Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorZortéa, Valéria Gon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2840512370010434pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T14:01:57Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2022-06-13T14:01:57Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/433-
dc.description.abstractThis work aims to present Religious Education teachers from Espírito Santo public schools, the possibilities of using Digital Learning Objects to improve their pedagogical practices, in addition to encouraging teacher training for the development of socio-emotional skills in the educational context. The study is involved in a pertinent and current theme, highlighting the importance of the emotional dimension interrelated to cognitive aspects in the teaching-learning process. For this, the research sought to investigate the problematization of the promotion of new pedagogical practices in Religious Education classes, using digital technologies and considering the development of socio-emotional skills in the school environment. The discussions undertaken took into account the challenges of contemporary education, which encompasses the relevance of more innovative teaching strategies for the students' integral formation. The methodology used was the bibliographical research that enabled the theoretical path supported by Junqueira, Passos, Silveira, Brandenburg, Freire, Sena, Moran, among others. The documentary research was based on current legislation and specific publications on the subject. The four pillars of education for the 21st century were highlighted, which corroborate the development of the general competences of the Base Nacional Comum Curricular, and the main pedagogical foundations of the School Curriculum of Religious Education in the State of Espírito Santo. Thus, throughout the chapters, we sought to converge to a reflective exercise about School Religious Education, with a view to providing an education that considers the human being in his/her entirety and encourages respect for cultural and religious diversity present in society. Through this study, it was possible to delineate a path that guides the choice of digital resources and appropriate methodologies, which enable a dynamic of action for Religious Education teachers, aiming to form students who are protagonists in the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva apresentar aos/as professores/as de Ensino Religioso da rede pública estadual do Espírito Santo, as possibilidades de uso de Objetos Digitais de Aprendizagem, para aprimorar suas práticas pedagógicas, além de incentivar a formação docente para o desenvolvimento das competências socioemocionais no contexto educacional. O estudo está envolto numa temática pertinente e atual, evidenciando a importância da dimensão emocional inter-relacionada aos aspectos cognitivos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, a pesquisa buscou averiguar a problematização sobre o fomento de novas práticas pedagógicas nas aulas de Ensino Religioso, com uso das tecnologias digitais e considerando o desenvolvimento das competências socioemocionais no âmbito escolar. As discussões empreendidas levaram em conta os desafios da educação contemporânea que abrange a relevância de estratégias de ensino mais inovadoras para a formação integral dos/as estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que possibilitou o percurso teórico apoiado em Junqueira, Passos, Silveira, Brandenburg, Freire, Sena, Moran, entre outros. A pesquisa documental foi pautada em legislações vigentes e em publicações específicas a respeito do tema. Destacou-se os quatro pilares da educação para o século XXI, que corroboram para o desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, e os principais fundamentos pedagógicos do Currículo Escolar de Ensino Religioso do estado Espírito Santo. Assim, no decorrer dos capítulos, buscou-se convergir para o exercício reflexivo acerca do Ensino Religioso Escolar, com vistas a oportunizar uma educação que considere o ser humano em sua integralidade e fomente o respeito à diversidade cultural e religiosa presente na sociedade. Mediante tal estudo, foi possível delinear um caminho que orienta para a escolha de recursos digitais e metodologias adequadas, que possibilitam uma dinâmica de atuação dos/as professores/as de Ensino Religioso, visando formar estudantes protagonistas na construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-13T14:01:57Z No. of bitstreams: 1 TCC - Valéria Gon Zortéa.pdf: 3477831 bytes, checksum: f79eb80ef7f51a429141295ab55de0fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T14:01:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Valéria Gon Zortéa.pdf: 3477831 bytes, checksum: f79eb80ef7f51a429141295ab55de0fe (MD5) Previous issue date: 2021-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesABED, Anita L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Revista Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v24n25/02.pdf. Acesso em: 4 abr. 2021. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1970. ARAGÃO, Gilbraz de S. Identidade e alteridade na BNCC: importância para o Ensino Religioso na perspectiva das Ciências da Religião. In: SILVEIRA, Emerson S. da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 174-185. ARAÚJO, João R. Ensinar a paz: ensaio sobre educação emocional e social. Ribeirão Preto: Inteligência Relacional, 2013a. ARAÚJO, João R. Educação Emocional e Social: um diálogo sobre Arte, Violência e Paz. Ribeirão Preto: Inteligência Relacional, 2013b. ARAÚJO, João R. Liga Pela Paz: Educando para as emoções - a teoria na prática. Ribeirão Preto: Inteligência Relacional, 2013c. BOECHAT, Ivone. Por uma escola humana. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1987. BOFF, Leonardo. Princípios Éticos [YouTube, 08 ago. 2015]. [s.l.], 2015. (10min25s). Disponível em: https://youtu.be/NNmbQTjBYjQ. Acesso em: 17 fev. 2021. BORLOTH, Ana P. F. O ensino religioso e a formação para cidadania: a necessidade do ensino religioso nas séries iniciais do Município de Cariacica-ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2015. BRANDENBURG, Laude E. A interação pedagógica no Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2004. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicaocompilado.htm. Acesso em: 24 abr. 2020. BRASIL. Casa Civil: subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. [Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 abr. 2020. BRASIL. Casa Civil: subchefia para assuntos jurídicos. Lei n. 9.475, de 22 de julho de 1997. [Dá nova redação ao art. 33 da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9475.htm. Acesso em: 20 abr. 2020. BRASIL. [Caderno de Educação em Direitos Humanos (2013)]. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educ acao-dh-diretrizesnacionaispdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 mar. 2020. BRASIL. Casa Civil: subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. [Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 26 abr. 2020. BRASIL. Secretaria - Geral: subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. [Altera as Leis nº 9.394 [...] e 11.494 [...] e o Decreto-lei nº 236 [...] revoga a Lei nº 11.161 [...] e institui a Política de Fomento à implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral]. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 24 abr. 2020. CARDOSO, Marcos A. Ensino Religioso e Religião de Matriz Africana: um estudo de caso na EEEFM São João Batista em Cariacica - ES. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2017. CECCHETTI, Elcio. Parecer sobre o Documento do Ensino Religioso. [s.l.], [s.n.], [s.d.]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Elcio_Cec chetti.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020. CECCHETTI, Elcio; OLIVEIRA, Lílian B. Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 3, n. 1, p. 181-197, 2015. Disponível em: https://www3.faac.unesp. br/ridh/index.php/ridh/ article/view/268/129. Acesso em: 15 abr. 2020. CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/. Acesso em: 12 mai. 2020. COELHO, Elisângela M. Ensino Religioso e os desafios contemporâneos: necessidade de novos olhares. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO (SEFOPER), XIII, 2014, Belém. Anais... Florianópolis: FONAPER, v. 13, 2015. p. 572-581. [pdf]. Disponível em: https://fonaper.com.br/wp-content/uploads/2020/05/XIII_SEFOPER.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. CORTELLA, Mario S. Educação, Ensino Religioso e formação docente. In: SENA, Luzia (Org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 11-20. COSTA, Antonio M. F. Um breve histórico do ensino religioso na educação brasileira. In: SEMANA DE HUMANIDADES DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), XVII, 2009, Rio Grande do Norte. Anais... Rio Grande do Norte: UFRN, 2009. [n.p.]. [pdf]. Disponível em: https://cchla.ufrn.br/humanidades2009/Anais/GT07/7.4.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020. CURY, Augusto. Treinando a emoção para ser feliz. São Paulo: Academia de Inteligência, 2001. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Brasília: Unesco, 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 10 set. 2020. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Paulus, 2004. FINATTO, Ediana M. M.; OLIARI, Gilberto. Diversidade cultural religiosa no Ensino Médio: desafios e perspectivas. In: POZZER, Adecir; PALHETA, Francisco; PIOVEZANA, Leonel; HOLMES, Maria J. T. (Orgs). Ensino religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2015. p. 317-334. Disponível em: https://fonaper.com.br/wp-content/uploads/2020/05/er_na_eb_2015.pdf. Acesso em: 16 dez. 2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GARCIA, Gilberto. Prefácio. In: SILVEIRA, Emerson S. da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 7-14. GILZ, Claudino. O livro didático na formação do professor de Ensino Religioso. Petrópolis: Vozes, 2009. GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. HÜBNER, Jussara M. Educação e contemporaneidade: desafios permanentes e esperanças inerentes à formação integral. In: BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri A.; STRECK, Gisela I. W. (Orgs.). Ensino Religioso e Docência e(m) Formação. São Leopoldo: Sinodal, 2013. p. 254-262. INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS). [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br.html. Acesso em: 02 set. 2020. INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS). As 10 competências gerais da BNCC e as competências socioemocionais. [s.l.]. 2020. [pdf]. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/hub-socioemocional/ instituto-ayrton-senna-as-10-competencias-gerais-da-bncc-e-as-competencias-socioemocionais.pdf?utm_source=site&utm_medium=hub-socioemocional. Acesso em: 03 set. 2020. INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS). As competências socioemocionais no cotidiano das escolas. [Site institucional]. [s.l.]. [s.d.]. E-book. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/conteudos/estante-do-educador.html. Acesso em: 22 mai. 2020. INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS). Competências para a vida. [Site institucional]. [s.l.]. [s.d.]. E-book. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/conteudos/estante-do-educador.html. Acesso em: 22 mai. 2020. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O desenvolvimento da experiência religiosa. Petrópolis: Vozes, 1989. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O sagrado no ensino religioso. Curitiba: SEED, 2006. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; WAGNER, Raul. O Ensino Religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2011. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remí. (Orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2017. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; ITOZ, Sonia de. O Ensino Religioso segundo a BNCC. In: SILVEIRA, Emerson S. da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 74-92. KEPLER, Maria L V.; BRANDENBURG, Laude E. Ensino Religioso: veículo condutor para a liberdade e a ética do educando. In: BRANDENBURG, Laude E.; FUCHS, Henri L.; KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo C. (Orgs.). Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005. p. 190-194. KLEIN, Remí; JUNQUEIRA, Sérgio R. Aspectos referentes à formação de professores de Ensino Religioso. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 23, p. 221-243, 2008. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/ 4027/3943. Acesso em: 03 mai. 2021. KLUCK, Claudia R. Metodologia e didática em face da BNCC. In: SILVEIRA, Emerson S. da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 134-155. KÜNG, Hans; SCHMIDT, Helmut. Uma ética mundial e responsabilidades globais: duas declarações. São Paulo: Loyola, 2001. MARIN, Angela H.; SILVA, Cecília T.; ANDRADE, Erica I. D.; BERNARDES, Jade; FAVA, Débora C. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 92-103, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v13n2/v13n2a04.pdf. Acesso em: 03 set. 2020. MARTINS, Nathália F. de S.; RODRIGUES, Elisa. Aspectos teóricos e didáticos da formação do professor de ensino religioso: perspectivas à luz da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) e da Base Nacional Comum Curricular. Revista Caminhando, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 137-150, 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Caminhando/article/view/9049/6524. Acesso em: 20 mar. 2021. MENEGHETTI, Rosa G. K.; PASSOS, João D. O Ensino Religioso como área de conhecimento: contribuições à discussão no Conselho Nacional de Educação 2001. In: SENA, Luzia (Org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 111-136. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020. MONTE, Maria B. de S. C.; LOPES, Luana da C.; PEREIRA, Geilson S.; MONTE, Dariely de C.; SILVA, Joselma. F. L.; OLIVEIRA, Guilherme A. L. de. Ensino religioso na escola pública: um estudo a partir da BNCC. Revista Research, Society and Development, [s.l.], v. 9, n. 8, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5881. Acesso em: 29 mai. 2021. MORAN, José. Por onde começar a transformar nossas escolas? Educação Transformadora. [Site Institucional]. [s.d.]. Disponível em: http://www2.eca.usp. br/moran/?page_id=29. Acesso em: 19 mai. 2021. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. OLIVEIRA, Lílian B.; RISkE-KOCH, Simone; WICKERT, Tarcísio A. (Orgs). Formação de docentes e Ensino Religioso no Brasil: tempos, espaços e lugares. Blumenau: Edifurb, 2008. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. [s.d.]. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 07 mar. 2020. PASSOS, João D. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PASSOS, João D. Ensino Religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas. In: SENA, Luzia (Org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 21-45. PLATAFORMA CURRÍCULO INTERATIVO DIGITAL. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://curriculointerativo.sedu.es.gov.br/. Acesso em: 13 mai. 2021. PLATAFORMA ESCOLAS CONECTADAS. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://www.escolasconectadas.org.br/ Acesso em: 23 de mai. 2021. PONTES, Miquéias M. Ensino Religioso como Educação Cidadã. In: REBLIN, Iuri A. (Org.). 10 Teses sobre Religião e Educação. São Leopoldo: Faculdades EST, 2017. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/bitstream/BR-SlFE/835/1/ 10_TESES_Rel_Edu_Ebook.pdf. Acesso em: 1 set. 2020. p. 9-18. PORTAL NACIONAL DE ENSINO RELIGIOSO. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://fonaper.com.br/institucional/. Acesso em: 28 abr. 2020. PORTAL SEDU DIGITAL. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://sedudigital.edu. es.gov.br. Acesso em: 26 nov. 2020. PURIFICAÇÃO, Marcelo M. O Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Goiás. Revista Reflexus, Vitória, v. 7, n. 10, p. 55-78, 2013. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/reflexus/article/view/201. Acesso em: 03 de mar. 2021. RODRIGUES, Edile M. F. Conhecimento religioso: possibilidades de aprendizagem a partir da BNCC. In: SILVEIRA, Emerson S. da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 114-133. RUEDELL, Pedro. Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich: perspectivas pedagógicas abertas frente aos dispositivos legais vigentes. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/ handle/UNISINOS/2060. Acesso em: 06 mai. 2020. SANTOS, Ana M. Ensino Religioso: uma abordagem das versões da Base Nacional Comum Curricular. Dissertação (Mestrado Ciências das Religiões) - Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2018. SANTOS, Gislene A. Ética e educação. Programa Ética e Cidadania - Construindo valores na escola e na sociedade. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ Etica/6_santos.pdf. Acesso em: 07 jan. 2021. SCUSSEL, Marcos A. O desenvolvimento de competências no Ensino Religioso e a formação para a cidadania. In: BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remí; REBLIN, Iuri A.; STRECK, Gisela I. W. (Orgs.). Ensino Religioso e Docência e(m) Formação. São Leopoldo: Sinodal, 2013. p. 35-49. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO (SEDU). Currículo do Espírito Santo – área de conhecimento: Ensino Religioso. Vitória: [s.n.], 2018. [pdf]. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Curriculo_ES_Ensino_Religioso.pdf. Acesso em: 10 set. 2020. SEDU. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: www.sedu.es.gov.br. Acesso em: 21 nov. 2020. SEDU. Mapa Estratégico 2019-2022. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/planejamento-estrategico. Acesso em: 12 mai. 2021. SEGES. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: https://segesescola.caedufjf.net/ seges/login.faces. Acesso em: 10 mai. 2021. SILVA, Eliane M. Religião, Diversidade e Valores Culturais: conceitos teóricos e a educação para a Cidadania. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 1-14, 2004. Disponível em: https://www.pucsp. br/rever/rv2_2004/p_silva.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020. SILVA, Isaac P. Ensino religioso em sala de aula: contribuições à formação do aluno e à aprendizagem de valores. Revista Unitas, Vitória, v. 2, p. 166-174, 2014. Disponível em: http://revista.fuv.edu.br/index.php/unitas/article/view/225. Acesso em: 20 abr. 2020 SILVA, Lenildes R. Unesco: Os quatro pilares da “educação pós-moderna”. Revista Inter.Ação, Goiás, v. 33, n. 2, p. 359–378, 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/5272. Acesso em: 02 mar. 2021. SILVA, Maria Eliane A. da; SOARES, Afonso M. L. Formação docente e o Ensino Religioso: resultado preliminar de levantamento sobre teses e dissertações no Brasil. Revista Pistis Praxis, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 361-381, 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/article/view/13154. Acesso em: 10 mai. 2021. SILVEIRA, Emerson S. da; SILVEIRA, Dayana D. Ciência(s) da Religião: um quadro de referências para o Ensino Religioso. In: SILVEIRA, Emerson S. da; JUNQUEIRA, Sérgio (Orgs.). O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 39-73. SOARES, Afonso M. L. Ciência da Religião, Ensino Religioso e Formação Docente. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 9, n. 14, p. 1-18, 2009. Disponível em: https://www.pucsp. br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020. TEIXEIRA, Faustino. Ciências da Religião e “ensino do religioso”. In: SENA, Luzia (Org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 63-77. TOSTES, Patrícia da S. G. Diversidade Religiosa: uma breve análise das influências sociológicas e psicológicas na sociedade. Revista Reflexus, Vitória, v. 14, n. 2, p. 789-809, 2020. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/reflexus/article/ view/2265. Acesso em: 18 mai. 2021. ULRICH, Claudete B.; GONÇALVES, José M. O estranho caso do ensino religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Revista Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 14-27, 2018. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/ estudos_teologicos/article/view/3284. Acesso em: 20 mar. 2021. USP. Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. [Site institucional]. [s.d.]. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Preven%C3%A7%C3%A3o-contra-a-Discrimina%C3%A7%C3%A3o-e-Prote%C3%A7%C3%A3o-das-Minorias/declaracao-sobre-a-eliminacao-de-todas-as-formas-de-intolerancia-e-discriminacao-fundadas-na-religiao-ou-nas-conviccoes.html. Acesso em: 07 mai. 2021. VÁZQUEZ, Adolfo S. Ética. Barcelona: Editorial Crítica, 1984. Disponível em: http://noosfero.ucsal.br/articles/0010/6060/sanchez-vazquez-adolfo-etica-1-143.pdf. Acesso em: 09 jan. 2021. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O ENSINO RELIGIOSO: APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR COM O APORTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAISpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Valéria Gon Zortéa.pdfTCC - Valéria Gon Zortéa3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.