Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Cecchetti, Elcio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6402588298008183pt_BR
dc.creatorPereira, Michele de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9348818010620121pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T12:20:06Z-
dc.date.available2021-11-17-
dc.date.available2022-06-14T12:20:06Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/439-
dc.description.abstractExperiences in school spaces have always been permeated by issues, visible and invisible, of disrespect for religious diversity. However, strengthening pedagogical practices in order to overcome exclusionary practices is one of the attributions of the school and education professionals. The study proposed to describe about "Diversity and religious tolerance in the school environment", starting from the following question: how religious intolerance manifests itself in school life, considering religious diversity? The methodology characterized by bibliographical research, in a descriptive study of an investigative nature, whose research locus were the municipalities of Cariacica – ES and Vila Velha – ES, was subdivided into three chapters, in addition to the introduction and conclusion: the first chapter deals with the conceptual aspects of the school and religiosity, considering that the daily school life is complex and full of diversities, however, it presents possibilities and work opportunities that help in the formation of social constructions; the second chapter describes about the tripod: school, religious education and diversity, based on the assumption that respect for ethnic, cultural and religious plurality are essential to overcome intolerance, in addition to presenting some information about the legal aspects that permeate the theme, when we list about Religious Education in the curriculum. And in the third chapter there is a discussion of the analysis of the data that identified the work developed by the municipalities of Cariacica – ES and Vila Velha – ES, places of professional performance of the author, on diversity and religious intolerance, which she brings as a result. the importance of strengthening and consolidating the construction of a culture of peace, as a pedagogical alternative in the challenge of overcoming intolerance, in addition to being based on laws n. 10.639/03 and n.11.645/08 which includes the inclusion of the theme of ethnic-racial and indigenous relations in school curricula. The theme is extremely important for the implementation of actions related to diversity, whose focus is intolerance due to tolerance, stressing that in the school context, reflection on coexistence, identity, plurality and respect are allowed under the bias of knowledge that achieves understanding and a more humane and harmonious society.pt_BR
dc.description.resumoAs experiências nos espaços escolares sempre foram permeadas por questões, visíveis e invisíveis, de desrespeito ante a diversidade religiosa. Contudo, fortalecer as práticas pedagógicas no sentido de superar práticas excludentes consiste numa das atribuições da escola e dos profissionais da educação. O estudo trouxe como proposta descrever a respeito da “Diversidade e tolerância religiosa no ambiente escolar”, partindo da seguinte questão: como a intolerância religiosa se manifesta no cotidiano escolar, considerando a diversidade religiosa? A metodologia caracterizada pela pesquisa bibliográfica, num estudo descritivo de natureza investigativa, cujo lócus da pesquisa foram os municípios de Cariacica – ES e Vila Velha – ES, foi subdivida em três capítulos, além da introdução e da conclusão: o primeiro capítulo versa sobre os aspectos conceituais da escola e religiosidade, considerando que o cotidiano escolar é complexo e cheio de diversidades, contudo, apresenta possibilidades e oportunidades de trabalho que auxiliam na formação das construções sociais; o segundo capítulo descreve a respeito do tripé: escola, Ensino Religioso e diversidade, partindo do pressuposto de que o respeito pela pluralidade étnica, cultural e religiosa, são imprescindíveis para a superação da intolerância, além de apresentar algumas informações sobre os aspectos legais que permeiam a temática, ao elencarmos sobre o Ensino Religioso junto ao currículo. E no terceiro capítulo tem-se a discussão das análises dos dados que identificou o trabalho desenvolvido, pelos municípios de Cariacica – ES e de Vila Velha – ES, locais de atuação profissional da autora, sobre a diversidade e intolerância religiosa, que traz como resultado a importância do fortalecimento e consolidação da construção da cultura de paz, como alternativa pedagógica no desafio de superação da intolerância, além de estar fundamentada nas leis n. 10.639/03 e n.11.645/08 que inclui a inserção da temática das relações étnico-raciais e indígenas nos currículos escolares. A temática constitui-se como de extrema importância para a implementação de ações relacionadas à diversidade, cujo foco seja a intolerância em razão da tolerância, ao ressaltar que no contexto escolar a reflexão acerca da convivência, da identidade, da pluralidade e do respeito são permitidas sob o viés do conhecimento que alcança compreensão e uma sociedade mais humana e harmoniosa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-14T12:20:06Z No. of bitstreams: 1 TCC - Michele de Oliveira Pereira.pdf: 15174191 bytes, checksum: 33f7c9a5a1221f422a442213458ddac3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T12:20:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Michele de Oliveira Pereira.pdf: 15174191 bytes, checksum: 33f7c9a5a1221f422a442213458ddac3 (MD5) Previous issue date: 2021-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABIB, Pedro Jungers. Religiosidade na Capoeira. Portal da Capoeira [site institucional]. Disponível em: https://portalcapoeira.com/capoeira/cronicas-da-capoeiragem/religiosidade-na-capoeira/. Acesso em: 25 set. 2021. ALVES, Rubem. O que é a religião? São Paulo: Brasiliense, 1996. ANDRADE, Ivani Coelho; MONTEIRO, Alessandra de Aguiar; PONTINI, Alexsandro Monteiro; PINTO, Eliane da Silva; BARROS, Zulmira Luiza Menezes de. Currículo do Ensino Religioso da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião. Último Andar, São Paulo, v. 23, n. 36, jul-dez. p. 44 – 60. 2020. ANDRADE, M. A religião entra na escola. Por quê? Como? Ocupando qual lugar? In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, 4. 2014, Porto. Anais... Porto: Universidade do Porto, 2014. ANDREAZZA, Carlos. Umberto Eco: Intolerância. Estado da Arte. Grupo Editorial Record. 30/05/2020. Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/umberto-eco-intolerancia-record/. Acesso nem set. 2021. BARCELLOS, Jycimar; ANDRADE, Marcelo. A religião entra na escola pública: uma análise da intolerância religiosa na escola. Didática e Prática de Ensino na relação coma Sociedade. EduEce. Livro 3, pp. 761-773. S/d. BERGER, Peter L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 2004. BONI, Valdete; QUERESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Revista Eletrônica dos Pós-graduandos em Sociologia Política da UFSC, vol. 2, n. 1, 2005. BRASIL. Base Nacional Curricular Comum, 2017. Disponível em: bit.ly/2O06Vu1. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2015-2018/2018/lei/L13663.htm. Acesso em set. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: bit.ly/2O0690a. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Resolução nº 05 de 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ 1997/pceb005_97.pdf. Acesso em: abr. 2021. BRASIL. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 2010. Disponível em: bit.ly/2xxvyew. Acesso em: 26 out. 2020. CAPÍTULO DOS FINS DO FONAPER SOBRE O ENSINO RELIGIOSO. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9475.htm. Acesso em: 10 mar. 2021. CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. Tolerância e seus limites: um olhar latinoamericano sobre diversidade e desigualdade. São Paulo: Unesp, 2003. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. In: OLIVEIRA. Inês Barbosa. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. COELHO, Janes Marcos da Silva. O ensino religioso nas escolas sem proselitismo: um desafio para educadores na construção do ensino para o respeito à diversidade religiosa. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de pós-graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2014. CORREA, Rosa Lydia Teixeira. Cultura e diversidade. Curitiba: Ibepex, 2008. COSTA, Greice Menezes Brigadeiro da. Pluralidade cultural: a influência da religião na sociedade e na educação escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 16. n. 158 - Julho de 2011. In: THOMAZ, Paulo Roberto Valdo. As influências religiosas no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de pós-graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2014. CUNHA, Luiz Antônio da. Confessionalismo versus laicidade na educação brasileira: ontem e hoje. Visoni Latino Americane (Trieste), ano III, n. 4, jan., 2011. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ena escola pública. Revista Brasileira de Educação. Set. /Out./Nov. /Dez, n. 27. p. 183-213, 2004. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A., PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. São Paulo: Atlas. 2004. DINIZ, Márcio Victor de Sena. O conceito de tolerância em John Loocke: a tolerância universal e os seus limites. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-graduação da Universidade de Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. DOMINGOS, Marília de Franceschi Neto. Ensino Religioso e Estado Laico: uma lição de tolerância. Revista de Estudos da Religião. São Paulo, p. 45-70. 2009. Disponível em: http://www4.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_domingos.pdf. Acesso em: 01 ago. 2021. DUBET, François. Mutações cruzadas: a cidadania e a escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 289-305, maio/ago. 2011. ENSINO RELIGIOSO. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais. São Paulo: Mundo Muri, 2009. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2003. FERREIRA Jr., Amarilio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao século XX. São Carlos: EdUFSCar, 2010. FISCHMANN, Roseli. Estado laico, educação, tolerância e cidadania ou simplesmente não crer. São Paulo: Factash, 2012. FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER) Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Documentos Parâmetros Curriculares do Ensino Religioso. Disponível em: www.fonaper.com.br/. Acesso em: 20 mar. 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005. GADOTTI, Moacir. Projeto político pedagógico da escola. Fundamentos para a sua realização. In: Gadotti, Moacir; ROMÃO, José E. Autonomia da escola. Princípios e propostas. Guia da Escola Cidadã. Inst. Paulo Freire. São Paulo: Cortes, 2004. GAZETA ONLINE. Coluna da Fé. 01/02/2017. Disponível em: https://www.gazetaonline.com.br/opiniao/colunas/coluna_da_fe/2017/02/fraternidade-tabajara-77-anos-1014019766.html. Acesso em 21 set. 2021. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atas, 2002. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. HOLMES, Maria José Torres; PALHETA, Francisco. Ensino Religioso no currículo da Educação Básica. In: POZZER, Adecir (Orgs.). Ensino Religioso na Educação Básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. IPATRIMÔNIO: Patrimônio cultural brasileiro. Cariacica – Folia de Reis. [s.d]. Disponível em: http://www.ipatrimonio.org/cariacica-folia-de-reis/. Acesso em: 24 set. 2021. JUNG, Gustavo Carl. Psicologia e religião. In: Obras completas de C. G. Jung, Petrópolis: Vozes, 1990. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. História, Legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2008. JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo. O ensino religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002. KATZ, I.; WACKENHUT, J.; HASS, R.G. Racial ambivalence, value duality, and behavior. In: DOVIDIO, J. F.; GAERTNER, S. L. (Orgs.). Prejudice, discrimination, and racismo. Nova York: Academic. 1986, p.35-39. In: LIMA, Marcus Eugênio Oliveira; VALA, Jorge. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia. 2004. KINDER, D. R.; SEARS, D. O. Prejudice and politics: symbolic racism versus racial threats to the good life. Journal of Personality and Social Psychology. 1981. 40, 414-431. In: LIMA, Marcus Eugênio Oliveira; VALA, Jorge. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia. 2004. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2001. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica: Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. LANZA, Fabio. A invisibilidade das minorias religiosas em escolas públicas do Sistema Estadual na Região de Londrina – Paraná. Observatório da religião. v. 2, n. 03, p. 82-100. 2016. LEFEBVRE, Henri. Critique de l avie quotidiene II – Fondements d’une sociologie de la quotidienneté. Paris, L’ArcheÉditeur, 1961. In: PENIN, Sonia. Cotidiano e escola: a obra em construção. São Paulo: Cortês, 1989. LOCKE, John. Carta sobre a tolerância. Tradução de João da Silva Gama. Lisboa: Edições 70, 1983. In: RIBEIRO, Wesley dos Santos. Intolerância religiosa e violência, frente às práticas religiosas no Brasil, no século XXI. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016. MANS, Matheus. Em 'Migração e Intolerância: Umberto Eco fala de dores sociais. (Resenha). Esquina da Cultura. Publicado em 04 mai. 2020. Disponível em: https://www.esquinadacultura.com.br/post/resenha-em-migracao-e-intolerancia-umberto-eco-fala-de-dores-sociais. Acesso em: set. 2021. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2008. MILOT, Micheline. A educação intercultural e a abertura à diversidade religiosa. Visão Global, v. 15, n. 1-2, p. 355-368, 2012. MIORANZA, Ângela Josefina, ROËSCH, Izabel Cristina Corrêa. A diversidade Cultural no Cotidiano da Sala de Aula. Infância Sociedade e Educação. II Simpósio Nacional de Educação. XXI Semana de Pedagogia. n. 7, p. 9, 2010. Disponível em: http://cac-php.unioeste.b/eventos/iisimposioeducacao/anais/trabalhos/30.pdf. Acesso em: 09 abr. 2020. MORIM, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. MUNANGA, Kabengele. (Org.). Superando o racismo na escola. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília, 2008. NETO, Alberto Paulo. A tolerância religiosa como princípio jurídico-político. In: PERONDI, Ildo; NETO, Alberto Paulo (Orgs.). Intolerância e tolerância religiosa: análise e perspectiva. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2017. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela de. A educação na nova constituição: mudar para permanecer. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 16-27, jan./jun. 1989. OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela de; PENIN, Sonia Terezinha de Souza. A educação na constituinte de 1946. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 12, n. 1/2, p. 261-288, jan./dez. 1986. OLIVEIRA. Inês Barbosa. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos pensados praticados pelos praticantes pensantes dos cotidianos das escolas, 2012. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?view_op=view_citation&hl=en&user= j4ytyLEAAAAJ&citation_for_view=j4ytyLEAAAAJ:maZDTaKrznsC. Acesso em: 13 jul. 2021. OLIVEIRA. Inês Barbosa. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. PAIS, Jose Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortês, 2003. PASSETTI, Edson. Uma apresentação: a tolerância e o intempestivo. In: PASSETTI, Edson; OLIVEIRA, Salete (Orgs.). A tolerância e o intempestivo. São Paulo: Ateliê, 2005. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PENIN, Sonia. Cotidiano e escola: a obra em construção. São Paulo: Cortez, 1989. PIOVESAN, Flavia. Ações Afirmativas Sob a Perspectiva dos Direitos Humanos. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Brasília, 2007. PIRES, Joelma Lúcia Vieira. O trabalho de professores no processo de implementação do currículo por competências. 2013. In: THOMAZ, Paulo Roberto Valdo. As influências religiosas no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2014. PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA (Cidade). Orientação Curricular: de Educação Infantil e Ensino Fundamental: articulando saberes, tecendo diálogos. Secretaria Municipal de Educação. Departamento de Ensino. Serra: ABBA Gráfica e Editora, 2008. PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA (PMC) ES. [Site institucional]. Notícias. 17/02/2020. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/noticias/67969/tenda-cultural-do-congo-e-aberta-em-roda-dagua-em-preparacao-ao-carnaval-de-congo-de-mascaras. Acesso em 20 set. 2021. PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA (PMC) ES. [Site institucional]. Notícias: Direitos humanos realiza seminário sobre cultura da paz. 04/12/2019. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/noticias/67796/direitos-humanos-realiza-seminario-sobre-cultura-da-paz. Acesso em 23 set. 2021. PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA (PMC) ES. [Site institucional]. Cultura. [s.d]. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/cultura. Acesso em set. 2021. PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA- ES. [Site institucional]. Notícias. 04/11/2015. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/noticias/32061/mes-da-consciencia-negra-em-cariacica. Acesso em 24 set. 2021. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA- ES. Diário Oficial do Município. Edição n. 103. 08/12/2016. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA- ES. Diário Oficial do Município. Edição n. 656. 26/03/2019. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA- ES. Diário Oficial do Município. Edição n. 415. 28/03/2018. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA- ES. Relatório Anual do Coordenação de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas. Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha, 2020. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA- ES. Relatório Parcial do Setor CEAFRI. Secretaria Municipal de Educação. Gerência de Currículo, 2021. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Base Municipal Curricular de Vila Velha: Primeira Versão. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, 2018. PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA. Proposta curricular do ensino fundamental da rede municipal de Vila Velha. Vila Velha: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, 2008. REDE DH (DIREITOS HUMANOS). Declaração Universal dos Direitos Humanos. s/d. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm. Acesso em: 20 nov. 2020. RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Paidéia. Ribeirão Preto, n. 4, p. 15-30, 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1993000100003. Acesso em: 24 mar. 2020. RIBEIRO, Wesley dos Santos. Intolerância religiosa e violência, frente às práticas religiosas no Brasil, no século XXI. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016. RODRIGUES, Elisa. Questões epistemológicas do Ensino Religioso: Uma proposta a partir da Ciências da Religião. Belo Horizonte: Interações – Cultura e Comunidade, v. 8, n. 14, p. 228-245, 2013. RODRIGUES, Letícia Araujo. A religião no ambiente escolar: Um estudo das relações discursivas em um Centro Municipal de Educação Infantil no município de Serra - ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de pós-graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2016. SAMPAIO, Carline. O Ensino Religioso na rede pública de educação do Brasil: história, modelos e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de pós-graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2015. SAMPAIO, Carline. O Ensino Religioso na rede pública de educação do Brasil: história, modelos e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de pós-graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2015. SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000. SANTOS, Boaventura de Souza. Reconhecer para libertar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2003. SARTORI, Giovanni. La sociedad multiétnica. Pluralismo, multiculturalismo y extranjeros Mexico: Taurus, 2001. SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2005. SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton (Orgs.). Pedagogia histórico crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico crítica: Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991. SENA, Luzia. Ensino Religioso e formação docente: Ciências das Religiões e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007. SETTON, Maria da Graça Jacintho. Socialização e cultura: ensaios teóricos. São Paulo: Annablume, 2012. SETTON, Maria da Graça Jacintho; VALENTE, Gabriela. Religião e educação no Brasil: uma leitura em periódicos (2003-2013). Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 46, n. 160, p. 410-440, Jun. 2016. SILVA, Brunella Lemos da. A individualidade religiosa na perspectiva da plurirreligiosidade no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões Programa de pós-graduação em Ciências da Religião), Vitória: UNIDA; Faculdade Unida de Vitória, 2014. SILVA, Cláudio Manoel N. G. da; ALMEIDA, Davi S. A religião, a religiosidade e os sistemas religiosos. Instituto do Intercâmbio do Pensamento Espírita de Pernambuco - IPEPE. 10/02/2003. s/p. Disponível em: http://ipepe.com.br/religiao-religiosidade-e-os-sistemas-religiosos/. Acesso em: 24 mar. 2020. SILVA, Fernando Rosa da. BERNARDES, Vânia Martins. O ensino da história da África e dos afro-brasileiros: um enfoque sob os livros didáticos do 5º ano. In: FILHO, Guimes Rodrigues; BERNARDES, Vânia Aparecida Martins; NASCIMENTO, João Gabriel do. (Org.) Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Editora Gráfica Lopes, 2012. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da religião, Ensino Religioso e Formação Docente. São Paulo: REVER – Revista de estudos da religião. p. 01-18. Set. 2009. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf. Acesso em: 01 ago. 2021. TRABACH, Marli. Diversidade religiosa no âmbito de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Serra – ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2020. VALENTE, Gabriela Abuhab; SETTON, Maria das Graças. Jacintho. Notas etnográficas sobre a religiosidade na escola. Cadernos Ceru, São Paulo, série 2, v. 25, n. 1, p. 179-195, junho de 2014. WALZER, Michel. Da tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 1999. WEILL, G. Historia de la idea laica en Francia en el siglo XIX. Sevilla: Comunicación Social, 2006. In: VALENTE, Gabriela Abuhab. A religiosidade na prática docente. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 98, n. 248, p. 198-211, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade religiosa.pt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectCultura da pazpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDIVERSIDADE E TOLERÂNCIA RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Michele de Oliveira Pereira.pdfTCC - Michele de Oliveira Pereira14,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.