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dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3La Paz , Nivia Ivette Núñez de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3269216996688630pt_BR
dc.creatorKunzendorff, Catia Novaes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6529749376565769pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T13:28:14Z-
dc.date.available2021-12-01-
dc.date.available2022-06-14T13:28:14Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/443-
dc.description.abstractThis research constitutes the conclusion work of the professional master's degree in Science of Religions and is related to everyday school life, especially with practice and pedagogical interactions present in Early Childhood Education with regard to culture and religiosity. The general objective is to investigate the influence of religiosity in the pedagogical practices of Early Childhood Education at Umei Professora “Nirlene de Oliveira Almeida”, in Vila Velha/ES, with groups of 4 and 5 years of morning and afternoon shifts. Methodologically, the investigation is based on bibliographical research followed by a case study, whose central problem focuses on answering the extent to which pedagogical practices in Early Childhood Education respect the religious identities of children presented through the religiosity present in their speeches, games and behaviors in the school environment? In the end, as a product of this research, a “Conversation Wheel” is proposed to socialize with teachers and the school community the main concepts about childhood and religiosity in early childhood education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se constitui como trabalho de conclusão do mestrado profissional em Ciências das Religiões e relaciona-se com o cotidiano escolar, especialmente, com a prática e com as interações pedagógicas presentes na Educação Infantil no que diz respeito à cultura e à religiosidade. O presente estudo tem por objetivo geral investigar sobre a influência da religiosidade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil na Umei “Professora Nirlene de Oliveira Almeida”, no município de Vila Velha/ES, com turmas de 4 e 5 anos dos turnos matutino e vespertino. Metodologicamente, a investigação está alicerçada na pesquisa bibliográfica seguida de estudo de caso, cujo problema central concentra-se em responder em que medida as práticas pedagógicas na Educação Infantil respeitam as identidades religiosas das crianças apresentadas por meio da religiosidade presente em suas falas, brincadeiras e comportamentos no ambiente escolar? Ao final, como produto desta pesquisa propõe-se uma “Roda de Conversa” para socializar com os/as professores/as e com a comunidade escolar os principais conceitos sobre infância e religiosidade na educação infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-14T13:28:14Z No. of bitstreams: 1 TCC - Catia Novaes Kunzendorff.pdf: 52240856 bytes, checksum: e67e688f7abc652a8c3bb511fd2ed974 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T13:28:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Catia Novaes Kunzendorff.pdf: 52240856 bytes, checksum: e67e688f7abc652a8c3bb511fd2ed974 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInfantilpt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectCiências das Religiões Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA RELIGIOSIDADE NAS PRÁTICAS DOS/AS DISCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA UMEI “PROFESSORA NIRLENE DE OLIVEIRA ALMEIDA” NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA NA COMPREENSÃO DOCENTEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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