Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/437
Tipo: Dissertação
Título: AS NOVAS CONCEPÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA DO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS APLICADOS AO ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): Lopes, Luana da Cunha
Primeiro Orientador: McGeoch, Graham Gerald
Primeiro membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Mendonça, Amanda André de
Resumo: A presente pesquisa dissertativa tem como temática o Ensino Religioso no século XXI, diante de uma análise dos aspectos socioemocionais, que é uma das competências da Base Nacional Comum Curricular. O norte da pesquisa surgiu da inquietação do seguinte questionamento: Como compreender o atual processo de ensino aprendizagem da educação religiosa como estratégia para trabalhar os aspectos sócios emocionais dos alunos? Considerando a realidade profissional do ER no Ensino Fundamental, nas séries finais. O estudo foi norteado pelo objetivo geral de compreender as relações sociais entre o sistema educacional e o ER em suas implicações práticas, com base nas habilidades socioemocionais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como foco a análise dos documentos pedagógicos e os principais autores das Ciências das Religiões e demais autores que trabalhem esse contexto temático. Para o alcance dos objetivos traçados dividiu-se o estudo em três capítulos com discussões de ideias que são essenciais para o aprofundamento do tema. E com o transcorrer da pesquisa construiu-se um produto, disponibilizado no apêndice do trabalho, para tornar o estudo útil para o cenário das aulas de ER no município de Piripiri/PI, que é um currículo para essa área de conhecimento com base nos elementos da BNCC. E neste sentido percebeu-se que é de suma importância que os (as) professores (as) possam estar preparados com formações integradas que contemplem as novas competências da BNCC, bem como as necessidades sociais que refletem diretamente na educação. Como forma de tornar cada dia a educação significativa para a formação integral do (a) educando (a), formando alunos (as) no aspecto cognitivo sem esquecer do socioemocional, que é fio condutor de relevância na atualidade e instrumento para este estudo.
Resumo Alternativo: This dissertation research has as its theme Religious Education in the 21st century, in view of an analysis of socio-emotional aspects, which is one of the competences of the Common National Curriculum Base. The north of the research arose from the restlessness of the following question: How to understand the current teaching and learning process of religious education as a strategy to work the socio-emotional aspects of students? Considering the professional reality of ER in Elementary School, in the final grades. The study was guided by the general objective of Understanding the social relationships between the educational system and the RE in its practical implications, based on socio-emotional skills. The methodology used was the bibliographical research, focusing on the analysis of pedagogical documents and the main authors of the Science of Religions and other authors working in this thematic context. To achieve the goals outlined, the study was divided into three chapters with discussions of ideas that are essential to deepen the theme. And with the course of the research, a product was built, available in the appendix of the work, to make the study useful for the scenario of RE classes in the municipality of Piripiri/PI, which is a curriculum for this area of knowledge based on the elements of BNCC. In this sense, it was realized that it is of paramount importance that teachers can be prepared with integrated training that address the new skills of the BNCC, as well as the social needs that directly reflect on education. As a way to make each day education meaningful for the integral formation of the student, training students in the cognitive aspect without forgetting the socio-emotional aspect, which is currently relevant and an instrument for this study.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Competência Socioemocional
Educação
Alunos (as)
Professores (as)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/437
Data do documento: 12-Nov-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luana da Cunha Lopes.pdfTCC - Luana da Cunha Lopes22,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.