Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Kenner Roger Cazotto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2210254997915529pt_BR
dc.contributor.referee2Adriano Filho, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Alencar, Gedeon Freire de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237173613583224pt_BR
dc.creatorCoelho, Marlen Carla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4535379215423577pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T12:10:14Z-
dc.date.available2021-11-16-
dc.date.available2022-06-14T12:10:14Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/438-
dc.description.abstractAt school, the formation of critical thinking is sought, influencing the way the student understands the belief. Such influence may arise due to religion, through dogmas and beliefs to which the individual is subject. Therefore, this study aims to analyze how Religious Education affects the social development of elementary school students. As specific objectives, it also intends: to develop bibliographical research, to understand which paths lead Religious Education to influence the formation of students; analyze the legal support that, throughout history, guided Religious Education; understand how Religious Education is applied at UMEF Gil Bernardes, in Vila Velha (ES), to understand if such school is in line with the consulted bibliography and with the legislation. The problem-question to be answered at the end of the work proposed here is: which values and teachings, transmitted in Religious Education classes, are favorable to the formation of a free citizen aware of the problems of his time and place? This study finds justification in the need to try to discover what kind of influence Religious Education, taught in the aforementioned school, exerts on the behavior of students. The work is carried out in two stages: the first consists of a bibliographic survey about the history of religions and the behavior of society. The second, of a practical nature, consists of the application of field research, through which elementary school students will reveal whether they really assimilate the religious and ethical values passed on by the aforementioned curricular component. As for the “locus” of the research, this will be the UMEF Gil Bernardes, as it is the unit in which this researcher works in the educational area, exercising this leadership role. Regarding the universe and the sample, the universe will be composed of 9th grade students, enrolled in Religious Education, in the aforementioned Municipal Elementary Education Unit. As for data collection, in view of the pandemic, it was decided to invite two teachers of Religious Education, asking them to apply some online exercises, so that the influence of Religious Education on development could be better analyzed. of Elementary School students.pt_BR
dc.description.resumoNa escola busca-se a formação de pensamento crítico, influenciando o modo como o/a aluno/a entende a crença. Tal influência pode surgir por força da religião, por meio de dogmas e crenças às quais o indivíduo está sujeito. Sendo assim, este estudo tem por objetivo geral analisar como o Ensino Religioso afeta o desenvolvimento social dos/as alunos/as de Ensino Fundamental. Como objetivos específicos pretende também: desenvolver pesquisa bibliográfica, para entender quais os caminhos levam o Ensino Religioso a influenciar a formação dos/das estudantes; analisar a sustentação jurídica que, ao longo da história, direcionou o Ensino Religioso; entender como é aplicado o Ensino Religioso na UMEF Gil Bernardes, em Vila Velha (ES), para entender se tal escola se encontra alinhada com a bibliografia consultada e com a legislação. A questão-problema a ser respondida ao final do trabalho aqui proposto é: quais valores e ensinamentos, transmitidos nas aulas de Ensino Religioso, são favoráveis à formação de um cidadão livre e consciente dos problemas de seu tempo e lugar? Este estudo encontra justificativa na necessidade de se tentar descobrir qual tipo de influência o Ensino Religioso, ministrado na escola acima mencionada, exerce sobre o comportamento dos/as alunos/as. O trabalho é conduzido em duas etapas: a primeira consiste em levantamento bibliográfico acerca da história das religiões e o comportamento da sociedade. A segunda, de cunho prático, consiste na aplicação de pesquisa de campo, por meio da qual estudantes do Ensino Fundamental revelarão se realmente assimilam os valores religiosos e éticos repassados pelo mencionado componente curricular. Quanto ao “locus” da pesquisa, este será a UMEF Gil Bernardes, por ser a unidade em que esta pesquisadora trabalha na área educacional, exercendo cardo de direção. No que tange ao universo e à amostra, o universo será composto por alunos/as de 9º ano, matriculados/as no Ensino Religioso, na referida Unidade Municipal de Ensino Fundamental. Quanto à coleta de dados, em face da pandemia, optou-se por convidar dois professores/as de Ensino Religioso, solicitando aos/às mesmos/as que aplicassem alguns exercícios online, para que se pudesse melhor analisar a influência do Ensino Religioso no desenvolvimento social dos/as estudantes do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-14T12:10:14Z No. of bitstreams: 1 TCC - Marlen Carla Coelho.pdf: 17095562 bytes, checksum: 5214a559941d49218e87956b6dcb9fe3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T12:10:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Marlen Carla Coelho.pdf: 17095562 bytes, checksum: 5214a559941d49218e87956b6dcb9fe3 (MD5) Previous issue date: 2021-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABREU, Sandra Elaine Aires. O ensino da escrita, da leitura, do cálculo e da doutrina religiosa nas escolas de primeiras letras da província de Goiás no século XIX. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 18, p. 13-48, 2008. Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/87. Acesso em: 26 out. 2020. ALMEIDA, Danielle Mesquiati de Oliveira. Ensino religioso, cidadania e ética: práticas pedagógicas integradoras. Unitas – Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, Vitória, v. 7, n. 1, p. 1-21, 2019. ANDRADA, Bonifácio de. Acordo do Brasil com a Santa Sé sobre a Igreja Católica. Belo Horizonte: Del Rey, 2009. ANDRADE JÚNIOR, Glício Freire de; SOUSA, Karla Samara dos Santos; SOUSA, Joana Dark Andrade de. Ensino público e laicidade: uma análise sobre a frequente inserção das datas comemorativas religiosas no currículo escolar. Revista Diversidade Religiosa, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 136-151, 2016. ARAGÃO, Gilbraz; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o campo das ciências da religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, 2018. ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre currículo: educandos e educadores – seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, 2008. BAPTISTA, Mauro Rocha. O Ensino Religioso em questão. PARALELLUS – Revista Eletrônica em Ciências da Religião, Recife, v. 9, n. 21, p. 459-477, 2018. BARRIOS, Alia; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; BRANCO, Ângela Uchôa. Formação continuada do professor: desenvolvendo competências para a promoção do desenvolvimento moral. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 91-99, 2011. BARROS, Luís Carlos. A influência de um sistema de planejamento e a pesquisa sobre a criatividade dos pesquisadores. Brasília: UnB, 2001. BASTOS, Maria Helena Câmara; KREUTZ, Lúcio; TAMBARA, Elomar (Orgs.). Histórias e memórias da educação do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Seiva Publicações, 2002. BONI, Valdete; QUERESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-graduandos em Sociologia Política da UFSC, São Carlos, v. 2, n. 1, p. 65-78, 2005. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 35. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1998, artigo 210. In: BONAVIDES, Paulo; AMARAL, Roberto. Textos políticos da História do Brasil, v. IX. Brasília: Senado Federal, 1996. BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil, 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil.3/leis/L9394.htm. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular – Educação é base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição Brasileira de 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao67.htm. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em: 26 out. 2020. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Federal n. 9.475. Brasília, 22 jul. 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ Leis/l9475.htm. Acesso em: 26 out. 2020. BRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. As ciências das religiões: uma alternativa para o ensino religioso. In: Ensino religioso na escola: o papel das ciências das religiões. Goiânia: PUC-GO, 2010. BREGALDA, Regiano. Educar para o cuidado: um desafio contemporâneo. Passo Fundo: UPF, 2015. CÂNDIDO, Viviane Cristina. Ensino Religioso na Educação Infantil: ênfase na construção de uma área de conhecimento pela proposição de temas específicos. Revista Lusófona de Ciências das Religiões, João Pessoa, v. 4, n. 12, p. 263-270, 2007. CARDOSO, Priscila Fernanda Gonçalves; ALVES, Luciano. Conservadorismo e laicidade de estado: subsídios para o debate no serviço social. Revista Temporalis, Brasília, v. 18, n. 36, p. 45-64, 2018. CARNEIRO, Sandra. Liberdade religiosa, proselitismo ou ecumenismo: controvérsias acerca da (re)implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas. Rio de Janeiro: ANPOCS, 2004. CARON, Lurdes. Ensino Religioso: currículo, programa e formação. Revista Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 6, n. 2, p. 627-647, 2014. CASTRO, Raimundo Márcio Mota de. Tocar em frente as ensinhanças da dúvida: a busca da identidade do Ensino Religioso. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009. CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do Ensino Religioso na Base Nacional Curricular Comum. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 134, p. 266-284, 2016. CUNHA, Luiz Antônio. O sistema nacional de educação e o ensino religioso nas escolas públicas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 925-941, 2013. CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 11. ed. São Paulo: Papirus, 2000. CURY, Carlos Roberto Jamil et al. A relação educação-sociedade-Estado pela mediação jurídico-constitucional. In: FAVERO, Osmar (Org). A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. São Paulo: Autores Associados, 2001. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino Religioso e escola pública: o curso histórico de uma polêmica entre a igreja e o estado no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 17, p. 20-37, 1993. DALBOSCO, Cláudio Almir. O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p. 1113-1135, 2006. DANTAS, Douglas Cabral. O Ensino Religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 112-124, 2004. DICKIE, Maria Amélia Schmidt; LUI, Janayna de Alencar. O Ensino Religioso e a interpretação da lei. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 13, n. 27, p. 237-252, 2007. FERNANDES, Madalena. Afinal, o que é o Ensino Religioso? Sua identidade própria em contraste com a catequese. São Paulo: Paulus, 2000. FERREIRA, Ismael de Vasconcelos. A religião como necessidade social. Revista Cogitationes, Juiz de Fora, v. 3, n. 7, p. 5-17, 2012. FERREIRA, Renan da Costa; BRANDENBURG, Laude Erandi. O Ensino Religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 508-522, 2019. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 1994. FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade, educação e desafios contemporâneos: diversidade religiosa, decolonialidade e construção da cidadania. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria José Torres (Orgs.). Ensino Religioso na Educação Básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. FREITAS, Eliane Maura Littig Milhomem de. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. Revista Plurais – Virtual, Anápolis, v. 6, n. 2, p. 299-313, 2016. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. GONÇALVES, Daniel Abreu; PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo. O Ensino Religioso na rede pública de ensino: (re)abrindo o debate. Revista Thema, Charqueadas, v. 15, n. 4, p. 1318-1334, 2018. GUERREIRO, Alexandre Silva. Do humanismo ético aos direitos humanos. RIDH – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 1, p. 115-135, 2021. HABERMAS, Jurgen. Consciência moral e agir comunicativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 23-24, 2015. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino Religioso: aspecto legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; WAGNER, Raul. O Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. JUNQUEIRA, Sérgio; RODRIGUES, Edile Maria Fracaro. Saberes docentes e concepções do Ensino Religioso. Revista Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 34, n. 1, p. 155-176, 2020. KOHL, Manfred; BARROS, Antônio Carlos (Orgs.). Missão integral transformadora. 2. ed. Londrina: Descoberta, 2006. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. In: Coleção Magistério 2º Grau. São Paulo: Cortez, 1992. LOURENÇO, Cristina Sílvia Alves; GUEDES, Maurício Sullivan Balhe. O STF e o Ensino Religioso em escolas públicas: pluralismo educacional, laicidade estatal e autonomia individual. Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 145-165, 2017. LUI, Janayna de Alencar. Em nome de deus: um estudo sobre a implementação do Ensino Religioso nas escolas públicas de São Paulo. Florianópolis: UFSC, 2006. MAIA, Alexandre Forte. O Ensino Religioso confessional como programa moral na visão do Supremo Tribunal Federal. Revista de História, Morrinhos, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2020. MANDELI, Maíra de Lima. Liberdade religiosa. Revista Intertemas, São Paulo, v. 16, n. 16, 2008. Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Juridica/article/view/ 688/706. Acesso em: 26 out. 2020. MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2006. MARTINS, Leonilda Maria Cardoso. Estado laico e Ensino Religioso nas escolas públicas: entre os discursos da lei e as práticas de ensino. Uberlândia: UFB, 2014. MCDONALD, Brendan Coleman. O Ensino Religioso nas escolas públicas de Ensino Fundamental do Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n. 47, p. 48-57, 2004. MEDINA, Antonia da Silva. Supervisor escolar: parceiro político-pedagógico do professor. In: RANGEL, Mary; SILVA JR., Celestino Alves. Nove olhares sobre a supervisão. São Paulo: Papirus, 1997. MILANI, Noeli Zanatta. A escola a favor da diversidade religiosa: importância dessa abordagem em sala de aula. Curitiba: PUC-PR, 2013. MIRANDA, Jorge. Estado, liberdade religiosa e laicidade. Revista Gaudium Sciendi, n. 4, julho, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, 2013. MOREIRA, Nick Smaylle da Luz. O princípio da laicidade e as implicações da influência religiosa no processo legislativo federal: uma análise jurídico-sociológica. Revista Tropos, Rio Branco, v. 1, n. 4, p. 1-15, 2015. MUNIZ, Tamiris Alves. A disciplina Ensino Religioso no currículo escolar brasileiro: institucionalização e permanência. Catalão: UFG, 2014. NASCIMENTO, Bruno Rafael Machado. O Ensino Religioso e seus modelos epistemológicos. EDUCA – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 3, n. 6, p. 1-17, 2016. NEVES, Leonor Maria Bernardes. Ensino Religioso, fraternidade e saúde pública: subsídios para o professor. São José do Rio Preto: DSJRP, 2012. OCTAVIAN, Rosiu Ovidiu Petra; PAULESCU, Doina; MUNIZ, Adir Jaime de Oliveira. Monografia – cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e turismo. Brasília: UniCEUB, 2003. OLIVEIRA, Angelita Correa. Ensino Religioso na educação básica: desafios e perspectivas. Revista da Graduação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 24-25, 2012. OLIVEIRA, Aurenéa Maria de e SANTOS, Vanessa Nicolau Freitas dos. LDBEN, Ensino Religioso e temas transversais em escolas públicas de Pernambuco. Curitiba: PUC-PR, 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17952_9262.pdf. Acesso em: 26 out. 2020. OLIVEIRA, Lilian Blank de. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, Marcelo Bernardo; BIANCHESSI, Cleber. O fenômeno religioso na escola: desafios e perspectivas. Caderno Intersaberes, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 270-284, 2020. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. OTTO, Rudolf. O sagrado. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985. PADILLA, René. Missão integral: ensaios sobre o reino e a igreja. São Paulo: Temática Publicações, 1982. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PENTEADO, Luiz Gonzaga Moura. Entre dizeres, saberes e fazeres: os espaços vivenciados pelo Ensino Religioso no currículo da escola pública de Recife, no período de 1996 a 2014. Recife: UFPE, 2015. PINHEIRO, Maria F. O público e o privado na educação: um conflito fora de moda? In: FÁVERO, O (Org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas: Autores Associados, 2001. PINHEIRO, Victor Sales; SILVA, Victor Cláudio Araújo Picanço. A legitimidade constitucional do Ensino Religioso confessional em escolas públicas no Brasil: análise da ação direta de inconstitucionalidade 4.439 a partir da laicidade positiva em Bento XVI. Revista Latinoamericana de Derecho y Religión, Buenos Aires, v. 6, n. 1, p. 1-45, 2020. RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Não se justifica moralmente – uma crítica ao modelo de Ensino Religioso como educação moral. In: SANTOS, Francisco de Assis Souza dos; GONÇALVES, José Mário; RIBEIRO, Osvaldo Luiz (Orgs.). Ciências das Religiões aplicadas: interfaces de uma ciência-profissão. Vitória: UNIDA, 2014. RICHARDSON, Roberto Jarry (Org.). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999. ROCHA, Cristino. Contribuição para a conferência distrital de educação: o estado laico. Brasília: UnB, 2013. ROCHA, Maria Zélia Borba. A luta político-cultural pelo ensino religioso no Brasil. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 13, n. 2, p. 217-248, 2013. RODRIGUES, Elisa. Questões epistemológicas do ensino religioso: uma proposta a partir da ciência da religião. Revista Interações – Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230-241, 2013. RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996. SALLES, Walter; GENTILINI, Maria Augusta. Desafios do Ensino Religioso em um mundo secular. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 169, p. 856-875, 2018. SANTOS, Antônia Pereira dos. Educação infantil e religiosidade: papel pedagógico do professor. São Leopoldo: Novas Edições Acadêmicas, 2015. SANTOS, Thaís Araújo. A influência da educação religiosa no desenvolvimento da moral. Brasília: UnB, 2013. SEEHABER, Liliana Cláudia; LONGHI, Miguel. Ethos e cultura no Ensino Religioso. Revista Lusófona de Ciências das Religiões, Campina Grande, v. 4, n. 12, p. 241-250, 2007. SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, ideologia e contra ideologia. Temas básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 2006. SHIGUNOV NETO, Alexandre; STRIEDER, Dulce Maria; SILVA, André Coelho da. A reforma pombalina e suas implicações para a educação brasileira em meados do século XVIII. Revista Tendências Pedagógicas, La Rioja, v. 33, n. 1, p. 117-126, 2019. SILVA, Fabiana Maria Lobo da. Liberdade de religião e o Ensino Religioso nas escolas públicas de um estado laico: perspectiva jusfundamental. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 52, n. 206, 2015. SILVA, Isaac Pinto da. Ensino Religioso na sala de aula: contribuições à formação do aluno e à aprendizagem de valores. UNITAS – Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, Vitória, v. 2, n. 1, p. 166-174, jul./dez., 2014. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas. Acesso em: 26 out. 2020. SILVA, José Afonso da. Comentário contextual à constituição. 8. ed. São Paulo: Malheiros, 2012. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da religião, Ensino Religioso e profissão docente. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 1-18, 2009. Disponível em: http://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf. Acesso em: 26 out. 2020. SOUZA, Virgínio Cândido Tosta de; PESSINI, Leo; HOSSNE, William Saad. Bioética, religião, espiritualidade e a arte do cuidar na relação médico-paciente. Revista Bioethikos, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 181-190, 2012. SPICA, Marciano Adílio. Diversidade religiosa e democracia: da filosofia da religião à filosofia política. Revista ethic@, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 13–40, 2018. SUÁREZ, Adolfo Semo. Aprendizagem e Ensino Religioso: modelo de um ensino crítico que forme estudantes solidários. São Paulo: UNASP, 2015. TITO, Fábio; SOARES, Jorge; MELLO, Túlio. Líderes religiosos defendem coexistência e compartilham ensinamentos para combater a intolerância. São Paulo/Rio de Janeiro: Portal G1, 2001. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/01/21/lideres-religiosos-defendem-coexistencia-e-compartilham-ensinamentos-para-combater-a-intolerancia.ghtml. Acesso em: 20 mai. 2021. ULRICH, Claudete Beise e GONÇALVES, José Mario. O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27, 2018. VALENTE, Gabriela Abuhab. Laicidade, Ensino Religioso e religiosidade na escola pública brasileira: questionamentos e reflexões. Revista Pro.Posições, Campinas, v. 29, n. 1, p. 107-127, 2018. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2000. VON, Cristina. Cultura de paz: o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo. São Paulo: Peirópolis, 2003. ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos Anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectDiversidade religiosapt_BR
dc.subjectIntolerânciapt_BR
dc.subjectValores religiosospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleINFLUÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DOS/AS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marlen Carla Coelho.pdfTCC - Marlen Carla Coelho16,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.