Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/438
Tipo: Dissertação
Título: INFLUÊNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DOS/AS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Coelho, Marlen Carla
Primeiro Orientador: Terra, Kenner Roger Cazotto
Primeiro membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Segundo membro da banca: Adriano Filho, José
Terceiro membro da banca: Alencar, Gedeon Freire de
Resumo: Na escola busca-se a formação de pensamento crítico, influenciando o modo como o/a aluno/a entende a crença. Tal influência pode surgir por força da religião, por meio de dogmas e crenças às quais o indivíduo está sujeito. Sendo assim, este estudo tem por objetivo geral analisar como o Ensino Religioso afeta o desenvolvimento social dos/as alunos/as de Ensino Fundamental. Como objetivos específicos pretende também: desenvolver pesquisa bibliográfica, para entender quais os caminhos levam o Ensino Religioso a influenciar a formação dos/das estudantes; analisar a sustentação jurídica que, ao longo da história, direcionou o Ensino Religioso; entender como é aplicado o Ensino Religioso na UMEF Gil Bernardes, em Vila Velha (ES), para entender se tal escola se encontra alinhada com a bibliografia consultada e com a legislação. A questão-problema a ser respondida ao final do trabalho aqui proposto é: quais valores e ensinamentos, transmitidos nas aulas de Ensino Religioso, são favoráveis à formação de um cidadão livre e consciente dos problemas de seu tempo e lugar? Este estudo encontra justificativa na necessidade de se tentar descobrir qual tipo de influência o Ensino Religioso, ministrado na escola acima mencionada, exerce sobre o comportamento dos/as alunos/as. O trabalho é conduzido em duas etapas: a primeira consiste em levantamento bibliográfico acerca da história das religiões e o comportamento da sociedade. A segunda, de cunho prático, consiste na aplicação de pesquisa de campo, por meio da qual estudantes do Ensino Fundamental revelarão se realmente assimilam os valores religiosos e éticos repassados pelo mencionado componente curricular. Quanto ao “locus” da pesquisa, este será a UMEF Gil Bernardes, por ser a unidade em que esta pesquisadora trabalha na área educacional, exercendo cardo de direção. No que tange ao universo e à amostra, o universo será composto por alunos/as de 9º ano, matriculados/as no Ensino Religioso, na referida Unidade Municipal de Ensino Fundamental. Quanto à coleta de dados, em face da pandemia, optou-se por convidar dois professores/as de Ensino Religioso, solicitando aos/às mesmos/as que aplicassem alguns exercícios online, para que se pudesse melhor analisar a influência do Ensino Religioso no desenvolvimento social dos/as estudantes do Ensino Fundamental.
Resumo Alternativo: At school, the formation of critical thinking is sought, influencing the way the student understands the belief. Such influence may arise due to religion, through dogmas and beliefs to which the individual is subject. Therefore, this study aims to analyze how Religious Education affects the social development of elementary school students. As specific objectives, it also intends: to develop bibliographical research, to understand which paths lead Religious Education to influence the formation of students; analyze the legal support that, throughout history, guided Religious Education; understand how Religious Education is applied at UMEF Gil Bernardes, in Vila Velha (ES), to understand if such school is in line with the consulted bibliography and with the legislation. The problem-question to be answered at the end of the work proposed here is: which values and teachings, transmitted in Religious Education classes, are favorable to the formation of a free citizen aware of the problems of his time and place? This study finds justification in the need to try to discover what kind of influence Religious Education, taught in the aforementioned school, exerts on the behavior of students. The work is carried out in two stages: the first consists of a bibliographic survey about the history of religions and the behavior of society. The second, of a practical nature, consists of the application of field research, through which elementary school students will reveal whether they really assimilate the religious and ethical values passed on by the aforementioned curricular component. As for the “locus” of the research, this will be the UMEF Gil Bernardes, as it is the unit in which this researcher works in the educational area, exercising this leadership role. Regarding the universe and the sample, the universe will be composed of 9th grade students, enrolled in Religious Education, in the aforementioned Municipal Elementary Education Unit. As for data collection, in view of the pandemic, it was decided to invite two teachers of Religious Education, asking them to apply some online exercises, so that the influence of Religious Education on development could be better analyzed. of Elementary School students.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Diversidade religiosa
Intolerância
Valores religiosos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/438
Data do documento: 16-Nov-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marlen Carla Coelho.pdfTCC - Marlen Carla Coelho16,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.