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Tipo: Dissertação
Título: A (IN) TOLERÂNCIA RELIGIOSA: UMA REFLEXÃO SOBRE SÍMBOLOS RELIGIOSOS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA
Autor(es): AMBROSIM, SANDRA RIBEIRO DA SILVA
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Segundo membro da banca: Andrioli, Liria Ângela
Terceiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Resumo: Nos dias atuais, refletir sobre o tema tolerância e intolerância é imprescindível. A tolerância é comprometida com a integridade, e, quando trabalhada no âmbito escolar, ela semeia a paz, mediando todas as formas de relações e possibilitando a construção do respeito. O objetivo deste estudo é apresentar a escola como um espaço público da vivência e da pluralidade, mas também, como espaço onde acontecem atitudes intolerantes entre professores/as e alunos/as. No entanto, é possível constatar que em muitas delas, sejam públicas ou privadas há símbolos religiosos cristãos, apontando para o cristianismo como religião majoritária. O Estado é laico e, por consequência, a escola também o é. Isso indica que não é possível a prática de somente uma doutrinação religiosa, é preciso entender que todas necessitam ter o seu espaço. Portanto, esta pesquisa nasce da experiência pedagógica cotidiana e das perguntas de como lidar com essas situações que fomentam a intolerância religiosa. O contexto público escolar é marcado pela diversidade e pluralidade religiosa e cultural. É necessário ficar claro que a escola pública brasileira é o lugar onde essa pluralidade social e cultural acontecem e é o local onde deveria prezar a tolerância, expressada como respeito ao diferente, incluindo a diversidade dos símbolos religiosos. Além disso, é preciso refletir sobre ações pedagógicas concretas, como práticas inovadoras, que sejam capazes de superar a intolerância religiosa. Para Paulo Freire, a Escola é considerada um espaço público privilegiado na construção do conhecimento, sendo esse o melhor caminho para o diálogo. Diálogo esse que possibilita o respeito aos valores de cada um e tem como contribuição a formação do indivíduo para a transformação da sociedade, no sentido de torná-la menos desigual e mais democrática, superando assim a intolerância religiosa. A dissertação está baseada em pesquisa bibliográfica, documental e fundamenta-se no método ver, julgar e agir.
Resumo Alternativo: Nowadays, thinking about tolerance and intolerance is indispensable. Tolerance is compromised with integrity, and when it is worked out in the school environment, it disseminates peace, mediating all forms of relationships, and making it possible to build respect. The goal of this study is to present the school as a public space of experience and plurality, but also as a place where intolerant attitudes between teachers and students occur. However, it is possible to verify that in many of them, whether public or private, have Christian religious symbols, pointing to Christianity as a majority religion. The state is laic and, consequently, the school is also secular. That is an indication that it is not possible to practice only a religious indoctrination, it is necessary to understand that all of them need to have their space. Therefore, this research begins with the daily pedagogical experience and the questions of how to deal with situations that promote religious intolerance. The public school context is marked by diversity and religious and cultural plurality. It is necessary to be clear that the Brazilian public school is where this social and cultural plurality takes place and is the place where tolerance should be praised, expressed as respect for the different, including the diversity of religious symbols. Besides, it is necessary to reflect on concrete pedagogical actions, such as innovative practices, that are capable of overcoming religious intolerance. For Paulo Freire, the School is considered a free public space in the construction of knowledge, which is the best way for dialogue. Dialoguing allows respect for the values of each one, having as a contribution the formation of the individual for the transformation of society, in the sense of making it less unequal and more democratic, thus overcoming religious intolerance. The dissertation is based on bibliographical, documentary research and is based on the see, judge and act method.
Palavras-chave: Tolerância. Intolerância. Escola Pública. Símbolos religiosos. Ciências da Religião.
Tolerance. Intolerance. Public School. Religious symbols. Religious Science.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/44
Data do documento: 8-Dez-2017
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