Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/431
Tipo: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E RELIGIÃO: DO BERÇÁRIO À JUVENTUDE |
Autor(es): | Damasceno, Leila Miranda |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Osvaldo Luiz |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Osvaldo Luiz |
Segundo membro da banca: | Adriano Filho, José |
Terceiro membro da banca: | Kawaguti, Cristiane Naomi |
Resumo: | A Educação Física Escolar (EFE) atua para além da formação corporal, afetando integradamente o social e a dimensão do espírito humano. Geralmente, as religiões apoiam a prática da mesma. Sem embargo, alguns seguimentos religiosos mais controladores e austeros em relação à vida social dos seus adeptos, percebem a Educação Física como inadequada, por razões religiosas. A pesquisa segue em busca dos possíveis entrelaces entre Educação Física e religião desde a faixa etária do berçário até a juventude. A questão central da pesquisa é: qual o tipo de relação ideal entre religião e EFE que se esperaria no ambiente escolar? Considerando-se que a prática da EFE desde o primeiro ano de vida contribui para a saúde dos estudantes, a hipótese de trabalho é que as religiões podem auxiliar no processo, zelando pelo bem-estar físico e espiritual das pessoas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, buscando conectar a produção da Educação Física com as reflexões das Ciências das Religiões sobre as possíveis relações entre a EFE e religião. |
Resumo Alternativo: | The Physical Education School (PE) has action beyond in the formation of the body, affecting the social and the spiritual dimension. In general, religions support its practice. However, some religious followers who are more controlling and austere regarding the social life of their followers perceive Physical Education as inadequate, for religious reasons. The research follows in search of possible mutual relationship between Physical Education and religion from the nursery age group to the youth. The central question of the research is: what kind of ideal relationship between religion and PE one would expect in the school environment? Considering that the practice of PE since the first year of life contributes to the students' health, the working hypothesis is that religions can help in this process, caring for people's physical and spiritual well-being. The methodology used was a bibliographic review, seeking to connect the development of Physical Education with the reflections of the Science of Religions about the possible relations between PE and religion. |
Palavras-chave: | Educação Física Religião Corpo Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/431 |
Data do documento: | 19-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Leila Miranda Damasceno.pdf | TCC - Leila Miranda Damasceno | 2,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.