Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Mendonça, Amanda André de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7666060740151928pt_BR
dc.creatorLopes, Luana da Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4942079848452864pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T12:04:59Z-
dc.date.available2021-11-12-
dc.date.available2022-06-14T12:04:59Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/437-
dc.description.abstractThis dissertation research has as its theme Religious Education in the 21st century, in view of an analysis of socio-emotional aspects, which is one of the competences of the Common National Curriculum Base. The north of the research arose from the restlessness of the following question: How to understand the current teaching and learning process of religious education as a strategy to work the socio-emotional aspects of students? Considering the professional reality of ER in Elementary School, in the final grades. The study was guided by the general objective of Understanding the social relationships between the educational system and the RE in its practical implications, based on socio-emotional skills. The methodology used was the bibliographical research, focusing on the analysis of pedagogical documents and the main authors of the Science of Religions and other authors working in this thematic context. To achieve the goals outlined, the study was divided into three chapters with discussions of ideas that are essential to deepen the theme. And with the course of the research, a product was built, available in the appendix of the work, to make the study useful for the scenario of RE classes in the municipality of Piripiri/PI, which is a curriculum for this area of knowledge based on the elements of BNCC. In this sense, it was realized that it is of paramount importance that teachers can be prepared with integrated training that address the new skills of the BNCC, as well as the social needs that directly reflect on education. As a way to make each day education meaningful for the integral formation of the student, training students in the cognitive aspect without forgetting the socio-emotional aspect, which is currently relevant and an instrument for this study.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa dissertativa tem como temática o Ensino Religioso no século XXI, diante de uma análise dos aspectos socioemocionais, que é uma das competências da Base Nacional Comum Curricular. O norte da pesquisa surgiu da inquietação do seguinte questionamento: Como compreender o atual processo de ensino aprendizagem da educação religiosa como estratégia para trabalhar os aspectos sócios emocionais dos alunos? Considerando a realidade profissional do ER no Ensino Fundamental, nas séries finais. O estudo foi norteado pelo objetivo geral de compreender as relações sociais entre o sistema educacional e o ER em suas implicações práticas, com base nas habilidades socioemocionais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como foco a análise dos documentos pedagógicos e os principais autores das Ciências das Religiões e demais autores que trabalhem esse contexto temático. Para o alcance dos objetivos traçados dividiu-se o estudo em três capítulos com discussões de ideias que são essenciais para o aprofundamento do tema. E com o transcorrer da pesquisa construiu-se um produto, disponibilizado no apêndice do trabalho, para tornar o estudo útil para o cenário das aulas de ER no município de Piripiri/PI, que é um currículo para essa área de conhecimento com base nos elementos da BNCC. E neste sentido percebeu-se que é de suma importância que os (as) professores (as) possam estar preparados com formações integradas que contemplem as novas competências da BNCC, bem como as necessidades sociais que refletem diretamente na educação. Como forma de tornar cada dia a educação significativa para a formação integral do (a) educando (a), formando alunos (as) no aspecto cognitivo sem esquecer do socioemocional, que é fio condutor de relevância na atualidade e instrumento para este estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-14T12:04:59Z No. of bitstreams: 1 TCC - Luana da Cunha Lopes.pdf: 22970708 bytes, checksum: 280173ec261df5ee7ab444b0fb31200f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T12:04:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Luana da Cunha Lopes.pdf: 22970708 bytes, checksum: 280173ec261df5ee7ab444b0fb31200f (MD5) Previous issue date: 2021-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABED, Anita L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Revista Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2Tsfiiu. Acesso em: 19 abr. 2019. ABED, Anita L. Z. Sujeitos na escola: em debate, o desenvolvimento das competências socioemocionais. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 23, n. 144, p. 6-11, 2018. ALBUQUERQUE, Eduardo B. Ensino Religioso: oficial e textualidade. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO SOBRE RELIGIÓN Y ETNICIDAD (CLRE), XI, São Bernardo do Campo, 2006. Anais... São Bernardo do Campo: CLRE, 2006. p. 13-19. [CD-ROM]. ARAGÃO, Gilbraz; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, 2018. ARANTES, Valéria A. Afetividade e cognição: rompendo a dicotomia na educação. In: OLIVEIRA, M. K.; TRENTO, D.; REGO, T (orgs.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. p. 1-17. ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Petrópolis: Forense Universitária, 2000. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BANDURA, Albert. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. New Jersey: Englewood Cliffs, 1986. BANDURA, Albert. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. BENEVIDES, A. S. Ensino religioso de agora: algumas reflexões para um currí- culo contemporâneo. In: POZZER, A. et al. (Orgs.). Ensino religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015 BERBEL, Neusi A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Revista Semina, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. BERNARDO, F. Psicologia e Religião. Porto: Telos, 1989. BORGES, Tiago S.; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante. Revista Cairu em Revista, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014. BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 nov. 2020. BRITO, Glaucia S.; PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. 2. ed. Curitiba: Ibepex, 2008. BERBEL; NEUSI. As Metodologias Ativas e a Promoção da Autonomia dos Estudantes Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina: [s.n.], 2011. CAPUCHINHO, Cristiane. Habilidades socioemocionais: conhecimento para a vida. Revista Neuroeducação, São Paulo, v. 3, p. 21-33, 2015. CORTELLA, Mário S. Educação, Ensino Religioso e formação docente. In: SENA, L. (org). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 11-20. COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: ArtMed, 2011. DEWEY, John. Vida e educação. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1968. DISSENHA, Isabel C. P.; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ensino religioso: construção de suas tendências. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 529-547, 2013. ELIAS, M.; ZINS, J. E.; WEISSBERG, R. P.; FREY, K. S.; GREENBERG, M. T.; HAYNES, N. M.; KESSLER, R.; SCHWAB-STONE, M. E.; SHRIVER, T. P. Promoting social and emotional learning: A guide for educators. Alexandria: ASCD, 1997. FONTES, Arlete P.; AZZI, Roberta G. Crenças de autoeficácia e resiliência: apontamentos da literatura sociocognitiva. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n. 1, p. 105-114, 2012. FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros curriculares nacionais: ensino religioso. 9. ed. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GALIAN, Cláudia V. A. Currículo e conhecimento escolar na perspectiva da educação integral. Revista Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 3-22, 2016. GEERTZ, Clifford. Religion as a Cultural System. Journal Anthropological Approaches to the Study of Religion, M. Banton, p. 01-46, 1966. GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de janeiro: Objetiva, 1995. GOMES, Cristiano M. A. Feuerstein e a Construção Mediada do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2002. GOTO, T. A. O Fenômeno Religioso: a fenomenologia em Paul Tillich. São Paulo: Paulus, 2004. GREENBERG, M. T.; WEISSBERG, R. P.; O'BRIEN, M. U.; ZINS, J. E.; FREDERICKS, L.; RESNIK, H.; ELIAS, M. J. Enhancing school-based prevention and youth development through coordinated social, emotional, and academic learning. American Psychologist, [s.l.], v. 58, n. 6-7, p. 466, 2003. HANEGRAAFF, Wouter J. Definindo religião, apesar da história. Revista Religare, Cidade Universitária, v. 14, n. 1, p. 202-247, 2017. HEIDER, Ann. Guia do professor para a internet: completo e fácil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. IAOCHIT, Roberto T.; AZZI, Roberta G. Escala de fontes de autoeficácia docente: estudo exploratório com professores de Educação Física. Revista Psicologia Argumento, Curitiba, v. 30, n. 71, p. 659-669, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2MgXGVP . Acesso em: 2 mai. 2020. INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS). Competências socioemocionais: material de discussão. São Paulo: Instituto Ayrton Senna; UNESCO, 2013. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010 – Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O Processo de Escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sergio. A presença do ensino religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, Sergio; WAGNER, Raul. (orgs.). O ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 27-54. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: InterSaberes, 2012. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. Ciência da Religião aplicada ao ensino religioso. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. p. 603-614. KLEIN, Remí; BRANDENBURG, Laude Erandi e WACHS, Manfredo Carlos. Ensino Religioso: diversidade e identidade. São Leopoldo: Sinodal, 2008. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. LEE, W. O. Education and 21st century competencies. Omã: Ministry of Education, 2013. LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003. LINZ, Eunice S.; CRUZ, Josilene S. Objeto de estudo, objetivos e eixos do ensino religioso na base nacional comum curricular. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remí. (orgs.). Compêndio do ensino religio¬so. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 143-147. LOPES, Rita C. S. A relação professor-aluno e o processo ensino e aprendizagem. In: DIA A DIA EDUCAÇÃO [Site institucional]. 20 mar. 2009. Disponível em: http://www. diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf. Acesso em: 31 mai. 2019. MACEDO, Lino. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In: INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO [Site institucional]. 20 jun. 1999. [n.p.]. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2505.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020. MEDEIROS, Amanda. Docência na Socioeducação. Brasília: Universidade de Brasília, 2014. MEIRELES, Regina M. As relações entre as medidas de habilidades sociais do Professor do ensino fundamental II e seu desempenho social em sala de aula. Revista Visões, Macaé, v. 1, n. 6, [n.p.], 2009. Disponível em: http://fsma.edu.br/visoes/edicoes-anteriores/docs/6/Edicao _6_artigo_3.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021. MENEGHETTI, Rosa G. K.; WACHOWICZ, Lilian A. Ensino religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002. MENEGHETTI, Rosa G. K. A pertinência pedagógica da inclusão do Ensino Religioso no Currículo Escolar (conforme a nova Legislação Brasileira). In: GUERREIRO, S. (org). O estudo das religiões: desafios contemporâneos. São Paulo: Paulinas, 2003. p. 89-99. METRING, R. Neuropsicologia e aprendizagem: fundamentos necessários para planejamento do ensino. Rio de Janeiro: Wak, 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Parecer CP/CNE nº 05, 11 de março de 1997. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 22, 17 jun. 1997. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl= http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fcne%2Farquivos%2Fpdf%2FPNCP0597.pdf&clen=18641&chunk=true. Acesso em: 25 jul. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC; SEB; CNE, 2017. Disponível em: http://base nacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 jun. 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC; SEB; CNE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020. NUSSBAUM, Martha C. Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades. Tradução Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015. OECD. Habilidades Sociais e Emocionais. [s.d.]. Disponível em: https://www.oecd.org/ publications/skills-for-social-progress-9789264249837-pt.htm. Acesso em: 25 jul. 2015. OBSERVATÓRIO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO – OLE. Home. Niteroi, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2020. Disponível em: <http://ole.uff.br/>. Acesso em: 10 mai. 2020. ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOS (OCDE). Competências para o progresso social: o poder das competências socioemocionais. São Paulo: Fundação Santillana, 2015. OTTO, Rudolf. O sagrado: um estudo do elemento não-racional na ideia do divino e a sua relação com o racional. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985. PASSOS, João Décio. Ensino religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas. In: SENA, Luzia. (org.) Ensino Religioso e formação docente. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 21-45. PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PIMENTEL, Eduarda. Coping religioso: A prática da oração. Theológica, v. 47, n. 2, p. 695-698, 2012. PHILLIPI, Elisregina V. A Prática do ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2011. RODRIGUES, Elisa. Ciência da Religião e Ensino Religioso: efeitos de definições e indefinições na construção dos campos. Revista REVER, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 55-66, 2015. ROQUE, Padre. Ensino Religioso: uma grande mudança - propostas para mudar a LDB. Substitutivo que apresenta o ensino religioso como parte integrante da nova lei. Brasília: Centro de Documentação e Informações; Coordenação de Publicações, 1998. SACRISTÁN, José G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 1998. SANCHEZ, Wagner Lopes. Pluralismo Religioso: As religiões no mundo atual. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010. SANTOS, Daniel. A importância socioeconômica das características de personalidade In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (ABAVE), VII, 2013, Brasília. Anais... Brasília: ABAVE, 2013. SANTOS, Jair O. Educação Emocional na Escola: a emoção na sala de aula. 2. ed. Salvador: FCA, 2000. SANTOS, Lucíola L. C. P.; DINIZ-PEREIRA, Júlio E. Ten¬tativas de padronização do currículo e da formação de pro¬fessores no brasil. Revista Caderno CEDES, Campinas, v. 36, n. 100, p. 281-300, 2016. SANTOS, Daniel; PRIMI, Ricardo. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2014. SCHLÕGL, Emerli. Ensino Religioso: Perspectivas para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Curitiba: Ibpex, 2009. SILVA, Isaac P. Ensino religioso em sala de aula: contribuições à formação do aluno e à aprendizagem de valores. Revista Unitas, Vitória, v. 2, p. 166-174, 2014. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas/article/view/225/237. Acesso em: 20 jan. 2021. SILVA, José Carlos. O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC: reflexões e perspectivas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 44, p. 56-65, 2018. SOBEL, Henry. Religião e escola pública. Revista Contexto Pastoral, Rio de Janeiro, v. 6, n. 31, p. 6, 1996. TEIXEIRA, Faustino. Ciências da Religião e “Ensino do Religioso”. In: SENA, L. (org). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 67-82. ULRICH, Claudete B.; GONÇALVES, José Mario. O estranho caso do ensino religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27, 2018. USARSKI, Frank. Ciência da Religião: uma disciplina referencial. In: SENA, L. (org.). Ensino religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 47-62. USARSKI, Frank. História da Ciência da Religião. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (orgs.). Compêndio de ciência da religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013. p. 51-61. VIEIRA, G. A construção das bases para o desenvolvimento de um software CBT tendo como conteúdo central um teste de avaliação da inteligência emocional. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. WACHHOLZ, Wilhelm. Introdução. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (org.). Ensino religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2015. p. 19-20. WILLEMSENS, Beatriz. Competências socioemocionais: efeitos do contexto escolar da religiosidade e mediação acadêmica. Tese (Doutorado em Administração de Organizações) – Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016. ZORTÉA, Valéria G.; PERINI, Érica R.; BERGMANN, Helenice M. B. O desenvolvimento das competências socioemocionais na elaboração do documento curricular de Ensino Religioso do Estado do Espírito Santo. Revista Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 46, n. 1, p. 20-36, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCompetência Socioemocionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlunos (as)pt_BR
dc.subjectProfessores (as)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAS NOVAS CONCEPÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA DO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS APLICADOS AO ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luana da Cunha Lopes.pdfTCC - Luana da Cunha Lopes22,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.