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dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Rêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8519891607184656pt_BR
dc.creatorSilva, Maria de Jesus Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7935440426131609pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T17:20:11Z-
dc.date.available2021-11-11-
dc.date.available2022-06-13T17:20:11Z-
dc.date.issued2021-11-11-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/435-
dc.description.abstractThis paper aims to present an analysis of religious education in the municipal public school of Cidade Ocidental–GO - State of Goiás: From theory to practice. In order to contextualize the course of religious teaching in the municipality between the period 2012-2019. To carry out this analysis, the authors Joao Decio Passos and Sergio Rogerio Azevedo Junqueira, among others, used the theoretical manifestations of the authors as a basis. It made use of ethnographic, bibliographic, and documental research methodology. He present work was divided into three chapters, each consisting of three sub-items called: Historical context of religious teaching in Cidade Ocidental–GO, contemplating the structuring aspects and course of religious teaching, its main challenges; Epistemological Fundamentals of Religion Sciences; Religion Sciences and the Challenges of Religious Teaching in Cidade Ocidental–GO and Social Relevance of Religious Teaching; Proposition for religious teaching in Cidade Ocidental–GO, being: normatization, school curriculum and textbook. Religious education should remain grounded in the theoretical contributions of the sciences of religion, in the light of the study of the religious phenomenon, of the Common National Curricular Base and thus establish its identity as an area of knowledge in elementary education, indispensable for the integral formation of the citizen. It was observed that despite a recent implementation, the offer of religious education in Cidade Ocidental–GO does not meet several principles that underlie the curricular component.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho possui o objetivo de apresentar uma análise acerca do Ensino Religioso na rede pública municipal de Cidade Ocidental–GO – Estado de Goiás: da teoria a pratica. De modo a contextualizar o percurso do Ensino Religioso no município entre o período de 2012-2019. Para a realização da referida análise, buscou-se fundamentação nas manifestações teóricas dos autores João Décio Passos e Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, dentre outros. Fez-se uso da metodologia de pesquisa etnográfica, bibliográfica e documental. O presente trabalho foi dividido em três capítulos, cada um constando três subitens denominados: contexto histórico do Ensino Religioso em Cidade Ocidental–GO, contemplando os aspectos estruturantes e o percurso do Ensino Religioso, os seus principais desafios; fundamento epistemológico das Ciências das Religiões; Ciências das Religiões e os Desafios do Ensino Religioso em Cidade Ocidental–GO e a relevância social do Ensino Religioso; proposição para o Ensino Religioso em Cidade Ocidental–GO, sendo: normatização, currículo escolar e livro didático. O Ensino Religioso deve manter-se fundamentado nos aportes teóricos das Ciências da Religião, à luz do estudo do fenômeno religioso, da Base Nacional Comum Curricular e, assim, estabelecer sua identidade enquanto área do conhecimento do ensino fundamental, indispensável para a formação integral do cidadão. Observou-se que, apesar de uma implementação recente, a oferta do Ensino Religioso, em Cidade Ocidental–GO, não vai de encontro aos diversos princípios que fundamentam esse componente curricular.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-13T17:20:11Z No. of bitstreams: 1 TCC - Maria de Jesus Reis Silva.pdf: 16158231 bytes, checksum: d450317c8254e88c83928c40d65d6371 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T17:20:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Maria de Jesus Reis Silva.pdf: 16158231 bytes, checksum: d450317c8254e88c83928c40d65d6371 (MD5) Previous issue date: 2021-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesARROYO, Miguel G. Currículo Território em Disputa. Petrópolis: Vozes, 2011. BRASIL. [Constituição (1824)]. Constituição política do império do Brazil. Rio de Janeiro: Império do Brazil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao24.htm. Acesso em: 23 nov. 2020. BRASIL [Constituição (1934)]. Constituição da república dos estados unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 23 nov. 2020. BRASIL. [Constituição (1946)]. Constituição dos estados unidos do Brasil. Rio de Janeiro: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao46.htm. Acesso em: 23 nov. 2020. BRASIL. Câmara dos deputados. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. [Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Brasília: Presidência da República. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCiência da Religiãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CIDADE OCIDENTAL–GO – ESTADO DE GOIÁS: DA TEORIA À PRÁTICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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