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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PIRIPIRI/PI: INTERFACE ENTRE LEGISLAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE
Autor(es): Carvalho Filho, João de Deus
Primeiro Orientador: Adriano Filho, José
Primeiro membro da banca: Adriano Filho, José
Segundo membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: É possível perceber que a prática da disciplina de Ensino Religioso é muito complexa e exige do (a) professor (a) uma capacitação específica para fazer frente aos desafios que essa disciplina impõe. Assim, esta dissertação teve como objetivos principais analisar o ER nas escolas públicas municipais de Piripiri-PI, assim como a relação professor e a disciplina de ER. A dissertação foi dividida em três capítulos, esses sendo subdivididos em três seções cada. O primeiro capítulo aborda o ensino religioso e a diversidade religiosa, sendo estudadas questões relacionadas a epistemologia do ER, além da análise dos parâmetros estabelecidos na LDB, BNCC e demais legislações sobre a disciplina ER, seguida da realidade do universo religioso do Piauí. No segundo capítulo é verificada a disciplina do ponto de vista da religiosidade e fenômeno religioso, além do estudo do contexto histórico na formação da cidade de Piripiri e a sua base para os valores culturais atuais e possíveis influências na disciplina do Ensino Religioso. No terceiro capítulo é apresentado a pesquisa de campo realizada no mês de agosto de 2021, envolvendo diretores (as), professores (as) e alunos (as) através de perguntas realizadas pela plataforma do Google Forms por meio de questões abertas e fechadas com intuito de construir o perfil dos agentes educacionais envolvidos na pesquisa e perspectivas discentes em relação a mesma, além também de visitas in loco a escola. A metodologia aplicada foi a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com o objetivo de analisar e observar os fenômenos através da fundamentação teórica necessária para a análise do tema, sendo amplamente trabalhado autores como: ALVES(2004), ARAÚJO(2015), BERGER(1983), BRANDENBURG(2013), entre outros, buscando sempre o entendimento da expectativa e realidade do ER em Piripiri-PI. Buscou-se nessa dissertação expor as principais causas que impossibilitam ao ER das escolas municipais de Piripiri de serem trabalhadas conforme preceitua a legislação nacional e regional. Os resultados indicam que os/as alunos (as) buscam compreender e respeitar a diversidade religiosa, porém sem muita certeza a respeito do que se deve aprender durante o evolvimento com a disciplina. Já os/as professores (as) que participaram da pesquisa de campo apontaram que abordam o tema da diversidade religiosa nas aulas, porém com fortes indícios católicos, mesmo que implícito, durante a construção do conhecimento, na grande maioria das vezes até sem a percepção dos envolvidos. O que impossibilita atingir na íntegra a função transversal e multidisciplinar do tema. Até porque encontram muitas dificuldades em relação ao apoio pedagógico não encontrado no ambiente escolar, fortalecendo o proselitismo, impedindo assim um espaço escolar baseado na pluralidade e garantias da laicidade.
Resumo Alternativo: It is possible to see that the practice of the discipline of Religious Education is very complex and requires from the teacher a specific training to face the challenges that this discipline imposes. Thus, this dissertation had as main objectives to analyze the RE in municipal public schools in Piripiri-PI, as well as the relationship between teacher and RE discipline. The dissertation was divided into three chapters, these being subdivided into three sections each. The first chapter addresses religious education and religious diversity, studying issues related to ER epistemology, in addition to analyzing the parameters established in the LDB, BNCC and other legislation on the ER discipline, followed by the reality of the religious universe of Piauí. In the second chapter, the discipline is verified from the point of view of religiosity and religious phenomenon, in addition to the study of the historical context in the formation of the city of Piripiri and its basis for current cultural values and possible influences on the discipline of Religious Education. The third chapter presents the field research carried out in August 2021, involving principals, teachers and students through questions asked by the Google Forms platform through open and closed questions with intent to build the profile of educational agents involved in the research and student perspectives in relation to it, in addition to on-site visits to the school. The methodology applied was based on a bibliographical, documental and field research with the objective of analyzing and observing the phenomena through the necessary theoretical foundation for the analysis of the theme, with authors such as: ALVES(2004), ARAÚJO(2015) being extensively worked. , BERGER(1983), BRANDENBURG(2013), among others, always seeking to understand the expectation and reality of ER in Piripiri-PI. This dissertation sought to expose the main causes that make it impossible for the ER of Piripiri municipal schools to be worked on as required by national and regional legislation. The results indicate that students seek to understand and respect religious diversity, but are not quite sure about what should be learned during their development with the discipline. The teachers who participated in the field research, on the other hand, indicated that they address the theme of religious diversity in their classes, but with strong Catholic evidence, even if implicit, during the construction of knowledge, in most cases even without perception of those involved. This makes it impossible to fully achieve the cross-cutting and multidisciplinary function of the topic. Also because they face many difficulties in relation to pedagogical support not found in the school environment, strengthening proselytism, thus preventing a school space based on plurality and guarantees of secularism.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Piripiri/PI
Pluralidade
Laicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/442
Data do documento: 24-Nov- 11
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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