Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/43
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.creatorSILVA, RUBENS DORNELAS DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312814322132956pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-11T13:15:34Z-
dc.date.available2017-11-30-
dc.date.available2018-07-11T13:15:34Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.citationBRASIL. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2/97, de 16 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arq uivos /pdf/RCNE-CEB02-97.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Lei n.º 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1997/lei-9475-22-julho1997365391-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Resolução CEB n.º 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos /pdf/rceb02_98.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Secretaria de educação fundamental do ministério da educação e do desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASILEIRO, Antônio. O Ensino Religioso confessional nas escolas públicas brasileiras. São Paulo: Cortez, 2010. CAMURÇA, Marcelo. Ciências Sociais e Ciências da Religião: polêmicas e interlocuções. São Paulo: Paulinas, 2008. CARIACICA. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares do Município: Ensino Fundamental (6º ao 9º anos). Cariacica: SEME, 2012. CARON, Lurdes. Entre conquistas e concessões: uma experiência ecumênica em educação religiosa escolar. São Leopoldo: Sinodal; IEPG, 1996. CASTRO, Raimundo Marcio Mota; BALDINO, José Maria. O Ensino Religioso no Brasil: a constituição de campo disputado. REVER, São Paulo, a. 15, n. 2, p. 67-79, jul./dez., 2015. CATÃO, Francisco. O Fenômeno Religioso. São Paulo: Letras & Letras, 1995. DINIZ, Debora. É possível haver Ensino Religioso sem proselitismo?. In: DINIZ, Débora (Org.). O Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras: qual o pluralismo? Brasília: Anais, 2008. p. 31-42. ESPÍRITO SANTO. Conselho Estadual de Educação. Parecer nº 1.900/09, de 23 de outubro de 2009. Dispõe sobre a oferta da disciplina Ensino Religioso no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Estado do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.edulaica.net.br/up loads/arquivo/RES%201900%20es.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Conselho Estadual de Educação. Parecer nº 2.197/09, de 18 de dezembro de 2009. Manifesta o posicionamento do Conselho Estadual de Educação sobre a Resolução nº 1.900/09, de 23 de outubro de 2009. Disponível em: <http://www.edulaica.net.b r/uploads/arquivo/PARECER%20CEE%202197%20es.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Conselho Estadual de Educação. Resolução n.º 1.286/06, de 15 de março de 2006. Fixa Normas para a Educação no Sistema Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo. Disponível em: <https://cee.es.gov.br/Media/cee/Leis/res.1286.atualizada.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Currículo Básico da Escola Estadual. Vitória: SEDU, 2009. ESPÍRITO SANTO. Decreto n.º 1736-R, de 26 de setembro de 2006. Dispõe sobre a oferta da disciplina do Ensino Religioso nas escolas públicas Estaduais do Espírito Santo. Disponível em: <http://ioes.dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/#e:1731>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Lei n.º 7.193, de 25 de junho de 2002. Dispõe sobre ensino religioso confessional nas escolas da rede pública de ensino do Estado do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.al.es.gov.br/antigo_portal_ales/images/leis/html/LO%207193.html>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Portaria nº 003-R, de 14 de janeiro de 2013. Estabelece diretrizes para a organização curricular nas escolas estaduais para o ano de 2013. Disponível em: <htt p://ioes.dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/#/p:12/e:1525>. Acesso em: 23 ago. 2017. FERNANDES, Maria Madalena S. Afinal, o que é o Ensino Religioso?: sua identidade própria em contraste com a catequese. São Paulo: Paulus, 2000. FONAPER. Histórico. Disponível em: <http://www.fonaper.com.br/apresentacao.php>. Acesso em: 23 ago. 2017. FONAPER. Institucional. Disponível em: <http://www.fonaper.com.br/apresentacao.php>. Acesso em: 23 ago. 2017. FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FREITAS, Eliane Littig Milhomes. Formação docente ao Ensino Religioso: qual a base epistemológica para garantir a formação necessária preconizada na legislação vigente?. Ciberteologia, São Paulo, a. 11, n. 52, p. 35-45, 2015. FREITAS, Eliane Littig Milhomes. Formação dos docentes do Ensino Religioso no município de Cariacica - ES. In: VII Congresso Nacional de Ensino Religioso, 2013, Juiz de Fora. A construção do conhecimento nas culturas-tradições religiosas e não-religiosas: interfaces com o Ensino Religioso. Organizado por Janaina Hübner, Iuri Andréas Reblin e Francisco Sales Palheta. Florianópolis: FONAPER, 2014. p. 235-249. HOLANDA, Angela Maria Ribeiro. O Ensino Religioso no currículo escolar. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Org.). Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2013. p. 34-38. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; CORREA, Rosa L. T.; HOLANDA, Ângela M. R. Ensino Religioso: aspecto legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Formação do professor de Ensino Religioso: uma realidade desafiadora no Brasil. Disponível em: <http://www.pucpr.edu.br/eventos/educe re/educere2006/anaisEvento/docs /CI-041-TC.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2017. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2008. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O Ensino Religioso no Brasil: estudo do seu processo de escolarização. 2000. 353 f. Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências da Educação, Universidade Pontifícia Salesiana, Roma, 2000. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio. O Ensino Religioso no Brasil: estudo do seu processo de escolarização. Educere: Revista da Educação, Toledo, v. 1, n. 2, p. 3-18, jul./dez., 2001. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar, Curitiba, n. 31, p. 169-189, 2008. OLIVEIRA, Lilian Blankde et al. Ensino religioso: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. OTTO, Rudolf. Ontologia do Sagrado. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Org.). O Sagrado: fundamentos e conteúdos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibetex, 2009. p. 20-38. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PIERUCCI, Antônio Flávio. As novas religiões e a busca da inocência. Diálogo: Religião e cultura, São Paulo, n. 26, p. 28-36, maio., 2002. PIMENTA, Selma Garrido. Por uma re-significação da didática. São Paulo: Cortez, 1997. PONDÉ, Luis Felipe. Epistemologia da Controvérsia. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). A(s) Ciências(s) da religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 145-163. RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Um olhar sobre o atual cenário religioso brasileiro: possibilidades e limites para o pluralismo. Estudos de Religião, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 53-71, jul./dez., 2013. RODRIGUES, Edile Maria Fracaro. Em riscos e rabiscos: concepções de Ensino Religioso dos docentes do Ensino Fundamental do Estado do Paraná – possibilidades para uma formação de professores. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008. RODRIGUES, Elisa. Questões Epistemológicas do Ensino Religioso: uma proposta a partir da Ciência da Religião. Interações, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230- 241, jul./dez., 2013. ROSA, Léa Brígida Rocha de Alvarenga. Cariacica: nosso município. 2. ed. Serra: FORMAR, 2012. SANCHEZ, Wagner Lopes. Elementos para a análise do campo religioso no Brasil. Nures, São Paulo, a. 2, n. 2, p. 1-10, jan./abr., 2006. SANDESKI, Vicente Estevãm. Humanismo: uma concepção ética da educação na contemporaneidade. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/008e2.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. O Ensino Religioso no currículo escolar. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, a. 6, n. 22, p. 9-12, mai., 2001. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da Religião, Ensino Religioso e formação docente. Rever, São Paulo, a. 9, p. 1-18, set., 2009. STEIL, Carlos Alberto. O Ensino Religioso na sociedade plural. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 50-52, ago., 1996. STIGAR, Robson. Um grande lobby a favor da presença do Ensino Religioso na atual Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Último Andar, São Paulo, n. 26, p. 88-124, 2015. p. 116.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/43-
dc.description.abstractThe present dissertation intends to evaluate the contribution of the Religious Education subject in the integral formation of children and young people in Elementary School of the public network of Cariacica - ES, from the experiences of teachers, related in continuing education meetings, as well as to do a research in order to improve the teachers' formation. The methodology adopted was based on two qualitative analysis resources: Theoretical and documentary discipline history research in national scenario, highlighting federal and state legislations, besides theoretical questions about Religious Education Philosophy and in the camp research with discipline, all of Cariacica municipal public network, through sine- structured interviews and questionnaire, in order to collect reflections and experiences about training and teaching in this area. Eleven teachers were interwed in eleven public schools, in a total of eleven interviews between March 2015 an October 2016. The analysis of the results considered significant the particular contribution of Religious Education in the school curriculum, raised some legal issues related to the interpretation of the order for good improvement in the Training and Permanent Formation offered by the Coordination of Continued Formation of the Municipality.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação pretende avaliar a contribuição da disciplina de Ensino Religioso Escolar na formação integral de crianças e jovens do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Cariacica-ES, a partir das experiências dos docentes, relatadas nas formações continuadas, bem como, levantar pistas para o aprimoramento da formação docente. A metodologia adotada serviu-se de dois recursos de análise qualitativa: uma pesquisa teórica e documental da história da disciplina no cenário nacional, com destaque para a legislação federal e estadual, além de questões teóricas sobre Filosofia do Ensino Religioso Escolar e uma pesquisa de campo com professores da disciplina, todos da rede pública municipal de Cariacica-ES, por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionário, a fim de recolher reflexões e experiências sobre a formação e sobre a docência nesta área. Foram entrevistados 11 professores em 11 escolas municipais, totalizando 11 entrevistas entre o período de março de 2015 a outubro de 2016. A análise dos resultados considerou significativa a contribuição particular do Ensino Religioso Escolar (ERE) na grade curricular da escola pública, levantou algumas questões de ordem legal relacionadas à interpretação dos pressupostos e objetivos da disciplina e sugeriu pistas de ação para um aprimoramento da capacitação e formação permanente oferecida pela Coordenação de Formação Continuada do Município.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-07-11T13:15:34Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Rubens Dornelas da Silva.pdf: 6492109 bytes, checksum: 8a1ead40e2fb9863710f5de3c1855c89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-11T13:15:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Rubens Dornelas da Silva.pdf: 6492109 bytes, checksum: 8a1ead40e2fb9863710f5de3c1855c89 (MD5) Previous issue date: 2017-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2/97, de 16 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arq uivos /pdf/RCNE-CEB02-97.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Lei n.º 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1997/lei-9475-22-julho1997365391-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Resolução CEB n.º 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos /pdf/rceb02_98.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. BRASIL. Secretaria de educação fundamental do ministério da educação e do desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASILEIRO, Antônio. O Ensino Religioso confessional nas escolas públicas brasileiras. São Paulo: Cortez, 2010. CAMURÇA, Marcelo. Ciências Sociais e Ciências da Religião: polêmicas e interlocuções. São Paulo: Paulinas, 2008. CARIACICA. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares do Município: Ensino Fundamental (6º ao 9º anos). Cariacica: SEME, 2012. CARON, Lurdes. Entre conquistas e concessões: uma experiência ecumênica em educação religiosa escolar. São Leopoldo: Sinodal; IEPG, 1996. CASTRO, Raimundo Marcio Mota; BALDINO, José Maria. O Ensino Religioso no Brasil: a constituição de campo disputado. REVER, São Paulo, a. 15, n. 2, p. 67-79, jul./dez., 2015. CATÃO, Francisco. O Fenômeno Religioso. São Paulo: Letras & Letras, 1995. DINIZ, Debora. É possível haver Ensino Religioso sem proselitismo?. In: DINIZ, Débora (Org.). O Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras: qual o pluralismo? Brasília: Anais, 2008. p. 31-42. ESPÍRITO SANTO. Conselho Estadual de Educação. Parecer nº 1.900/09, de 23 de outubro de 2009. Dispõe sobre a oferta da disciplina Ensino Religioso no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Estado do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.edulaica.net.br/up loads/arquivo/RES%201900%20es.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Conselho Estadual de Educação. Parecer nº 2.197/09, de 18 de dezembro de 2009. Manifesta o posicionamento do Conselho Estadual de Educação sobre a Resolução nº 1.900/09, de 23 de outubro de 2009. Disponível em: <http://www.edulaica.net.b r/uploads/arquivo/PARECER%20CEE%202197%20es.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Conselho Estadual de Educação. Resolução n.º 1.286/06, de 15 de março de 2006. Fixa Normas para a Educação no Sistema Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo. Disponível em: <https://cee.es.gov.br/Media/cee/Leis/res.1286.atualizada.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Currículo Básico da Escola Estadual. Vitória: SEDU, 2009. ESPÍRITO SANTO. Decreto n.º 1736-R, de 26 de setembro de 2006. Dispõe sobre a oferta da disciplina do Ensino Religioso nas escolas públicas Estaduais do Espírito Santo. Disponível em: <http://ioes.dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/#e:1731>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Lei n.º 7.193, de 25 de junho de 2002. Dispõe sobre ensino religioso confessional nas escolas da rede pública de ensino do Estado do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.al.es.gov.br/antigo_portal_ales/images/leis/html/LO%207193.html>. Acesso em: 23 ago. 2017. ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Estado da Educação. Portaria nº 003-R, de 14 de janeiro de 2013. Estabelece diretrizes para a organização curricular nas escolas estaduais para o ano de 2013. Disponível em: <htt p://ioes.dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/#/p:12/e:1525>. Acesso em: 23 ago. 2017. FERNANDES, Maria Madalena S. Afinal, o que é o Ensino Religioso?: sua identidade própria em contraste com a catequese. São Paulo: Paulus, 2000. FONAPER. Histórico. Disponível em: <http://www.fonaper.com.br/apresentacao.php>. Acesso em: 23 ago. 2017. FONAPER. Institucional. Disponível em: <http://www.fonaper.com.br/apresentacao.php>. Acesso em: 23 ago. 2017. FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FREITAS, Eliane Littig Milhomes. Formação docente ao Ensino Religioso: qual a base epistemológica para garantir a formação necessária preconizada na legislação vigente?. Ciberteologia, São Paulo, a. 11, n. 52, p. 35-45, 2015. FREITAS, Eliane Littig Milhomes. Formação dos docentes do Ensino Religioso no município de Cariacica - ES. In: VII Congresso Nacional de Ensino Religioso, 2013, Juiz de Fora. A construção do conhecimento nas culturas-tradições religiosas e não-religiosas: interfaces com o Ensino Religioso. Organizado por Janaina Hübner, Iuri Andréas Reblin e Francisco Sales Palheta. Florianópolis: FONAPER, 2014. p. 235-249. HOLANDA, Angela Maria Ribeiro. O Ensino Religioso no currículo escolar. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Org.). Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2013. p. 34-38. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; CORREA, Rosa L. T.; HOLANDA, Ângela M. R. Ensino Religioso: aspecto legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Formação do professor de Ensino Religioso: uma realidade desafiadora no Brasil. Disponível em: <http://www.pucpr.edu.br/eventos/educe re/educere2006/anaisEvento/docs /CI-041-TC.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2017. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2008. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O Ensino Religioso no Brasil: estudo do seu processo de escolarização. 2000. 353 f. Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências da Educação, Universidade Pontifícia Salesiana, Roma, 2000. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio. O Ensino Religioso no Brasil: estudo do seu processo de escolarização. Educere: Revista da Educação, Toledo, v. 1, n. 2, p. 3-18, jul./dez., 2001. MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar, Curitiba, n. 31, p. 169-189, 2008. OLIVEIRA, Lilian Blankde et al. Ensino religioso: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. OTTO, Rudolf. Ontologia do Sagrado. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Org.). O Sagrado: fundamentos e conteúdos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibetex, 2009. p. 20-38. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PIERUCCI, Antônio Flávio. As novas religiões e a busca da inocência. Diálogo: Religião e cultura, São Paulo, n. 26, p. 28-36, maio., 2002. PIMENTA, Selma Garrido. Por uma re-significação da didática. São Paulo: Cortez, 1997. PONDÉ, Luis Felipe. Epistemologia da Controvérsia. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). A(s) Ciências(s) da religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Paulinas, 2008. p. 145-163. RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Um olhar sobre o atual cenário religioso brasileiro: possibilidades e limites para o pluralismo. Estudos de Religião, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 53-71, jul./dez., 2013. RODRIGUES, Edile Maria Fracaro. Em riscos e rabiscos: concepções de Ensino Religioso dos docentes do Ensino Fundamental do Estado do Paraná – possibilidades para uma formação de professores. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008. RODRIGUES, Elisa. Questões Epistemológicas do Ensino Religioso: uma proposta a partir da Ciência da Religião. Interações, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230- 241, jul./dez., 2013. ROSA, Léa Brígida Rocha de Alvarenga. Cariacica: nosso município. 2. ed. Serra: FORMAR, 2012. SANCHEZ, Wagner Lopes. Elementos para a análise do campo religioso no Brasil. Nures, São Paulo, a. 2, n. 2, p. 1-10, jan./abr., 2006. SANDESKI, Vicente Estevãm. Humanismo: uma concepção ética da educação na contemporaneidade. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/008e2.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2017. SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. O Ensino Religioso no currículo escolar. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, a. 6, n. 22, p. 9-12, mai., 2001. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da Religião, Ensino Religioso e formação docente. Rever, São Paulo, a. 9, p. 1-18, set., 2009. STEIL, Carlos Alberto. O Ensino Religioso na sociedade plural. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 50-52, ago., 1996. STIGAR, Robson. Um grande lobby a favor da presença do Ensino Religioso na atual Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Último Andar, São Paulo, n. 26, p. 88-124, 2015. p. 116.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso. Escola Pública. Formação Docentept_BR
dc.subjectReligious Education. Public School. Teacher training.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEXPERIÊNCIAS SOBRE A FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA NA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO EM CARIACICA-ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rubens Dornelas da Silva.pdfDissertação - Rubens Dornelas da Silva6,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.