Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/433
Tipo: Dissertação
Título: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O ENSINO RELIGIOSO: APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR COM O APORTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS
Autor(es): Zortéa, Valéria Gon
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Segundo membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar aos/as professores/as de Ensino Religioso da rede pública estadual do Espírito Santo, as possibilidades de uso de Objetos Digitais de Aprendizagem, para aprimorar suas práticas pedagógicas, além de incentivar a formação docente para o desenvolvimento das competências socioemocionais no contexto educacional. O estudo está envolto numa temática pertinente e atual, evidenciando a importância da dimensão emocional inter-relacionada aos aspectos cognitivos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, a pesquisa buscou averiguar a problematização sobre o fomento de novas práticas pedagógicas nas aulas de Ensino Religioso, com uso das tecnologias digitais e considerando o desenvolvimento das competências socioemocionais no âmbito escolar. As discussões empreendidas levaram em conta os desafios da educação contemporânea que abrange a relevância de estratégias de ensino mais inovadoras para a formação integral dos/as estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que possibilitou o percurso teórico apoiado em Junqueira, Passos, Silveira, Brandenburg, Freire, Sena, Moran, entre outros. A pesquisa documental foi pautada em legislações vigentes e em publicações específicas a respeito do tema. Destacou-se os quatro pilares da educação para o século XXI, que corroboram para o desenvolvimento das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, e os principais fundamentos pedagógicos do Currículo Escolar de Ensino Religioso do estado Espírito Santo. Assim, no decorrer dos capítulos, buscou-se convergir para o exercício reflexivo acerca do Ensino Religioso Escolar, com vistas a oportunizar uma educação que considere o ser humano em sua integralidade e fomente o respeito à diversidade cultural e religiosa presente na sociedade. Mediante tal estudo, foi possível delinear um caminho que orienta para a escolha de recursos digitais e metodologias adequadas, que possibilitam uma dinâmica de atuação dos/as professores/as de Ensino Religioso, visando formar estudantes protagonistas na construção do conhecimento.
Resumo Alternativo: This work aims to present Religious Education teachers from Espírito Santo public schools, the possibilities of using Digital Learning Objects to improve their pedagogical practices, in addition to encouraging teacher training for the development of socio-emotional skills in the educational context. The study is involved in a pertinent and current theme, highlighting the importance of the emotional dimension interrelated to cognitive aspects in the teaching-learning process. For this, the research sought to investigate the problematization of the promotion of new pedagogical practices in Religious Education classes, using digital technologies and considering the development of socio-emotional skills in the school environment. The discussions undertaken took into account the challenges of contemporary education, which encompasses the relevance of more innovative teaching strategies for the students' integral formation. The methodology used was the bibliographical research that enabled the theoretical path supported by Junqueira, Passos, Silveira, Brandenburg, Freire, Sena, Moran, among others. The documentary research was based on current legislation and specific publications on the subject. The four pillars of education for the 21st century were highlighted, which corroborate the development of the general competences of the Base Nacional Comum Curricular, and the main pedagogical foundations of the School Curriculum of Religious Education in the State of Espírito Santo. Thus, throughout the chapters, we sought to converge to a reflective exercise about School Religious Education, with a view to providing an education that considers the human being in his/her entirety and encourages respect for cultural and religious diversity present in society. Through this study, it was possible to delineate a path that guides the choice of digital resources and appropriate methodologies, which enable a dynamic of action for Religious Education teachers, aiming to form students who are protagonists in the construction of knowledge.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Competências socioemocionais
Tecnologias educacionais
Currículo escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/433
Data do documento: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Valéria Gon Zortéa.pdfTCC - Valéria Gon Zortéa3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.