobre a realidade da agricultura ecológica. Repositório 2007. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/961. Acesso em: 28 dez. 2019. BIAGGIO, Rita de. A inclusão de crianças com deficiência cresce e muda a prática das creches e pré-escolas. Revista Criança do Professor de Educação Infantil, Brasília, 2017. BOLSANELLO, Aurélio; BOLSANELLO, Maria Augusta. Conselhos: análise do comportamento humano em psicologia. 4. ed. Curitiba/PR: Educacional Brasileira, 1982. BORGES, Edson; MEDEIROS, Carlos Alberto; DADESK, Jacques. Racismo, preconceito e intolerância. São Paulo: Atual, 2002. BORGES, Rosimeire Aparecida Soares; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales; CÁRIA, Neide Pena. Manual para redação e apresentação final das dissertações do mestrado em educação. Pouso Alegre: UNIVÁS, 2015. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de novembro de 2009, Seção 1, p. 8. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/art_208_.asp. Acesso em: 20 mai. 2021. BRASIL. Lei Federal n. 9.394/1996 – Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC; SEF, v. 1, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Educação Básica. Diretrizes Curriculares. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. BRASIL. Relatório sobre intolerância e violência religiosa no Brasil (2011-2015): resultados preliminares. Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; SDH; PR, 2016. BURITY, Joanildo. Minorias religiosas: identidade e política em movimento. Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 1, n. 40, p. 9-17, 2020. CAMPOS, Maria Malta; ESPOSITO, Yara Lúcia: BHERING, Eliana; GIMENES, Nelson; ABUCHAIM, Beatriz. A qualidade da educação infantil: um estudo de seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 142, p. 20-54, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v41n142/v41n142a03.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021. CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural e cotidiano escolar: buscando caminhos. Rio de Janeiro, 2000. CAPUTO, Stela Guedes. Educação em terreiros de candomblé: contribuições para uma educação multicultural crítica. In: Candau, V.M. (Org.). Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de janeiro: 7 Letras, 2006. CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 4. ed. São Paulo: Ática, 1995. CORAZZA, S. M. Infância e Educação: era uma vez... quer que conte outra vez? Petrópolis: Vozes, 2002. COSTA, Márcio Luíz. Levinas uma introdução. Petrópolis: Vozes, 2000. DEL PRIORE, Mary. (Org.). História das crianças no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007. DELORS, Jacques. Os quatro pilares da Educação. In: DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Tradução José Carlos Eufrázio. 2. Ed. Revisada. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2012. FIOROTTI, Silas. É preciso combater a intolerância religiosa na educação básica. Observatório da Impressa. Ano 20, n. 1103. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/dilemas-contemporaneos/e-preciso-combater-a-intolerancia-religiosa-na-educacao-basica. Acesso em: 02 set. 2020. FRANKLIN, K. Educação e ética: o reconhecimento da alteridade na educação. In: GUÉRIOS, E.; STOLTZ, T. (Orgs.) Educação e alteridade. São Carlos: EDUFSCar, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, mai./jun. 1995. GADOTTI, Moacir. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992. GONÇALVES, Adriana do Carmo Corrêa. Infâncias inter/multiculturais nos espaços e tempos: uma construção dialógica na relação docente e discentes. In: ARAUJO, Vania Carvalho de (coord.). Anais do Seminário Nacional Infâncias e Juventudes na cidade: um diálogo com a educação. Vitória: UFES, 1. ed., 2017. p. 24-35. p. 24. Disponível em https://sites.google.com/site/infanciasejuventudesnacidade17/anais. Acesso em 20 jun. 2021 GRASSELLI, Martinélia de Almeida. Educação Infantil: Respeitar a diversidade religiosa, superar violências, educar para a paz. Uma reflexão sobre atividades interdisciplinares desenvolvidas no Centro de Educação Infantil “João Pedro de Aguiar”. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2017. HABERMAS, J. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009. HEFNER , Philip. A Religião no Contexto da Cultura, Teologia e Ética Global. REVER, Revista de Estudos da Religião, jun. p. 68-82, 2007. HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das Tradições. In: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Org.). A invenção das tradições. Trad. CAVALCANTE, Celina Cardim. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. HÖFFER, O. O que é justiça? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. ITANI, Alice. Vivendo o preconceito em sala de aula. Revista Educação: Teoria & Prática, v. 6, n. 10, p. 115-126, 2009. KRAMER, Sônia (Org.). Com a Pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a Educação Infantil. São Paulo: Editora Ática, 1991. KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 2001. KRAMER, Sônia. O papel social da pré-escola. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1986. KUHLMANN Jr, Moysés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 14, p. 5, mai-ago, 2000. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/275/27501402.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão, et al. Campinas: UNICAMP, 1990. LIMA, Maria Betania Barbosa de Silva Lima e DORZIAT, Ana. Cenas do cotidiano nas creches e pré-escolas: um olhar sobre as práticas de inclusão. Goiânia: ANPEd, 2013. MADURO, Otto. Religião e luta de classes. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1983. MAIA, Marta Nídia Varella. Datas comemorativas – uma construção ideológica que persiste na Educação Infantil. 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro de 2017 – UFMA – São Luís/MA. São Luís: ANPEd, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT07_25.pdf. Acesso em: 19 maio 2021. MARAFON, Danielle. Educação Infantil no Brasil: um percurso histórico entre as ideias e as políticas públicas para a infância. s/d. p. 4. Disponível em: https://histedbrantigo.fe. unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/ZjxYEbbk.doc. Acesso em 10 fev. 2017. MARQUES, Circe Mara. WACHS, Manfredo Carlos. Paz e educação infantil: escutando a voz das crianças. São Paulo: Paulinas, 2015. p. 55. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 21 mai. 2021. MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESPÍRITO SANTO. Estatuto da Criança e do Adolescente & Legislação Congênere. 11. ed. Vitória:MP, 2011. MORENO, Lupion Gilmara. Organização do trabalho pedagógico na instituição de Educação Infantil. In: PASCHOAL, Jaqueline Delgado (Org.). Trabalho pedagógico na Educação Infantil. Londrina: Humanidades, 2007. MORIN, Edgar. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. MUNANGA, K. Teoria Social e Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. Cadernos Penesb, Niterói, n. 12, p. 169-203, 2010. NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do. História, interculturalidade e a valorização social e educacional do festejo junino maranhense. RECC, Canoas, v. 26 n. 2, p. 01-15, ago., 2021. NETO, Alberto Paulo. A tolerância religiosa como princípio jurídico-político. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (Orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História - Revista do Programa de estudos pós-graduados de História. São Paulo, n.10, p.7-28, 1993. p. 9. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763. Acesso em: 23 mai. 2021. NUNES, Maria Fernanda Rezende, CORSINO, Patrícia, DIDONET, Vital. Educação infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011. OLIVEIRA, David Mesquiati de. Manual de normas para trabalhos acadêmicos. Vitória: UNIDA, 2020. OLIVEIRA, Lino Batista de. Tolerância/intolerância: da crítica à alteridade. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (Orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017. p. 113. OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. A formação em contexto: a mediação do desenvolvimento profissional praxiológico, p. 41-46. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Currículos e Educação Integral, Coordenadoria de Educação Infantil. Pedagogias das infâncias, crianças e docência na educação infantil. Santa Maria: Caxias, 2016. PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. A construção da identidade da criança na educação infantil numa perspectiva histórico-cultural. Olhares & Trilhas, Uberlândia, ano XI, n. 11, 2010. p. 89. PASCHOAL, Jacqueline Delgado (Org.). Trabalho pedagógico na Educação Infantil. Londrina: Humanidades, 2007. PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: UNESP, 2010. PEDROSO, Crislaine de Andrade; BARRETO, Jaqueline Muniz; MALAQUIAS, Joseli de Souza Santos; PINTO, Luciana de Miranda. Papel do brinquedo no desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. PEREIRA, Maria Eveline de Castro; JURBERG, Claudia; BORBA, Cíntia de Moraes. A construção de estratégia lúdica para o ensino de biossegurança. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Zaragoza, v. 14, n. 3, p. 295-311, 2015. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 1988, (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006). PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 20 jun. 2021. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jul 2017. RAPOSO, Francine Alves Gratival; COELHO, Maria Carlota de Rezende. Violência doméstica contra crianças. In: GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; COELHO, Maria Carlota de Rezende (Orgs.). Investigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. São Paulo: Veras, 2015. REIS, Marcos Vinicius de Freitas. Diversidade cultural e religiosa e a Base Nacional Comum Curricular. In: SIVLEIRA, Emerson Sena da Silveira; JUNQUEIRA, Sérgio. O ensino religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. ROCKENBACH, Ramon Roberto Barbosa. O xadrez escolar e sua relação com a satisfação familiar. Dois Vizinhos: UESP, 2010. SACRISTÁN, Gimeno. A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In: ALCUDIA, Rosa et. al. Atenção à diversidade. Porto Alegre: Artmed, 2002. SANCOVSKY, Renata Rozental. Intolerância, religião e relações humanas: uma proposta de análise. In: SANTOS, Ivanir dos; FILHO, Astrogildo Esteve (Orgs.). Intolerância Religiosa x Democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. SANTOS, Ivanir dos; SEMOG, Éle. Apresentação. In: SANTOS, Ivanir dos; FILHO, Astrogildo Esteve (Orgs.). Intolerância Religiosa x Democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. SANTOS, Nathália Fernanda Ribeiro dos. Educação Infantil no Brasil: o paradigma entre o cuidar e o educar no centro de Educação Infantil. Londrina: UEL, 2010. SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: SARMENTO, M. J.; VASCONCELLOS, V. M. R. (Org.). Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira e Martins, 2007. SCANLON, Thomas. M. A dificuldade da tolerância. Novos Estudos, São Paulo, n. 84, p. 31-45, 2009. SILVA, Ana Célia da. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. SILVA, Dulcilene Rodrigues da; TAVARES, Daniel Moreira. Educação Infantil: avanços e desafios, onde o discurso e a prática se encontram. Revista Estação Científica, Juiz de Fora, v. 1, n. 15, p. 1-14, 2016. SILVA, Eliane Moura da. Religião, Diversidade e Valores Culturais: conceitos teóricos e a educação para a Cidadania. REVER, Revista de Estudos da Religião, n. 2, p. 1-14, 2004. SILVA, Patrícia Andrade da; TIMBÓ, Raimunda Cid. O papel da escola no processo da socialização na Educação Infantil. Revista PLUS FRJ – Revista Multidisciplinar em Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 68-77, 2017. p. 69-70. SOUZA, Sandra Duarte. Revista Mandrágora: Gênero e religião nos estudos feministas. Estudos feministas. Florianópolis, 12(N.E.): 264, p. 123, setembro-dezembro/2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/Y6WLw8Cx9kBZ8bt6ZvwqbCz/ ?lang=pt&format=pdf. Acesso em 02 mai. 2018. TEIXEIRA, Faustino. Diálogo inter-religioso e educação para a alteridade. In: SCARLATELLI, Cleide da Silva; STRECK, Danilo; FOLLMANN, José Ivo (Org.). Religião, cultura e educação. São Leopoldo: UNISINOS, 2006. TOMAZZETTI, Cleonice Maria; PALAURO, Marisa Mattos. Datas comemorativas na educação infantil: quais sentidos na prática educativa? Revista Crítica Educativa, Sorocaba, v. 2, n. 2, p. 150-164, 2016. p. 159. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/ index.php/criticaeducativa/article/view/87/229. Acesso em: 19 mai. 2021. TONHOLO, Thamiris Bettiol. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. TRABACH, Marli; FERRAZ, José Carlos; ROSÁRIO, Antônio do. Diversidade religiosa e o ensino religioso no CMEI professora Leila Theodoro. Revista Unitas, Vitória, v. 7, n. 1, p. 34-51, 2019. ULRICH, Claudete Beise; GRASSELLI, Martinélia Rodrigues de Almeida. Cuidar, brincar e educar na educação infantil: educação para a paz – aprender a respeitar a diversidade. Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 492-507, mai./ago. 2019. p. 497. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7321/4155. Acesso em: 20 mai. 2021. UNESCO. Declaração do México: Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais, 1982. p.1-2. Disponível em: https://www.joinville.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/Declara%C3%A7%C3%A3o-Confer%C3%AAncia-Mundial-sobre-Pol%C3%ADticas-Culturais-Mondiacult-M%C3%A9xico-1982.pdf. Acesso em: 21 mai. 2021. VIEIRA, Ingrid Câmara Luiz. A intolerância religiosa como elemento norteador do ensino da cultua afro-brasileira na escola. Unitas, v. 5, n. 2, 2017, p. 394-411. Disponível em: https://docplayer.com.br/70973710-A-intolerancia-religiosa-como-elemento-norteador-do-ensino-da-cultura-afro-basileira-na-escola-1.html. Acesso em 24 mar. 2020. VIESSER, Lizete Carmem. Um paradigma didático para o Ensino Religioso. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. VIGOTSKY, Lev Semyonovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. VINAGRE SILVA, Marlise. Liberdade, democracia e intolerância religiosa. In: SANTOS, Ivani dos; FILHO, Astrogildo Esteve (Orgs.). Intolerância Religiosa x Democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. VITÓRIA. Educação Infantil: um outro olhar. Vitória: Multiplicidade; Secretaria Municipal de Educação; Gerência de Educação Infantil, 2006. VITTA, Fabiana Cristina Frigieri de. A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 139, p. 75-93, 2010. p. 76. WALZER, Michel. Da tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 1999. WIESEL, Elie. Prefácio. A intolerância – Anais Fórum Internacional sobre a intolerância. Academia Universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. ZVEITER, Luiz. Direitos humanos e liberdades religiosas. In: SANTOS, Ivanir dos; FILHO, Astrogildo Esteve (Orgs.). Intolerância Religiosa x Democracia. Rio de Janeiro: CEAP, 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDiversidade Cultural e Religiosapt_BR
dc.subjectIntolerância Religiosapt_BR
dc.subjectFesta juninapt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA DA FESTA JUNINA DA UMEI PROFESSORA NORMÍLIA DOS SANTOS – VILA VELHA/ES: INTERFACES COM A EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isaura Christina Nunes.pdfTCC - Isaura Christina Nunes17,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.