Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/441
Tipo: Dissertação
Título: TOLERÂNCIA RELIGIOSA NAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ARTE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VILA VELHA/ES
Autor(es): Pinto, Eliane da Silva
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Pereira, Dulcimar
Resumo: O estudo a respeito da Tolerância religiosa nas práticas curriculares de Arte dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Vila Velha/ES, pois, sabe-se que desde que o componente curricular de Arte, ainda, era considerado e trabalhado numa perspectiva da Educação Artística que as temáticas relacionadas à cultura, relação étnico-racial e religiosidade formam discussões que permeiam as ideologias sociais e pessoais do poder público e dos professores/as, respectivamente. E partindo dessa premissa, por meio da pesquisa bibliográfica e documental foi possível investigar como a temática (in)tolerância religiosa está descrita no currículo pedagógico das aulas de Arte e sugerir o uso da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como proposta para a prevenção dos conflitos causados pela intolerância religiosa nas aulas de Arte para o Ensino Fundamental. Delimitou-se como objetivo central verificar se as aulas de Arte contemplam a multiculturalidade e pluralidade religiosas nas práticas curriculares de Arte dos anos iniciais do ensino fundamental de referida rede de ensino e no percurso de investigação foi possível observar que: a prevenção da intolerância religiosa, perpassa pelo fato de que através da arte o processo de aprender está relacionado a sua educação integral, pelo fato de que ao auxiliar no desenvolvimento das outras área do conhecimento, por meio das habilidades motoras, aspecto emocional e cognitivo, além da capacidade de imaginar, criar e interpretar, o/a estudante toma conhecimento acerca da diversidade e supera as possibilidades de atitudes preconceituosas. Contudo, tal exercício deveria perpassar todos os níveis e etapas de ensino, bem como todas as camadas sócio-políticas estabelecidas, para que o processo de reconhecimento da riqueza cultural e religiosa existente entre os povos fosse sinônimo de paz e de tolerância. Pode-se inferir, também, que o trabalho pedagógico com o uso da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa favorece a prevenção do preconceito religioso enquanto valorização da memória, características, costumes etc., porque o conhecimento acerca da arte como tradição promove a conscientização sobre a diversidade religiosa e cultural existente por meio da aprendizagem dialógica e significativa.
Resumo Alternativo: The stud of religious tolerance in the curricular practices of Art in the early years of Elementary School of the municipal education system of Vila Velha/ES, since it is known that since the curricular component of Art was still considered and worked on in a perspective of Arts Education that themes related to culture, ethnic-racial relationship and religiosity form discussions that permeate the social and personal ideologies of the public power and teachers, respectively. Based on this premise, through bibliographical and documentary research it was possible to investigate how the theme (in)tolerance of religion is described in the pedagogical curriculum of Art classes and to suggest the use of Ana Mae Barbosa's triangular approach as a proposal to prevention of conflicts caused by religious intolerance in Art classes for Elementary School. The main objective was to verify if the Art classes contemplate the multiculturality and religious plurality in the curricular practices of Art in the early years of elementary school of that education network and in the investigation path it was possible to observe that: overcoming religious intolerance, it permeates the fact that, through art, the process of learning is related to its integral education, the fact that by helping to develop other areas of knowledge, through motor skills, emotional and cognitive aspects, in addition to the ability to imagine, creating and interpreting, the student learns about diversity and overcomes the possibilities of prejudiced attitudes. However, such exercise should permeate all levels and stages of education, as well as all established socio-political layers, so that the process of recognizing the cultural and religious wealth existing among peoples would be synonymous with peace and tolerance. It can also be inferred that the pedagogical work with the use of Ana Mae Barbosa's triangular approach favors the prevention of religious prejudice while valuing memory, characteristics, customs etc., because knowledge about art as a tradition promotes awareness about the existing religious and cultural diversity through dialogic and meaningful learning.
Palavras-chave: Tolerância religiosa
Arte
Abordagem Triangular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/441
Data do documento: 22-Nov-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Eliane da Silva Pinto.pdfTCC - Eliane da Silva Pinto13,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.