Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/444
Tipo: Dissertação
Título: DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA DA FESTA JUNINA DA UMEI PROFESSORA NORMÍLIA DOS SANTOS – VILA VELHA/ES: INTERFACES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Nunes, Isaura Christina
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Andrioli, Liria Ângela
Resumo: O objetivo geral desta dissertação de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões é analisar a presença da diversidade cultural e religiosa na festa Junina da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Professora Normília dos Santos – Vila Velha/ES, pois muitas famílias questionam o porquê desta festa e outras não permitem a participação das crianças, devido questões que envolvem a tradição religiosa da família. A pergunta problema é: qual é a influência da diversidade cultural e religiosa na festa junina da UMEI Professora Normília dos Santos – Vila Velha/ES e suas interfaces com a educação infantil? As crianças têm o direito e a necessidade de serem respeitadas em suas singularidades e diversidades, tendo, inclusive, o direito de brincar e ter acesso aos bens socioculturais disponíveis, o que requer a participação das crianças nas atividades, nos processos de socialização e nas interações, sem nenhuma discriminação étnica, social, de gênero e religiosa. Neste sentido, o primeiro capítulo, afirma a criança com um ser histórico e de direitos, em que o brincar, educar e cuidar formam a tríade no desenvolvimento educacional, envolvendo movimento, alegria, celebração, perguntas, curiosidade e descobertas. O segundo capítulo trata a UMEI como espaço para o aprender a conhecer e a respeitar a diversidade cultural e religiosa brasileira, objetivando a construção de uma cultura de paz. O terceiro capítulo apresenta os resultados e a análise da pesquisa realizada com professores/as, mães e pais de crianças da UMEI sobre a realização e a participação na festa junina. Os/as professores/as afirmam que as crianças sentem-se felizes em participar, brincar e dançar, apresentando-se no dia da celebração para as famílias. Em relação aos resultados com mães e pais há contradições nos posicionamentos, devido influências da tradição religiosa, a qual a família está inserida. Diante da análise dos dados conclui-se que a cada ano torna-se necessário dialogar com toda a comunidade escolar, a partir das crianças matriculadas na UMEI, sobre a realização das festas, especialmente, a festa junina. A pesquisa realizada torna-se um importante instrumento de reflexão e diálogo na profissionalização da autora como gestora da UMEI, na construção cidadã de respeito à diversidade cultural e religiosa.
Resumo Alternativo: The general objective of this Professional Master's thesis in Religious Studies is to analyze the presence of cultural and religious diversity in the "Festa Junina" (June Festival/Party) made at the Municipal Early Childhood Education Unit (UMEI) Professor Normília dos Santos - Vila Velha/ES, because many families question the reason for this parties and others do not allow their children’s participation due to issues involving the family's religious traditions. The question is: what is the influence of cultural and religious diversity in the "Festa Junina" (June Festival) at UMEI Professora Normília dos Santos – Vila Velha/ES and its interfaces with early childhood education? Children have the right and the need to be respected in their singularities and diversities, including the right to play and have access to available sociocultural goods, which requires children to participate in activities, socialization processes and interactions, without any ethnic, social, gender or religious discrimination. In this sense, the first chapter affirms the child as a historical being and with rights, in which playing, educating and caring form the triad in educational development, involving movement, joy, celebration, questions, curiosity and discoveries. The second chapter deals with UMEI as a space to learn to know and respect Brazilian cultural and religious diversity, aiming at building a culture of peace. The third chapter presents the results and analysis of the research carried out with teachers, mothers and fathers of UMEI children on the realization and participation in the "Festa Junina" (June Festival). The teachers say that the children are happy to participate, play and dance, performing on the day of the celebration for the families. In relation to the results with mothers and fathers, there are contradictions in the positions, due to influences of the religious tradition, to which the families are inserted. In view of the data analysis, it is concluded that each year it becomes necessary to dialogue with the entire school community, beginning with the children enrolled in UMEI, about the holding of parties, especially the "Festa Junina" (June Festival). The research carried out becomes an important instrument for reflection and dialogue in the professionalization of the author as a manager of UMEI and in the civic construction of respect for cultural and religious diversity.
Palavras-chave: Educação Infantil
Diversidade Cultural e Religiosa
Intolerância Religiosa
Festa junina
Ciências das Religiões
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/444
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isaura Christina Nunes.pdfTCC - Isaura Christina Nunes17,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.