Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/443
Tipo: Dissertação
Título: A RELIGIOSIDADE NAS PRÁTICAS DOS/AS DISCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA UMEI “PROFESSORA NIRLENE DE OLIVEIRA ALMEIDA” NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA NA COMPREENSÃO DOCENTE
Autor(es): Kunzendorff, Catia Novaes
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Terceiro membro da banca: La Paz , Nivia Ivette Núñez de
Resumo: Esta pesquisa se constitui como trabalho de conclusão do mestrado profissional em Ciências das Religiões e relaciona-se com o cotidiano escolar, especialmente, com a prática e com as interações pedagógicas presentes na Educação Infantil no que diz respeito à cultura e à religiosidade. O presente estudo tem por objetivo geral investigar sobre a influência da religiosidade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil na Umei “Professora Nirlene de Oliveira Almeida”, no município de Vila Velha/ES, com turmas de 4 e 5 anos dos turnos matutino e vespertino. Metodologicamente, a investigação está alicerçada na pesquisa bibliográfica seguida de estudo de caso, cujo problema central concentra-se em responder em que medida as práticas pedagógicas na Educação Infantil respeitam as identidades religiosas das crianças apresentadas por meio da religiosidade presente em suas falas, brincadeiras e comportamentos no ambiente escolar? Ao final, como produto desta pesquisa propõe-se uma “Roda de Conversa” para socializar com os/as professores/as e com a comunidade escolar os principais conceitos sobre infância e religiosidade na educação infantil.
Resumo Alternativo: This research constitutes the conclusion work of the professional master's degree in Science of Religions and is related to everyday school life, especially with practice and pedagogical interactions present in Early Childhood Education with regard to culture and religiosity. The general objective is to investigate the influence of religiosity in the pedagogical practices of Early Childhood Education at Umei Professora “Nirlene de Oliveira Almeida”, in Vila Velha/ES, with groups of 4 and 5 years of morning and afternoon shifts. Methodologically, the investigation is based on bibliographical research followed by a case study, whose central problem focuses on answering the extent to which pedagogical practices in Early Childhood Education respect the religious identities of children presented through the religiosity present in their speeches, games and behaviors in the school environment? In the end, as a product of this research, a “Conversation Wheel” is proposed to socialize with teachers and the school community the main concepts about childhood and religiosity in early childhood education.
Palavras-chave: Diversidade Cultural
Religiosidade
Educação
Infantil
Laicidade
Ciências das Religiões Aplicadas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/443
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Catia Novaes Kunzendorff.pdfTCC - Catia Novaes Kunzendorff51,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.