Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/439
Tipo: Dissertação
Título: DIVERSIDADE E TOLERÂNCIA RELIGIOSA NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor(es): Pereira, Michele de Oliveira
Primeiro Orientador: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Stephanini, Valdir
Terceiro membro da banca: Cecchetti, Elcio
Resumo: As experiências nos espaços escolares sempre foram permeadas por questões, visíveis e invisíveis, de desrespeito ante a diversidade religiosa. Contudo, fortalecer as práticas pedagógicas no sentido de superar práticas excludentes consiste numa das atribuições da escola e dos profissionais da educação. O estudo trouxe como proposta descrever a respeito da “Diversidade e tolerância religiosa no ambiente escolar”, partindo da seguinte questão: como a intolerância religiosa se manifesta no cotidiano escolar, considerando a diversidade religiosa? A metodologia caracterizada pela pesquisa bibliográfica, num estudo descritivo de natureza investigativa, cujo lócus da pesquisa foram os municípios de Cariacica – ES e Vila Velha – ES, foi subdivida em três capítulos, além da introdução e da conclusão: o primeiro capítulo versa sobre os aspectos conceituais da escola e religiosidade, considerando que o cotidiano escolar é complexo e cheio de diversidades, contudo, apresenta possibilidades e oportunidades de trabalho que auxiliam na formação das construções sociais; o segundo capítulo descreve a respeito do tripé: escola, Ensino Religioso e diversidade, partindo do pressuposto de que o respeito pela pluralidade étnica, cultural e religiosa, são imprescindíveis para a superação da intolerância, além de apresentar algumas informações sobre os aspectos legais que permeiam a temática, ao elencarmos sobre o Ensino Religioso junto ao currículo. E no terceiro capítulo tem-se a discussão das análises dos dados que identificou o trabalho desenvolvido, pelos municípios de Cariacica – ES e de Vila Velha – ES, locais de atuação profissional da autora, sobre a diversidade e intolerância religiosa, que traz como resultado a importância do fortalecimento e consolidação da construção da cultura de paz, como alternativa pedagógica no desafio de superação da intolerância, além de estar fundamentada nas leis n. 10.639/03 e n.11.645/08 que inclui a inserção da temática das relações étnico-raciais e indígenas nos currículos escolares. A temática constitui-se como de extrema importância para a implementação de ações relacionadas à diversidade, cujo foco seja a intolerância em razão da tolerância, ao ressaltar que no contexto escolar a reflexão acerca da convivência, da identidade, da pluralidade e do respeito são permitidas sob o viés do conhecimento que alcança compreensão e uma sociedade mais humana e harmoniosa.
Resumo Alternativo: Experiences in school spaces have always been permeated by issues, visible and invisible, of disrespect for religious diversity. However, strengthening pedagogical practices in order to overcome exclusionary practices is one of the attributions of the school and education professionals. The study proposed to describe about "Diversity and religious tolerance in the school environment", starting from the following question: how religious intolerance manifests itself in school life, considering religious diversity? The methodology characterized by bibliographical research, in a descriptive study of an investigative nature, whose research locus were the municipalities of Cariacica – ES and Vila Velha – ES, was subdivided into three chapters, in addition to the introduction and conclusion: the first chapter deals with the conceptual aspects of the school and religiosity, considering that the daily school life is complex and full of diversities, however, it presents possibilities and work opportunities that help in the formation of social constructions; the second chapter describes about the tripod: school, religious education and diversity, based on the assumption that respect for ethnic, cultural and religious plurality are essential to overcome intolerance, in addition to presenting some information about the legal aspects that permeate the theme, when we list about Religious Education in the curriculum. And in the third chapter there is a discussion of the analysis of the data that identified the work developed by the municipalities of Cariacica – ES and Vila Velha – ES, places of professional performance of the author, on diversity and religious intolerance, which she brings as a result. the importance of strengthening and consolidating the construction of a culture of peace, as a pedagogical alternative in the challenge of overcoming intolerance, in addition to being based on laws n. 10.639/03 and n.11.645/08 which includes the inclusion of the theme of ethnic-racial and indigenous relations in school curricula. The theme is extremely important for the implementation of actions related to diversity, whose focus is intolerance due to tolerance, stressing that in the school context, reflection on coexistence, identity, plurality and respect are allowed under the bias of knowledge that achieves understanding and a more humane and harmonious society.
Palavras-chave: Diversidade religiosa.
Intolerância religiosa
Cultura da paz
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/439
Data do documento: 17-Nov-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Michele de Oliveira Pereira.pdfTCC - Michele de Oliveira Pereira14,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.